sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Eleições 2012 - Pesquisas a granel para confundir e induzir o eleitorado.

Nas próximas eleições, a Justiça Eleitoral, com certeza, terá de adotar mecanismos capazes de evitar uma “praga” que vem prejudicando o processo eleitoral ao longo dos anos, como verdadeira erva danina: São os institutos de pesquisas, utilizados pelos candidatos da forma que melhor convém a cada um deles. Basta para isso o pagamento que o resultado sai a gosto do freguês.

Isso vem de longas datas. Em 1992, um fato curioso ocorreu em São Luís, com um certo Ipop (Instituto de Pesquisas e Opinião do Piauí), que teve uma desastrosa atuação em São Luís.

Numa pesquisa para aferir a quanto andavam os vereadores da cidade, apresentou resultado apontando o então presidente da Câmara Municipal de São Luís, Deco Soares, como o primeiro colocado na intenção de votos.

Apuradas nas urnas, Deco teve de se contentar com a primeira suplência de Chico Carvalho.

Mas a “praga” dos institutos está fazendo miséria pelo Maranhão afora nessa campanha. 

O cruzamento de resultados de institutos diferentes mostra que eles estão é mais para confundir e induzir o eleitorado. 

O blogue mostra aqui apenas dois resultados que dão uma exata dimensão do que já poderia ser considerado um crime eleitoral.

BARRA DO CORDA

Em Barra do Corda, a Escutec aponta o candidato a prefeito Eric Costa com 51% das intenções de votos, seguido pelo candidato do prefeito Nenzim, Carlito Santos, com 40%. Portanto, uma diferença de 10 pontos.

Já a Econométrica apresenta Carlito Santos com 49,1%, contra 47,6% do oponente Eric Costa.

BARREIRINHAS
Em Barreirinhas a barra é ainda mais pesada. Levantamento da Escutec aponta o atual prefeito, Albérico Filho com 51%, contra 38,7% do seu opositor, o ex-prefeito Leo Costa.

Enquanto isso, um certo Instituto Perfil inverte essa tendência, apontando Leo Costa na frente, com 51,1% contra 41,7% de Alberico Filho.
 
A Justiça Eleitoral tem que se mobilizar contra essa farra de institutos de pesquisas com resultados fabricados.

Fonte:http://www.djalmarodrigues.com.br/2012/10/04/pesquisas-a-granel-para-confundir-e-induzir-o-eleitorado/

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