quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Medo de Golpe faz Grécia demitir chefias militares

O governo grego demitiu as chefias das suas Forças Militares devido a receios de um golpe de estado.

Vários militares das Forças Armadas, na Força Aérea, da Marinha e da Defesa nacional foram afastados dos seus cargos pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Panos Beglitis.

O Daily Mail britânico aponta que os militares foram demitidos «sem qualquer razão aparente», após uma reunião de emergência do executivo grego.

A súbita alteração das chefias militares vem intensificar a chuva de críticas sobre o executivo grego liderado por George Papandreou. O principal partido de oposição do país, o conservador partido da Nova Democracia, afirmou ao Daily Telegraph que em «nenhuma circunstância serão aceites as mudanças», numa altura em que «o governo está a ruir».

Por outro lado, o SYRIZA, partido de esquerda grego, descreveu a demissão das chefias como uma medida do governo para «criar umas forças armadas altamente politizadas que possa controlar numa altura de crise política».

As mudanças nas chefias militares causou ainda maior surpresa quando já estava agendada, para 7 de Novembro, a revisão anual das estruturas de chefia militar.

Ainda não surgiram quaisquer reacções ou comunicados da parte do executivo helénico.

O Daily Mail recorda ainda que Panos Beglitis, o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, já havia afirmado, no mês passado, que tencionava substituir as chefias militares do país, que considerava ser «um Estado dentro do Estado».

(notícia actualizada às 23h22.)

Materia Copiada de: http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=32621

Nenhum comentário:

Postar um comentário