quinta-feira, 3 de novembro de 2011

UNILATERALISMO DOS EUA AFRONTA O MUNDO E AMEAÇA A ONU.


“Os palestinos conquistaram grande vitória diplomática com o reconhecimento da Palestina como membro pleno da ‘Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura’ (UNESCO).

Mas o fato não agradou os EUA, que reagiram com irritação, anunciando a suspensão do repasse de US$ 60 milhões à organização, que seria realizado em novembro.


A conduta arrogante do império, temperada por boa dose de cinismo, revela a forma enviesada e egoísta com que Washington avalia as ‘
Organizações das Nações Unidas’ (ONU) e o conceito muito singular que cultiva acerca do multilateralismo.

CRESCENTE ISOLAMENTO

A admissão da Palestina foi aprovada na segunda-feira (31) pela 'Conferência Geral da UNESCO' por 107 votos a favor, 52 abstenções e apenas 14 votos contra. Brasil, China, Índia, França, Espanha, Rússia, Venezuela e África do Sul, entre outros, apoiaram a justa demanda palestina.

O resultado, um forte pronunciamento das nações contra a opressão imposta aos palestinos pelos sionistas, é mais um sinal do crescente isolamento dos Estados Unidos e de Israel na comunidade das nações. Em resposta, a maior potência imperialista do mundo afronta abertamente a autoridade da ONU e recorre ao boicote financeiro com o declarado objetivo de sabotar a UNESCO.

AVERSÃO AO MULTILATERALISMO

Tudo isso mostra a aversão do império ao autêntico multilateralismo, que, em Washington, só é concebido, retoricamente, como acessório da política estadunidense, ou seja, só vale quando serve aos objetivos obscuros da Casa Branca, como ocorreu recentemente com a resolução do Conselho de Segurança da ONU que abriu caminho à intervenção da OTAN na Líbia. Nessas ocasiões, os EUA se servem cinicamente do manto da ONU para encobrir seus crimes e falam de cara limpa em nome da “ comunidade das nações”.

Quando a ONU se opõe aos planos do império, como ocorreu em relação à guerra contra o Iraque em 2003 ( justificada por falsos objetivos, como também ocorreu no caso líbio) é declarada “irrelevante” e desprezada. O gesto que se repete agora tem o mesmo caráter imperialista avesso ao autêntico multilateralismo ansiado e reclamado pela maioria das nações.

OFENSIVA SIONISTA

Estimulado pela arrogância estadunidense, Israel anunciou a intensificação da ocupação de territórios palestinos, com a construção de mais 2.000 residências em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia [ territórios palestinos invadidos por Israel], além de suspender a transferência de recursos à Autoridade Palestina. Resoluções da ONU não valem para Israel, ao menos enquanto o Estado racista continuar sob a proteção do guarda-chuva norte-americano para praticar impunemente atrocidades e oprimindo a nação palestina.

O império, por sua vez, não abriu mão do projeto de um “ novo Oriente Médio” esboçado por Bush , e segue com provocações baratas contra o Irã e a Síria, preparando o caminho para novas guerras. A paz no Oriente Médio, ansiada pelos povos da região e de todo o mundo, não parece possível antes da derrota do imperialismo e o estabelecimento de nova ordem internacional.”

FONTES: 
portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=167714&id_secao=9) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’]
http://democraciapolitica.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário