segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Morre aos 95 anos o historiador Eric Hobsbawm.

Intelectual é considerado um dos maiores historiadores do século XX. Ele escreveu ‘A era das revoluções’, ‘A era do capital’ e outras obras.

Historiador Eric Hobsbawm foto na primeira edição da Flip, em 2003.
O historiador britânico Eric Hobsbawm morreu nesta segunda-feira (1) aos 95 anos em um hospital de Londres, informou sua família. Ele sofria de pneumonia.

O intelectual marxista é considerado um dos maiores historiadores do século XX e escreveu “A era das revoluções”, “A era do capital”, “A era dos impérios”, “Era dos extremos”, “Sobre história social do jazz”, entre outras obras.

Hobsbawm nasceu de um família judia em Alexandria, Egito, em 1917. Ele cresceu em Viena, Áustria, e Berlim, Alemanha, e se mudou para Londres, Inglaterra. Ele em 1933, obtendo a cidadania inglesa. O historiador se filiou ao Partido Comunista da Inglaterra em 1936.

Ele estudou no King’s College de Londres e começou a dar aula na Universidade de Birkbeck em 1947, mais tarde tornando-se presidente da instituição.

Em 1962, ele publicou o primeiro de três volumes sobre o que chamou de “o longo século XIX”, cobrindo o período entre 1789, ano da Revolução Francesa, e 1914, começo da I Guerra Mundial. 

O volume seguinte, “Era dos extremos”, retratou a história até 1991, o fim da União Soviética.

De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, ele tem um livro em revisão a ser publicado em 2013.

Ele veio ao Brasil em 2003 participar da primeira edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), evento do qual foi estrela.

Fontes: G1  e    http://robertlobato.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário