sexta-feira, 27 de julho de 2012

Eleições 2012. Oito estados pedem apoio das Forças Armadas nas eleições.


Ao lado de comandantes das Forças Armadas, presidente do TSE, Cármen Lúcia, e ministro da Defesa, Celso Amorim, selam acordo para segurança nas eleições (Foto: Cármen Lúcia ; Celso Amorim)
Foto: Cármen Lúcia do TSE, Celso Amorim e Comandantes Militares.

Governadores requisitaram reforços para segurança e suporte logístico. 

 TSE e Ministério da Defesa assinaram convênio para dias de votação.

Fabiano Costa - Do G1, em Brasília

A menos de três meses das eleições, oito estados solicitaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) auxílio das Forças Armadas na votação municipal. Quatro governadores querem o reforço das tropas na segurança do evento (Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro e Tocantins). Já os governantes de Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul e Roraima recorreram à Corte Eleitoral para assegurar suporte logístico, como apoio na distribuição das urnas eletrônicas.

As demandas dos estados por efetivos serão analisadas pelos ministros do TSE no retorno do recesso do Judiciário, em 1º de agosto. Segundo a assessoria do tribunal, antes de confirmar um eventual reforço militar, a Presidência da República e o Ministério da Defesa têm de autorizar a operação.
Nesta quarta-feira (25), a presidente do TSE, Cármen Lúcia, e o ministro da Defesa, Celso Amorim, assinaram um acordo para oficializar a atuação em conjunto entre a Corte e as Forças Armadas.
Na solenidade, a presidente do TSE observou que o apoio logístico do Exército, da Aeronáutica e da Marinha poderá ser disponibilizado para as regiões ou localidades nas quais sejam diagnosticados eventuais riscos à segurança pública ou deficiências de logística. O auxílio, informou a magistrada, poderá ser requisitado, inclusive, no dia da votação, em 7 de outubro.

Os comandantes do Exército, general Enzo Peri, da Aeronáutica, brigadeiro-do-ar Juniti Saito, o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, general De Nardi, e o almirante Fernando Eduardo Studart Wiemer, representante da Marinha no evento, deram respaldo à parceria.
"Queremos que o cidadão tenha a garantia de que ele terá o conforto, a segurança e a tranquilidade para exercer o que é um direito constitucional e um dever cívico com a sociedade e com a história", afirmou Cármen Lúcia.

Fonte:http://www.exercito.gov.br/web/imprensa/resenha

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário