terça-feira, 10 de julho de 2012

15 de Julho - Dia do Homem. Pode acreditar, esta dia existe!

Mundo - Data ainda pouco conhecida Brasil, mas que já começa a ser explorado pelo comércio. No ano passado uma grande indústria de cosméticos se empenhou em uma campanha publicitária alusiva ao dia e dedicou o lançamento de um de seus produtos ao sexo masculino.

A criação do dia internacional do homem ocorreu no dia 19 de novembro de 1999 em Trinidad e Tobago e foi apoiado pelas Nações Unidas, recebendo amplo apoio dos homens de várias partes do mundo, tendo como objetivos: melhorar a saúde do sexo masculino, melhorar a relação promovendo a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos desempenhados pelos homens.

Há quem indique que a data também foi sugerida por Mihkail Gorbatchev ex-presidente da extinta União Soviética. Sua sugestão era que se comemorasse no primeiro sábado de novembro, mas cada país tem sua data.

leia também...

No Brasil não se sabe bem o porquê 15 de julho é o dia nacional do homem, mas desde julho de 1993 a Pensão Jundiaí (formada por um grupo de amigos que se reúne mensalmente na terceira terça-feira de cada mês para jantar) comemora o “Dia Internacional do Homem”. Julho o mês escolhido, pois foi quando o homem chegou à Lua.

Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil apresenta maior número de pessoas do sexo feminino. Os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. Isso se dá devido à falta de atitudes preventivas, de não procurar regularmente um médico para a realização de exames que podem detectar possíveis problemas de saúde, dentre eles casos de disfunção erétil, câncer de próstata e andropausa, que aumentam gradativamente e são alarmantes, além disso, são as maiores vitima da violência principalmente a juventudee estão quatro vezes mais expostos a situações violentas no trânsito, no envolvimento com drogas, bebidas ou em homicídios.

Em 2009 foram ratificados os objetivos como base para todas as observações Men's International Day ( Dia Internacional do Homem):

* Promover modelos masculinos positivos, não apenas estrelas de cinema e esportes, mas os homens de todos os dias, os homens de classe que tem uma vida decente e honesta.

* Para comemorar as contribuições positivas para a sociedade, comunidade, família, casamento, guarda de crianças, e para o ambiente.

* Para se concentrar sobre a saúde do homem e o bem-estar, social, emocional, físico e espiritual.

* Para destacar a discriminação contra os homens, nas áreas de serviços sociais, atitudes e expectativas sociais e de direito.

* Para melhorar as relações de gênero e promover a igualdade de gênero.

Feliz Dia do Homem

Fonte: Rondonotícias

Um comentário:

  1. O Dia do Homem tem várias razões político-sociais juntamente com as de saúde e comerciais. Um manifesto dos masculinistas aborda desde agressividade das condições de trabalho, questões de família, anticoncepcional masculino em pílula comercializado no exterior mas pendente de análise pelas autoridades brasileiras, as vantagens para melhor entrosamento e enriquecimento familiar em comemorar a data e questões históricas sofridas envolvendo os homens. Aí vai o link: http://masculinismoedireitosiguais.blogspot.com.br/2012/07/15-de-julho-dia-do-homem.html . Esse artigo tem autorização para ser integral e livremente reproduzido em qualquer mídia.

    ResponderExcluir