quarta-feira, 6 de julho de 2011

Didima e Almir Coêlho apoiam a jornada cultural vitoriense organizadora da festa de encerramento dos festejos juninos em Vitória do Mearim.


Na noite do ultimo sabado dia 01 de julho de 2011, foi realizada em vitoria do mearim, mais uma festa organizada pelo grupo da jornada cultural vitoriense.

Fizeram parte parte do referido evento a apresentação de inumeras brincadeiras, tais como quadrilhas, dança portuguesa, onde destacamos a apresentação do grupo de “Dança Portuguesa Encanto de Lisboa já com 13 anos de tradição, o referido grupo apresentou como tema neste são joao a coreografia “Portugal terra de magia”; foram as mais diversificadas apresentações, grupos de jovens realizando danças performances de Lady GaGa. 

E a excepcional apresentação do grupo de dança Tapuios do Mearim, esta noite de evento único teve seu auge na apresentação do grupo folclórico de dança indigena denominado “Tapuios do Mearim”. 
   
Apresentação desta atração merece um comentário a parte pois a não se pode denominar apenas de brincadeira “Dança tapuios do Mearim” sendo uma apresentação que mescla o folclore vitóriense a lendas e danças do folclore goiano e maranhense, ficando patente o respeito do grupo a história deste municipio por reverenciarem com seu trabalho a memória dos primeiros habitantes deste municipio que foram os povos indigenas que aqui residiram. O Profissionalismo demonstrado nos leva, guardadas as proporções, a uma comparação com a dança coreografada da dança do Bumba-meu-Boi do Estado do Amazonas.

Apresentação linda de se ver, chega em certos momentos a parecer uma peça teatral com seus inumeros atos, esbanjando criatividade e um trabalho herculeo, pra ter como pagamento apenas os aplausos do publico que lhes assiste. Isto sem falarmos nos custos financeiros, no trabalho esmero de confecção das lindas e perfeitas fantasias, deste trabalho profissional feito pelos jovens desta cidade. Imagino se recebesse mais apoio por parte da Secretaria de Cultura do Municipio como este grupo não iria representar bem a arte e a cultura popular de Vitoria do Mearim.

Parabenizo aqui ao Dr. Almir Coêlho (Sec. Adj. de Ciência e Tecnologia do governo do Maranhão) e a DIDIMA, enfim a familia Coêlho, por brindar esta cidade com esta noite inesquecivel, de espetaculos espontâneos e graciosos, neste encerramento dos festejos juninos em Vitoria do mearim.


Enfim não poderia deixar de parabenizar o idealizador da junção de três bois de matraca e de orquestra, em uma so apresentação, dando destaque dentre eles, ao Bumba-boi de Matraca do Jaguary, com seu batalhão pesado, formado por gente trabalhadora e humilde, mas valorosos na sua luta pela preservação de nossa cultura e na perpetuação de nossas raizes folclóricas.

Foi uma noite única que so acabou com o raia do sol, quem assim determinou foi o Boi de Matraca do Jaguary, pois ao mestre de cerimonia informar o final da apresentação, devido o adiantado da hora, o amo do boi imediatamente informou: “A festa acaba pra voces, nos vamos amanhecer o dia, ver o sol raia”, e assim o fizeram.

Linda festa, e a tradição dos bumba-bois é o que existe de mais tradicional nos festejos juninos maranhenses, formados em sua grande maioria por pessoas simples, agricultores, pescadores, gente humilde que mantém vivas as tradições e pagam suas promessas, dançando e brincando "pros santos" a que são devotos no periodo junino e não podemos esquecer de nossa senhora, em suas toadas a religiosidade é frequente, sem esquecer a saudação ao dono da casa onde o bumba-boi esta a dançar... “...Ei cumpade Armir Coeiii, dá licença pra eu cantar”.....”vim do Jaguary”..... e assim vimos, DIDIMA e Almir Coelho, sendo saudados pelo povo de sua terra, e sem esquecer, quentão, algodão doce, pipoca, peixe assado, minguau de milho, baio de dois a granel, so não comeu e brincou que não quiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário