segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia 23 de Abril – São Jorge.

Conhecido como mártir cristão, padre e soldado romano, São Jorge é um dos santos mais venerados e é um dos Catorze santos auxiliadores.

Jorge teria nascido na República da Turquia, antiga Capadócia.

Mudou para Palestina, Lida, onde foi criada com sua mãe, depois da morte de seu pai em uma batalha.

Ele possuía uma propensão natural para o combate, então entrou para a carreira das armas ainda adolescente, após isso passou a ser capitão do exercito romano e logo depois Tribuno Militar.

Sua mãe faleceu e deixou todas as suas riquezas para ele, porem conhecendo a crueldade que havia contra os cristãos, São Jorge resolveu distribuir todo seu dinheiro aos pobres.

O imperador Diocleciano queria matar todos os cristãos e marcou uma reunião com o Senado para a confirmação desse acontecimento, São Jorge ficou espantando com a ideia do imperador e falou que todos deveriam se converter ao cristianismo, os integrantes do Senador ficaram surpresos por sua ousadia e sua fé em Jesus Cristo.

Um cônsul lhe perguntou da onde vinha tamanha coragem e ele respondeu:

- Vem da Verdade!

- O que é a verdade? – perguntou o cônsul.

- A verdade é meu Senhor Jesus Cristo a quem vos perseguis e eu sou o servo de meu Redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade.

O imperador não ficou satisfeito com essa surpresa, assim tentou fazer São Jorge mudar de ideia torturando-o, mas a cada martírio o santo renovava sua fé, com isso conseguiu que muitas pessoas o notasse e muitos se converteram por causa dele.

Diocleciano não conseguindo o que queria, mandou degolá-lo.

Seus restos mortais foram para Lida, onde foi sepultado e erguido um oratório para que a devoção do santo fosse espalhada, é considerado até hoje o seu principal templo.

Falando nisso…

Curiosidades:
 
* Você sabe porque São Jorge é considerado patrono do clube paulista Corinthians?

* Em 1926, quando o time adquiriu sua sede própria, ela ficava no extinto Parque São Jorge e o clube resolveu não mudar o nome do parque e adotar o santo como parte de sua história.

* Outra hipótese era de que São Jorge era padroeiro do Corinthians Footbal Club, equipe que inspirou o nome Corinthians então os fundadores resolveram adotar o mesmo padroeiro de sua fonte de inspiração. 

Entre os anos de 1954 e 1977, a nação corintiana viveu osmomentos mais duros de sua história, então no início dos anos 60, os diretores do clube resolverem erguer uma capela em homagem ao santo. 

O relacionamento entre a torcida e São Jorge, se fortaleceu quando Paulinho Nogueira, compositor, gravou uma música para o clube onde citava a má fase do time que há 20 anos não conquistava nenhum título e falava também de Seu Jorge: “…Oh, são 20 anos de espera. Mas meu São Jorge me dê forças, para poder um dia enfim, descontar meu sofrimento em quem riu de mim”.


Esta matéria foi publicada originalmente em:  

 SUGERIMOS A LEITURA DESTAS MATÉRIAS RELACIONADAS.

São Jorge – O santo guerreiro, salve. http://maranauta.blogspot.com.br/2012/10/sao-jorge-o-santo-guerreiro-salve.html 

21  de Janeiro: Dia de Nacional de Combate a Intolerância Religiosa. http://maranauta.blogspot.com.br/2013/01/21-de-janeiro-dia-contra-intolerancia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário