quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Eleições 2012. Líder mostra redesenho da política brasileira com crescimento relevante do PT.

O líder da Bancada do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), detalhou ontem, em plenário, o redesenho político brasileiro que revela o crescimento vertiginoso do Partido dos Trabalhadores após o primeiro turno das eleições municipais de 2012. 

O petista citou como primeiro exemplo o estado do Ceará, onde o PT dobrou o número de prefeituras, passando de 15 para 30. Em seguida, falou da Bahia – estado estratégico da região Nordeste – onde o partido cresceu de 62 prefeituras para 92. “O PT elegeu 5.164 vereadores, portanto, 1.901 a mais do que em 2008. De 83 municípios com mais de 200 mil eleitores, em oito o PT já ganhou no primeiro turno e concorre em 22 no segundo turno”, destacou Jilmar Tatto.
 
O líder petista reforçou o dado de que a legenda obteve mais de 17,3 milhões de votos para prefeito, um aumento de 4% em relação a 2008. 

Ressaltou ainda que o PT, que ganhou 558 prefeituras em 2008, conquistou 625 em 2012. “Significa que mais de 17 milhões de eleitores saíram de casa para votar no 13, votar no PT. O partido vem tendo um crescimento constante, desde 2002”, afirmou.

São Paulo - Jilmar Tatto fez questão de explicar o desempenho relevante do partido na capital de São Paulo. No estado, o partido recebeu 2,17 milhões de votos para prefeito em todos os municípios – maior número absoluto entre os partidos, sem levar em conta a votação dos candidatos indeferidos ou sub judice. 

Na disputa pela capital do estado, o líder citou o desempenho vitorioso do ex-ministro da Educação Fernando Haddad, que foi para o segundo turno com 29,98% dos votos válidos.
“É a primeira vez que Haddad disputa uma eleição, mas não é a primeira vez que participa da vida pública. Foi secretário-adjunto de Finanças do Governo da Marta; atuou na Secretaria de Planejamento do Guido Mantega em Brasília, tornando-se ministro da Educação do presidente Lula e, posteriormente, da presidenta Dilma”, disse. 

Tatto emendou que Haddad começou nas pesquisas de intenção de voto com 3% e terminou a eleição com quase 30%. “Tenho certeza de que vai ganhar a eleição na cidade de São Paulo”, completou, argumentando que o povo de São Paulo está ávido por mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário