sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dilma assina decreto que regulamenta Lei de Cotas.

Reserva de vagas passa a valer já para o próximo vestibular.

Demétrio Weber.

BRASÍLIA A presidente Dilma Rousseff assinou ontem o decreto que regulamenta a Lei de Cotas em universidades e institutos federais. O decreto determina que a reserva de vagas para estudantes de escola pública, de baixa renda, pretos, pardos e índios comece a valer já no próximo vestibular, quando serão selecionados candidatos para o primeiro semestre de 2013, conforme anunciou na semana passada o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. 

O Ministério da Educação (MEC) informou que o decreto será publicado no Diário Oficial de segunda-feira, e o ministro deverá conceder entrevista coletiva no dia para falar sobre o tema.

Em seu primeiro ano de vigência, a lei prevê reserva de 12,5% das vagas, por curso e turno, para cotistas. Esse percentual deverá crescer ano a ano até atingir, daqui a quatro anos, 50% das vagas oferecidas nos processos seletivos das instituições federais de ensino mantidas pelo MEC.

O MEC havia informado no começo deste mês que a lei deveria ser aplicada imediatamente em universidades e institutos federais. Com a definição, editais de processos de seleção das universidades deveriam ser refeitos para abrigar as novas regras.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Carlos Edilson de Almeida Maneschy, informou que a entidade aguardaria a publicação do decreto para apresentar uma posição concreta.

Fonte:http://www.exercito.gov.br/web/imprensa/resenha

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário