segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Comerciários de São Luís, comemoram seu dia nesta segunda feira.

As lojas da Rua Grande fecharão as portas na segunda-feira e os camelôs devem sair das ruas transversais para aproveitar os clientes que não lembrarem do feriado (HONÓRIO MOREIRA/OIMP/D.A PRESS)
Comércio fica fechado nesta Segunda feira


Lojas comerciais e supermercados fecham amanhã para que empregados possam celebrar data em que foi reduzida a jornada de trabalho de 12 horas para 8 horas diárias.

Sandra Viana -
Publicação: 21/10/2012 10:41


Comerciários da capital descansam amanhã, em comemoração ao seu dia.
Para lembrar a data, oficialmente celebrada no dia 30 de outubro, o Sindicato dos Comerciários promove a tradicional festa da categoria. 
O evento será na AABEM, na Forquilha, a partir das 10h e terá como atrações as bandas Saveiro Pancadão, Alta tensão, muito pagode e torneio de futebol.

O sindicato realiza ainda campanha e pede à categoria que leve ao evento um quilo de alimento não-perecível a ser doado a instituições beneficentes.

Com o feriado, as lojas da Rua Grande, os shoppings, supermercados e comércios das grandes avenidas estarão fechados. Será opcional a abertura da praça de alimentação e áreas de lazer dos shoppings. Estes estabelecimentos voltam a funcionar na terça-feira, 23. Bancos abrem normalmente no feriado.

O descanso – lembra a Câmara de Diretores Lojistas (CDL), é considerado repouso remunerado e está determinado na convenção coletiva de trabalho assinada entre empregadores e trabalhadores do comércio. Em toda a capital são cerca de 20 mil os trabalhadores do comércio, segundo o sindicato da categoria.

O Sesc também organizou programação voltada à data, que iniciou ontem, no Sesc Deodoro, com m almoço especial, apresentação de dança de rua e dança de salão, dinâmicas recreativas, cuidados com a saúde e fecha o dia com uma animada festa dançante no ritmo do arrocha. Hoje, dia 20, a programação será no Sesc Turismo com apresentação musical do grupo Sindicato do Samba, além de torneio de futsal, dinâmicas recreativas, limpeza de pele e massagem.

Às empresas que descumprirem o acordo trabalhista que decreta o feriado, serão submetidas ao pagamento de multa no valor de R$ 687 - equivalente ao piso da categoria. O pagamento será efetuado a cada profissional que comprove com cupons e notas fiscais, ter trabalhado no feriado. Para ser ressarcido, o trabalhador deve se dirigir ao Sindicato dos Comerciários e este vai acionar a Justiça do Trabalho para que haja o cumprimento dos direitos trabalhistas.

Saiba o que funciona e o que não funciona

Bancos - As agências funcionarão normalmente, das 9h às 15h.

Correios - O atendimento será normal em todas as agências.

Shoppings - As lojas fecham, com exceção das praças de alimentação e de lazer

Lojas de rua -
Todas as lojas são obrigadas a fechar.

Restaurantes e bares - Os estabelecimentos vão funcionar normalmente.

Feiras - As feiras livres também vão funcionam normalmente.

Supermercados - Todos os supermercado estarão fechados.


Fonte:http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2012/10/21/interna_urbano,124957/comerciarios-comemoram-seu-dia-nesta-segunda-saiba-o-que-funciona-ou-nao.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário