quarta-feira, 25 de julho de 2012

UFMA. Comunidades de Terreiros (Religião de Matriz Africana) se fazem presentes na 64ª SBPC


Representação de um Terreiro de Mina
Durante a realização da 64ª Reunião Anual da SBPC na UFMA, com o tema: Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza. Focando a questão da inclusão social, e aqui abrimos um parênteses para a inclusão religiosa onde se abriu um espaço no Departamento de Ciências Humanas – CCH.

Neste espaço as comunidades de terreiros se fazem presentes na SBPC para divulgar ao público presente que a religião de matriz africana é professada no Maranhão.
Terreiro de Mina - Altar.
No Hall Principal do CCH, foi montado um altar de terreiro de mina. Trouxeram: Batais, Tambores de toque, Ogam (ferro) e os Gues (cabaças) todos instrumentos usados para invocarem os Voduns.
Terreiro de Mina. Gues (Cabaças).
Estão expostas também as vestimentas utilizadas nos rituais desta religião de matriz africana, com muitos praticantes no Maranhão, porém ainda marginalizada e perseguida, pelos praticantes da fé cristã.
Vodunses do Tambor de Mina
Vodunses do Tambor de Mina

Tobossi do Tambor de Mina
Vodunses do Tambor de Mina
Em destaque no altar representado no pátio do CCH, vê-se o Pote de Barro e um Alguidar, tendo estas duas peças toda uma simbologia.

Terreiro de Mina - Pote.
O Pote por ser um recipiente onde se acondiciona à água fonte de vida, tem no terreiro de mina o papel de representar o útero materno, a essência da vida e a  pureza da alma e do corpo. Todo “os trabalhos” no terreiro de mina começa e terminam com o uso da água acondicionada neste pote.
Terreiro de Mina - Alguidar
O Alguidar de barro, é usado nos banhos sagrados com amancí (Chá de Folhas). Esta vasilha é também utilizada para servir os alimentos usados nos rituais.

As informações acima foram repassadas pelo Miguel (98) 9618-5781, que é Sacerdote Afro-religioso do Tambor de Mina. Além de ser um dos coordenadores do FERMA (Fórum Estadual e Religiões de Matriz Africana) e compor ainda o Coletivo de Entidades Negras do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário