terça-feira, 2 de outubro de 2012

Godofredo Viana - Arsenal de guerra seria usado no roubo de mais 350 kg de ouro no Maranhão.


Bando preso sob a acusação de assaltos a bancos no estado.
Uma operação deflagrada, na última sexta-feira (28), resultou na prisão de cinco pessoas envolvidas em assaltos no Maranhão.

A ação foi coordenada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), com o apoio da Delegacia Regional de Imperatriz, a Polícia Militar de Godofredo Viana e o Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O bando, segundo a Polícia, tem participação em diversos assaltos ocorridos no interior do Maranhão, principalmente, a agências bancárias e em arrombamentos a caixas eletrônicos na Região Tocantina.

Eles são suspeitos, ainda, de planejar um assalto à mineradora Aurizona, em Godofredo Viana, onde pretendiam subtrair 350 quilos de ouro condicionados na empresa.

O bando foi apresentado pelo secretário Aluísio Mendes, na tarde desta segunda-feira (1º), na sede da Secretaria de Segurança Pública.

Assaltantes
Foram presos: Ivo Sousa Silva, conhecido como “Ivo do Maranhão”, 43 anos, natural de Barra do Corda. Preso em Godofredo Viana, ele é apontado como líder do bando e de alta periculosidade.

Também é acusado de envolvimento em assaltos a agências bancárias do Maranhão, Pará e Tocantins.

José Diniz Andrade,  o “prego”, 41anos, natural de Imperatriz. Ele é proprietário de um caminhão e foi recrutado por Ivo Maranhão para realizar o transporte das armas, dos explosivos, bem como do dinheiro obtido com o roubo. Tem participação no assalto ao banco de Santa Helena (MA), em 2012.

Antônio Joel dos Santos Conceição, 22 anos, de São Mateus. Encarregado de armazenar e cuidar dos armamentos. Antônio Carlos Sousa Benta, conhecido como “Nego”, 39 anos, natural de Canarana (BA). Foi recrutado por Ivo Maranhão, sendo integrante do PCC, com antecedentes de roubo e porte de arma na cidade de São Paulo.

Gustavo Alves Feitosa, o “Gugu”, 29 anos, de Imperatriz. Também integrante do PCC, com vários antecedentes de roubo, porte de arma e receptação, nas cidades de São Paulo, Bauru, Osasco e Guarulhos.

Ivo Maranhão tem mandados de prisão expedidos pelas comarcas de Parnarama, no Maranhão; Augustinopólis, no Tocantins; e Curimatá, no Piauí, todos por assalto a agências bancárias. Além disso, cumpriu pena no estado do Ceará por assalto a carro forte e no Pará por roubo a um carregamento de ouro na Serra do Carajás. Ivo tinha sido preso em janeiro deste ano na cidade de Imperatriz, quando estava articulando assalto em agências bancárias naquela região.

Ele tem participação direta em assaltos a bancos com utilização de bananas de dinamite em várias cidades (como Cidelândia, São Pedro da Água Branca, Davinópolis, Senador La Rocque, Ribamar Fiquene e duas vezes em Amarante) e com uso de maçaricos (Porto Franco e Governador Edison Lobão).

De acordo com a polícia, tem ligações fortes fora do Nordeste, inclusive com o PCC em São Paulo. Ivo Maranhão também mantinha com seu grupo um plano extremamente meticuloso, com mapa detalhado contendo as coordenadas da mineradora que pretendiam assaltar. Após a ação delituosa, evitada pela investigação da Polícia Civil em conjunto com a Militar, o bando iria fugir por meio de uma lancha de Godofredo Viana até Turiaçu.

Ivo Sousa Silva, segundo apurou a polícia, foi beneficiado com informações repassadas pelo seu irmão Otoniel Silva Sousa, funcionário terceirizado da mineradora Aurizona pela empresa Terra Firme, com quem obteve todos os dados da empresa. Otoniel também foi detido pela Polícia com um computador contendo troca de mensagens com Ivo Maranhão sobre a ação criminosa. Ele ficou em Godofredo Viana para ser ouvido pela Polícia Civil.

Armas e munição apreendidas com o bando de assaltantes.

Material apreendido
Com o bando, foi apreendido farta quantidade de armamentos. Em poder de Ivo Maranhão, foi encontrado um rifle calibre 22, apreendido no momento da abordagem; uma agenda contendo anotações com informações sobre a mineradora, um mapa e o endereço de uma chácara no povoado Lagoa Verde, em Imperatriz.

Na chácara, onde foi preso o restante do grupo, foram apreendidos: 
34 quilos de explosivo nitropento; 
50 espoletas para detonação; 
1 rolo de cordel explosivo detonante; 
1 rolo de pavio de pólvora; 
3 fuzis; 
1 metralhadora 9 milímetros; 
2 escopetas calibre 12; 
1 rifle puma calibre 38; 
2 pistolas calibre 40; 
1 pistola 9 mm; 
1 pistola 380; 
1rifle calibre 22; e diversas munições; 
1 bloqueador de sinal de celular; 
1 rádio que escaneava a frequência da polícia; 
uma lancha e uma motocicleta.

Todos foram autuados pelos criminais de formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, porte ilegal de explosivos e receptação de veículo.

Fonte:http://www.gazetadailha.com.br/2012/10/01/arsenal-de-guerra-seria-usado-no-roubo-de-mais-350-kg-de-ouro-no-ma/

Nenhum comentário:

Postar um comentário