terça-feira, 31 de julho de 2012

Sargento da PM mata tio de menor que matou seu filho.

Pituca no local onde foi morto.

Um sargento da PM assassinou na manhã desta terça-feira, 31, um homem identificado por Elias Veras da Silva, mais conhecido como  “Pituca”.
 
Casa do sargento no João Paulo onde "Pituca" foi assassinado.
O crime aconteceu na rua Alto de Caxias, no bairro do João Paulo, por volta das 10h da manhã, na residência do sargento.

Sargento Gabriel, o suposto autor do crime, é o pai do jovem Daniel Moreira Botelho, 21 anos, o “Negão”, assassinado ontem pelo menor identificado por “Cambel” na feira do João Paulo. 

“Pituca” era tio do acusado de assassinar “Negão”.

Cadaver de Pituca sendo removido

De acordo com informações, o sargento estava na sala de sua sua casa assistindo a TV quando “Pituca” chegou armado com uma faca para matá-lo.

Para se defender, o sargento teria disparado contra “Pituca”, que morreu na hora.

Na hora do crime vários fogos foram disparados na região numa suposta comemoração pela morte de “Pituca”, que era ex-penitenciário e jurado de morte por vários moradores.

Fonte: http://www.gazetadailha.com.br/2012/07/31/sargento-da-pm-mata-tio-de-menor-que-matou-seu-filho/

Caravana do 13 - Washington anuncia vinda de Lula a São Luís.

Washington conversa com Lula.

O candidato do PT a prefeito de São Luís, Washington Oliveira, garantiu hoje, em seu perfil no fracebook, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença na capital maranhense durante a campanha.

Washington está em São Paulo, para gravação de programas ao lado de Lula e articulação de campanha com os candidatos petistas em todas as capitais.

- Ótimo encontro que eu tive com o presidente Lula. Ele confirmou sua vinda ao Maranhão e também a participação em nosso programa - afirmou o candidato, via facebook.



A gravação dos programas eleitorais dos candidatos a prefeito pelo PT em todo o país foi anunciada semana passada pelo próprio Lula.
Anúncio do candidato a prefeito em seu perfil no Facebook.

Mas a presença física do ex-presidentes nas campanhas – inclusive a de Fernando Hadad (PT), em São Paulo – vai depender dos futuros exames clínicos para o tratamento do câncer na laringe.

Mesmo assim, Washington Luiz garante que o petista estará na campanha de São Luís.

Fonte: http://www.marcoaureliodeca.com.br/

Greve - Presidenta Dilma suspende as negociações, e Sindicatos decretam 31 de julho Dia Nacional de Luta.

Presidente avisa às lideranças que propostas agendadas para hoje só devem ser feitas depois do dia 13. Grevistas prometem resistência.
 

ANA CAROLINA DINARDO - Correio Braziliense.

No primeiro dia de despachos após a viagem a Londres, para a abertura da Olimpíada 2012, a presidente Dilma Rousseff, mais uma vez, endureceu com os servidores públicos federais que estão em greve.

Ela mandou que os responsáveis por receber as lideranças do movimento suspendessem todas as negociações até a segunda quinzena de agosto. 

O Palácio do Planalto tinha hoje como data-limite para apresentar uma resposta às reivindicações levadas ao Ministério do Planejamento durante os mais de 40 dias de paralisação. Em comunicado enviado aos sindicatos, prorrogou a divulgação de propostas para o período entre 13 e 17 de agosto.

No ofício do Planejamento, no entanto, não há qualquer justificativa para a decisão. 

Procurada pelo Correio, a assessoria de imprensa da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do órgão explicou que não haverá, por ora, reuniões para que as autoridades tenham condições de trabalhar, já que, ultimamente, toda a jornada de trabalho delas estava sendo tomada pelas negociações. A determinação da presidente causou indignação entre os grevistas.   

Os líderes sindicais anunciaram que vão reforçar as manifestações ao longo das próximas semanas. "Foi o próprio governo que estipulou essa data e, agora, está descumprindo com o prometido. 

Isso nos leva a pensar que o Palácio do Planalto acha interessante que a greve continue no serviço público ou está fazendo de conta que a paralisação não existe", reclamou o presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo.

A entidade, que representa 80% dos trabalhadores do Executivo, diz que o Dia Nacional de Lutas, marcado para hoje, com manifestações em todo o país, será intensificado com a revolta dos servidores devido ao novo prazo marcado pelo governo. 

A prorrogação aumentou o ceticismo entre os servidores. O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), Pedro Delarue, não espera grandes novidades no dia 13, e tacha o adiamento estipulado pela Presidência de previsível. "Nós já havíamos adiantado isso: o governo tem apresentado essa forma pouco honesta de negociar desde o ano passado", afirmou.

Para Delarue, a proposta não sairá em duas semanas, e o prazo será protelado novamente até o fim do mês. Ele acredita que, em 31 de agosto, o governo não vai acatar nenhuma das reivindicações da categoria ou, no máximo, vai aceitar a reposição da inflação de 2012 em 2013. Caso o Executivo opte por essa alternativa, diz Delarue, a paralisação será mantida, mesmo após o fim do prazo para encaixe no orçamento. "Nossa greve não tem data para acabar. O governo que mude a lei", protestou.

Plafletagem.Servidores públicos federais de 13 órgãos, em greve há 43 dias, fizeram na tarde de ontem uma panfletagem na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, em prol da campanha salarial de 2012. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), o objetivo do ato foi conscientizar a população em relação aos motivos que levaram as categorias a interromper as atividades. E as lideranças prometeram que devem permanecer de braços cruzados até 31 de agosto, prazo-limite para o Ministério do Planejamento fechar o orçamento para 2013.

Se até lá o Executivo não apresentar nenhuma proposta aos trabalhadores, os sindicatos terão que decidir se retornam ou não ao trabalho. "Após essa data, não terá mais nada a fazer para 2013. 

Cabe aos sindicatos decidirem se vamos voltar ao trabalho ou continuar em greve e iniciar a campanha salarial para (o orçamento de) 2014", ironizou o diretor da Condsef Carlos Henrique Ferreira.

Porém os sindicalistas se mostraram otimistas e afirmaram que a distribuição do material informativo garantiu a transparência do serviço público diante da sociedade. "O evento de hoje (ontem) foi importante para que possamos esclarecer as dúvidas das pessoas em relação ao movimento e explicar que a culpa de estarmos protestando é do governo", ressaltou Ferreira.

Ato de repúdio. 
Em Brasília, os servidores devem se reunir às 9h de hoje, na Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral. 

De acordo com a Condsef, não há um roteiro definido, mas os manifestantes devem manter a caminhada usual, até o bloco C, que abriga o Ministério do Planejamento. 

A caminhada deve prejudicar o trânsito no local. A última marcha organizada pelos servidores públicos federais, em 17 de julho, chegou a reunir cerca de 10 mil manifestantes. O trânsito nas seis faixas do Eixo Monumental teve de ser interrompido.

Fonte:http://www.exercito.gov.br/web/imprensa/resenha

Maranhão - Denunciados hackers que furtaram contas bancarias em Presidente Dutra.

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) denunciou nove pessoas pela prática de crimes de furtos eletrônicos, através de depósitos, transferências e saques fraudulentos de contas de terceiros, no município de Presidente Dutra/MA.

Dois hackers responsáveis por invadir computadores e instalar programas para a captura de senhas e dados de contas bancárias de terceiros agiram primeiramente associados a quatro menores.

O grupo atraiu sete pessoas que, em troca de dinheiro, emprestaram as suas contas bancárias para a realização das transferências ilícitas.

Na denúncia, o MPF/MA pede a condenação dos nove acusados pelo crime de furto, previsto no art. 155 do Código Penal.

Pede ainda que três deles sejam enquadrados no crime de formação de quadrilha, delito previsto no art. 288 do mesmo código.

O procurador da República Juraci Guimarães Júnior, autor da denúncia, faz um alerta aos pais e aos próprios adolescentes: “esse tipo de crime vem aumentando com a participação de adolescentes que acham que não vão ser descobertos, mas que terminam iniciando a fase adulta respondendo a ações penais que dificultam futuros empregos e concursos públicos,” alertou.

INFORMAÇÕES MPF-MA, COM EDIÇÃO

Fonte:http://www.gazetadailha.com.br/2012/07/30/hackers-que-invadiram-contas-bancarias-em-presidente-dutra-sao-denunciados

Greve - Servidores federais protestam com bloqueio de trânsito em Porto Alegre. Manifestantes bloqueiam ponte do Guaíba, na Capital Gaucha.

Em greve, técnicos e professores pedem respostas do governo.

Manifestação sobre a Ponte do Rio Guaiba em porto Alegre - RS.

Manifestação ocorre na ponte do Guaíba, com congestionamento.Protesto de professores e estudantes bloqueou a ponte nos dois sentidos.

Cerca de 300 servidores federais, acompanhados de alunos, começaram uma manifestação na BR-290, próximo das 7h45min, e neste momento bloqueiam a ponte sobre o Guaíba nos dois sentidos.

Servidores federais de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul realizam manifestação na manhã desta terça-feira (31) na ponte do Guaíba, na capital gaúcha. Técnico-administrativos da UFRGS, UFCSPA e IF-RS intensificam atividades nesta semana em protesto contra a decisão do governo federal de adiar respostas à categoria em greve, do dia 31 de julho para 13 de agosto.

"Obstruímos o trânsito para chamar atenção, já que a reunião que aconteceria hoje foi suspensa", afirmou ao G1 a coordenadora geral da Associação dos Servidores da UFRGS (Assufrgs), Bernadete Menezes. Ela não deu previsão para a liberação do trânsito.

Bloqueio da Ponte do Rio Guaiba - Porto Alegre - RS.
Segundo a coordenadora, cerca de 10 ônibus, além de vans, se deslocaram para a ponte do Guaíba para o protesto, com a participação de servidores do interior, como da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não estima o tamanho do congestionamento. O bloqueio ocorre nos dois sentidos do km 97 da BR-290.

O governo tem até o dia 31 de agosto para incorporar ou não à proposta do Orçamento da União 2013, alguma indicação de reajuste salarial para o funcionalismo no ano que vem. Os servidores querem reajuste salarial linear de 22%.

Fontes: 

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/07/servidores-federais-protestam-com-bloqueio-de-transito-em-porto-alegre

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/transito/noticia/2012/07/manifestantes-bloqueiam-ponte-do-guaiba-na-capital-3838

Chegam ao Brasil os dois primeiros helicópteros SH-60B (MH-16) Seahawk da Marinha.

Publicado em 30/07/2012 por Fernando Valduga.
Nesse domingo, dia 29 de julho, chegaram ao Brasil os dois primeiros helicópteros Sikorsky S-60B Seahawk da Marinha Brasileira, designados MH-16 em serviço no Brasil. 

O primeiro S-60B da Marinha do Brasil no primeiro voo ainda nos EUA. (Foto: Sikorsky Aircraft)
 
























Os dois helicópteros vieram a bordo de uma aeronave C-17 Globemaster III da Força Aérea dos EUA (call sign RCH283), que pousou em Cabo Frio, Rio de Janeiro. 

Os helicópteros serão agora preparados e depois apresentados na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.
Helicoptero S-60B da Marinha do Brasil.  (Foto: Sikorsky Aircraft) 

















     

A previsão inicial era de receber todas seis aeronaves até a metade desse ano. Existe uma previsão de chegar mais duas aeronaves em setembro, mas nada confirmado. 

A primeira aeronave voou no dia 7 de setembro de 2011, e uma foto com um helicóptero já pintado nas cores da Marinha foi divulgada em novembro de 2011

Assim que tivermos mais informações estaremos divulgando aqui.


Fonte:www.cavok.com.br

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Desembargador é aposentado compulsoriamente por venda de decisões judiciais.


Agência Brasil
Publicação: 30/07/2012 20:32 Atualização:

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Edgard Antônio Lippmann Júnior foi aposentado compulsoriamente nesta segunda-feira (30/7) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por participação em esquema de venda de decisões judiciais. O desembargador, afastado de suas funções pelo CNJ desde 2009, vai receber salário proporcional ao tempo de serviço.

De acordo com o CNJ, o desembargador concedeu um liminar, em novembro de 2003, para possibilitar a reabertura e manutenção de uma casa de bingo da empresa Monte Carlo, em Curitiba, em troca de vantagens financeiras. Provas coletadas pelo conselho apontam que, no período em que foi relator da ação, Lippmann recebeu em suas contas depósitos semanais.

Segundo o processo, entre 2000 e 2004, os rendimentos do desembargador apresentaram um incremento de 10%. Já as movimentações financeiras realizadas por ele, em 2004, passaram de R$ 60 mil para mais de R$ 1 milhão. Durante o período, Lippmann também adquiriu diversos imóveis em nome de parentes.

Leia mais notícias de Política
A punição ao desembargador foi aprovada por unanimidade. Os conselheiros do CNJ acompanharam o voto do relator do processo, conselheiro Bruno Dantas. Além de aplicar a penalidade ao magistrado, o conselho decidiu ainda encaminhar os autos do processo administrativo disciplinar ao Ministério Público Federal e à Advocacia-Geral da União. Na área penal, o caso está tramitando no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2012/07/30/interna_politica,314342/desembargador-e-aposentado-compulsoriamente-por-venda-de-decisoes-judiciais.shtml

Maranhão. Mulher mata o marido a golpes de machado enquanto ele dormia.

Um crime ocorrido na noite do último sábado (28), revoltou a população do município de Rosário e região. O crime aconteceu no povoado Gameleira, e teve como vítima, José Gomes Silva, 47 anos. Ele foi assassinado barbaramente com vários golpes de machado na cabeça.

O crime foi praticado pela própria companheira da vítima, Elisângela Maria Barbosa Mendes, que está foragida. Segundo as primeiras informações de familiares da vítima que estiveram acompanhando a apresentação do corpo no IML, há uma semana, a mulher que não teve o nome ainda revelado, havia sido presa por ter tentado matá-lo a facadas.

Com pena e certamente apaixonado pela mulher, contratou um advogado, retirou a queixa contra ela, que foi liberada pelo delegado da cidade Rosário.

Após ser solta, a mulher voltou para casa junto com Zé Gomes, onde estavam vivendo como se nada tivesse acontecido.

Na noite de ontem, quando a vítima dormia tranqüilamente em sua cama, a mulher se armou co machado aproximou-se da vítima e aplicou vários golpes na cabeça de Zé Gomes, que, pela violência dos golpes, não conseguiu acordar antes de morrer.

A autora do crime, após executar o companheiro com requintes de crueldade, simplesmente desapareceu como se tivesse premeditado o brutal assassinato.

Fonte:http://www.gazetadailha.com.br/2012/07/30/mulher-mata-o-marido-a-golpes-de-machado-enquanto-ele-dormia/

Caravana do 13. Washington Luiz é recebido com festa no Anjo da Guarda e Vila Nova.

As comunidades Anjo Guarda e Vila Nova receberam com festa o   candidato a prefeito da coligação “Juntos por São Luís”, Washington Luiz e o candidato a vice-prefeito, Afonso Manuel, durante caminhada pelas principais ruas dos dois bairros na manhã deste domingo (29).

Caminhada do Anjo da Guarda até a Vila Nova.
O “Arrastão do 13” teve a presença dos secretários de Estado, Olga Simão (Cultura), Fábio Gondim (Administração), Carminha Cabral (Cerimonial); do deputado federal e secretário de Cidades, Pedro Fernandes; candidatos a vereador e lideranças partidárias da Coligação “Juntos por São Luís”, empolgando moradores e comerciantes da região.

A moradora Maria Monteiro falou da importância do candidato ir aos bairros. “É muito importante que Washington esteja nas ruas do nosso bairro que é tão carente e precisa urgente de melhorias. Tenho certeza que quando ele chegar na prefeitura de São Luís vai trazer segurança, saúde e habitação para todos nós”, ressaltou.

O açougueiro Vagner de Jesus Gomes também ressaltou que é importante a caminhada pelos bairros. “É assim que sentimos a presença do nosso candidato, andando pelas ruas e conhecendo nossas necessidades, como futuro prefeito de São Luís”, disse ele.

“Darei à área Itaqui-Bacanga a atenção devida que essa região merece pela importância que tem para o desenvolvimento de São Luís. Meu compromisso com essa área é de uma escola de tempo integral e vou lutar junto aos governos Estadual e Federal para melhorar o transporte dos moradores dessa área, com a construção de ciclovias e pontes ”, ratificou Washington aos moradores do Anjo da Guarda e Vila Nova.

O deputado Pedro Fernandes destacou que São Luís precisa de um prefeito que se interesse pelas necessidades do povo. “Nossa cidade precisa de um prefeito que goste do povo, respeite o professor e dialogue com os Governos Roseana e Dilma”, enfatizou.

João Paulo  

Ainda no domingo, Washington Luiz e Afonso Manuel estiveram no bairro João Paulo, onde participaram do lançamento da campanha para vereador da líder comunitária e militante do PT Mulher, Marta Salazar.

“Fui impulsionada a participar desta eleição pela comunidade do João Paulo, que almeja pela mudança em São Luís. Ao lado de Washington, sei que vamos vencer para podermos restaurar o João Paulo que está abandonado”, ressaltou a candidata.

Washington Luiz frisou que o João Paulo é um dos bairros mais antigos da cidade e precisa de um olhar da administração municipal. “Esse bairro é um dos mais tradicionais de São Luís e encontra-se em situação de abandono. Nossa proposta é de regionalizar a cidade, descentralizando a administração para que bairros como esse não caiam no abandono, mas possam ser assistidos com as devidas políticas e programas”, apontou.
Fonte:http://jersanaraujo.blogspot.com.br/2012/07/washington-luiz-e-recebido-com-festa-no.html

A fundação do Partido Pirata Brasileiro

Por maria utt - Do Terra.
 

Evento na capital pernambucana contou com a presença do idealizador do Partido Pirata no mundo, o sueco Rick Falkvinge.

Um ato realizado na noite de sábado no Recife formalizou a criação do Partido Pirata do Brasil. De acordo com o movimento, mais de 100 pessoas de 15 Estados do País estiveram presentes. Os militantes assinaram o programa, o estatuto e elegeram a primeira direção nacional da nova sigla, o PPBr, que já existia no papel desde 2007.

O movimento político surgiu a partir da rede Internacional de Partidos Piratas, uma organização ligada a ativistas da tecnologia, e tem como bandeira, por exemplo, a inclusão digital, o uso de softwares livres e a construção de políticas públicas colaborativas. A reunião na capital pernambucana contou com a presença do idealizador do Partido Pirata no mundo, o sueco Rick Falkvinge. Ele veio ao Brasil para ajudar na criação da legenda e também participou de eventos como o Fórum Internacional do Software Livre, em Porto Alegre, e a Campus Party, no Recife.

"Eu passei os últimos dias viajando pelo Brasil, ministrando palestras e conhecendo os ativistas e fiquei com uma impressão muito positiva do movimento e da cultura", afirmou o líder dos piratas em seu site. Ele deixa o País neste domingo. "Minha impressão de que o Brasil tem a habilidade e a capacidade para dar um golpe nas economias dominantes atuais", diz o europeu.

Segundo o PPBr, o movimento já possui todos os documentos necessários para informar legalmente a sua criação ao TSE. O próximo passo é iniciar a coleta de 500 mil assinaturas. A primeira direção nacional eleita do Partido Pirata tem como secretário geral, Alexssandro Albuquerque "Bauer".

O estatuto aprovado no sábado já está no ar e define que o partido é uma "associação voluntária de cidadãos que se propõem a lutar pela proteção dos direitos humanos, por liberdade de expressão, pelo direito civil à privacidade das informações em todos os suportes e meios de transmissão e armazenamento, pela liberdade de aquisição e de compartilhamento de conhecimento e tecnologias, incluindo transformações políticas e sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais destinadas a garantir a propagação da informação de forma livre e sem impedimentos, com o objetivo de colaborar na construção e desenvolvimento de um Estado Democrático de Direito mais transparente e justo".

Fonte:http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-fundacao-do-partido-pirata-brasileiro

Sexualidade. A história de Raí que não nos contaram

Depois de pendurar as chuteiras, ao contrário de outros famosos, o craque fez e faz muito pelo social. Mas foi lembrado agora só por causa de sua sexualidade. 

Raí e Zeca Camargo
Hipocrisia da mídia e das redes sociais: Raí tem um belo projeto social com crianças, chamado Gol de Letra (foto abaixo). 
Mas vira notícia por suposto caso com Zeca Camargo.

Elder Dias - @elderdias.
Raí com certeza está na galeria dos maiores jogadores da história recente do futebol brasileiro. Não foi um gênio da bola, nem perto do que foi  Pelé, Zico ou mesmo de seu contemporâneo Romário ou seu irmão mais velho, Sócrates — aliás o ex-craque do São Paulo foi salvo pela mãe de se chamar Xenofonte: o pai, Raimundo, fã dos gregos clássicos, já havia batizado outros dois filhos como Sófocles e Sóstenes. 

No futebol e nas relações pessoais, Raí Souza Vieira de Oliveira sempre primou pela elegância. Jogava o fino da bola nos gramados e era um gentleman fora deles. No fim da carreira, Raí resolveu "curtir a vida": com o amigo e também jogador Leonardo, idealizou e criou em 1998 a Fundação Gol de Letra, que assiste mais de 1,2 mil crianças em suas duas sedes — Vila Albertina, em São Paulo, e no bairro do Caju, no Rio de Janeiro.

A entidade filantrópica foi resultado de sua experiência na França, onde jogou de 1993 a 1998, tornando-se ídolo no Paris Saint-Germain. Lá, percebeu que sua filha estudava na mesma escola que a de sua empregada. Achou aquilo bem justo e bem oposto ao que ocorria e ocorre em sua terra natal. Hoje, a Gol de Letra é considerada uma instituição referência pela Unesco, o braço social da ONU para educação e cultura.

Em 2006, ele novamente saiu à frente de outros colegas famosos do esporte: nasceu a Atletas Pela Cidadania, uma organização sem fins lucrativos que reúne atletas e ex-atletas de diferentes épocas e várias modalidades para usar seu prestígio na mobilização por causas sociais importantes para o Brasil. A entidade apoiou a Lei do Aprendiz e investe seus esforços principalmente em oportunidades para a juventude. Monitorando a execução de políticas públicas, pressiona o governo para o cumprimento de ações concretas em prol do desenvolvimento do País. Preocupa-se com o apoio a pesquisas e debates de relevância para o futuro nacional.

Raí nunca se envolveu em escândalos e farras. Nem como atleta nem como ex-atleta. Foi pai aos 17 anos e avô aos 34 — sua neta, hoje, tem já 13 anos. Casou-se duas vezes, a última com a chef Daniela Dahoui, de quem se separou há dois anos. Tem, ao que parece, uma ótima relação com as ex-mulheres e a família em geral. 
 
Alguns meses atrás, soube-se de um suposto envolvimento entre o jornalista Zeca Camargo e o ex-jogador Raí. Boatos, nada mais do que boatos, como aquele que espalha que Jô Soares é gay, ou o que coloca a cantora Paula Fernandes em casos amoroso com políticos, ou, ainda, o que conta um pacto com o "coisa ruim" feito por Xuxa para chegar ao sucesso. É a vingança daqueles que não chegaram à fama e se incomodam, de alguma forma, com o fato.

No último fim de semana, os boatos sobre um caso entre Raí e Zeca se agravaram e chegaram ao ápice nas redes (de intrigas) sociais durante o "Fantástico", programa do qual o jornalista é apresentador.
 
Dizem que o global é gay. Dizem que ambos têm sido vistos juntos muitas vezes ultimamente. Não sei.

Projeto Social Gol de Letra
O que sei é que temos nós, raça humana, uma atração sedutoramente mórbida por aquilo que o outro (ou a outra) faz entre as quatro paredes. 

Engraçado: culpa-se a religião, especialmente a dos cristãos, por se ater ao pecado sexual.

Mas, nos dizendo "laicos" ou "agnósticos", não conseguimos deixar de querer saber o procedimento de outras pessoas  em questões íntimas. Estranho, não? Freud explica. Explica?

O que não se explica — ou, pelo contrário, talvez explique muita coisa — é não darmos pelo menos o mesmo peso às outras facetas da mesma pessoa. No futuro, o que se saberá mais de Raí? O que fez pelas milhares de crianças do Gol de Letra? Ou o que ele supostamente fez — ou não fez, já que ninguém que espalha boatos esteve realmente lá para contar — na cama com mulheres e homens?

O cara salva milhares de crianças de uma vida marginal, mas fica marcado por gostar de alguém do mesmo sexo. Somos mesmo uma raça ruim.

Fonte: http://www.jornalopcao.com.br/posts/ultimas-noticias/a-historia-de-rai-que-nao-nos-contaram#.UBUvk0c40Uv.facebook

Chávez chega ao Brasil para selar adesão ao Mercosul.

Presidente venezuelano aterrissa hoje em Brasília e participa amanhã de cerimônia.

LISANDRA PARAGUASSU , BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo.

 
30 jul 2012. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, chega hoje ao Brasil para formalizar a entrada da Venezuela no Mercosul, em uma cerimônia prevista para amanhã. 

O encontro com outros presidentes da região ocorrerá ainda sob o fantasma da suspensão do Paraguai, único país que ainda não tinha aprovado a adesão dos venezuelanos.

Apesar de todos os pareces jurídicos preparados às pressas para dar uma aparência legal ao processo, os governos do Brasil e da Argentina - e, em menor medida, do Uruguai - querem acelerar os trâmites para apresentar aos paraguaios, na sua volta ao grupo, uma manobra irreversível.

A cerimônia em Brasília será protocolar. Marca a assinatura dos papéis e dá solenidade à entrada do primeiro novo membro do bloco desde a sua fundação, há 21 anos. Para a integração real, no entanto, não bastam assinaturas e fotos. O processo de união aduaneira pode levar até quatro anos, prazo que o Brasil tenta reduzir ao máximo.

O governo de Dilma Rousseff, principal patrocinador do movimento que autorizou a entrada da Venezuela à revelia do Paraguai, quer que o país adote até dezembro a chamada Nomenclatura Comum do Mercosul, os códigos aduaneiros que identificam os produtos e suas unidades no comércio dentro do bloco. 

Esse é o primeiro passo para que o país possa entrar na Tarifa Externa Comum, a taxa de importação cobrada de países de fora do bloco, e também passe a ter o direito de vender seus produtos dentro do Mercosul sem tarifas. Na semana passada, uma missão de técnicos brasileiros foi a Caracas trabalhar com a equipe de Hugo Chávez os próximos passos da integração ainda na presidência pro tempore brasileira no Mercosul, que termina em dezembro.

A intenção é evitar que, ao voltar para o Mercosul depois das eleições de abril, o hoje suspenso Paraguai tenha margem para questionar a decisão dos demais membros.

O país era o único cujo Congresso não havia ratificado a adesão venezuelana, o que emperrava o processo iniciado em 2004. Se durante o governo esquerdista do presidente deposto Fernando Lugo a aprovação não aconteceu, há expectativa de que o novo governo, com tendência mais à direita, tente bloquear de vez a entrada da Venezuela.

Se Brasil e Argentina veem bons motivos econômicos para a entrada da Venezuela - com pouca produção própria além do petróleo, o país seria mais um mercado aberto para os produtos brasileiros e argentinos - Chávez encara a adesão como uma conquista política, mais do que econômica. Prestes a enfrentar sua terceira eleição, dessa vez contra uma oposição unida, a cerimônia de amanhã pode representar para seus eleitores uma mostra de apoio no resto da América do Sul.

Campanha. Nos últimos meses, Chávez copiou, com ajuda do governo brasileiro, diversos programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família, além de contratar o marqueteiro João Santana, que fez a segunda campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. Ele tem também o apoio explícito de Lula.

Em um vídeo que teria sido feito para a reunião do Foro de São Paulo, o grupo de partidos de esquerda da América Latina criado em 1990, que se reuniu em Caracas, Lula elogiou Chávez e disse torcer pela vitória do presidente venezuelano.

"Sob a liderança de Chávez, o povo venezuelano teve conquistas extraordinárias. As classes populares nunca foram tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade. Essas conquistas precisavam ser preservadas e consolidadas", disse Lula no vídeo, usado como peça de campanha. "Chávez, conte comigo, conte com o PT, conte com a solidariedade e apoio de todo militante de esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano. Tua vitória será a nossa vitória".

Fonte: http://www.exercito.gov.br/web/imprensa/resenha

O Estatuto da Segurança Privada

30 jul 2012. A combinação da inépcia policial com o aumento da violência converteu as atividades de segurança e vigilância privadas no Brasil numa das mais rentáveis do setor de serviços, movimentando R$ 32 bilhões por ano. Esse montante não inclui o segmento de segurança eletrônica, que fornece câmeras, alarmes e controles de acesso, tendo movimentado sozinho R$ 3,6 bilhões em 2011.

Tendo os bancos, shopping centers, lojas de departamento, empresas de transporte de valores e eventos esportivos como os principais clientes, a área de segurança privada cresceu tanto, na última década, que hoje há mais vigilantes privados do que agentes policiais em todo o País. 

Pelas estatísticas oficiais, as 2 mil empresas de vigilância cadastradas no Ministério da Justiça empregam 600 mil profissionais, enquanto a Polícia Federal (PF) e as polícias estaduais têm um contingente de 500 mil agentes. Para funcionar, as empresas precisam de um alvará concedido pela Polícia Federal, que é renovado anualmente. Os vigilantes não podem ter antecedentes criminais, são formados em cursos autorizados pela PF, precisam passar por uma reciclagem a cada dois anos e não detêm o porte das armas, que pertencem às empresas.

Todavia, como existem centenas de empresas de pequeno e de médio portes não cadastradas, que são mantidas de forma irregular por delegados de polícia e por oficiais da Polícia Militar, o número de pessoas armadas atuando informalmente como vigilantes privados, sem treinamento e controle, pode chegar a 2 milhões, segundo as estimativas dos técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Secretaria de Assuntos Legislativos, vinculadas ao Ministério da Justiça. "É um exército clandestino de pessoas armadas. Em alguns lugares, chega ao extremo de virar milícias", diz o presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes, José Boaventura Santos.

Como os jogos da Copa do Mundo e da Olimpíada vão exigir enorme aparato de segurança pública e privada, o governo passou a se preocupar com os problemas causados pela explosão do número de empresas clandestinas de vigilância e anunciará, nas próximas semanas, a minuta de uma nova legislação para o setor. A legislação vigente foi editada em 1983 e é considerada defasada pelo Ministério da Justiça. 

O projeto do Estatuto da Segurança Privada está sob responsabilidade do secretário de Assuntos Legislativos, Marivaldo Pereira, que já ouviu entidades empresariais, autoridades da área de segurança pública e especialistas em direito penal e já encaminhou as linhas gerais de sua proposta para o Ministério da Justiça e para a Casa Civil.

Pelas diretrizes já definidas, o governo pretende fixar parâmetros para as empresas de sistemas eletrônicos de segurança, que atuam como verdadeiras centrais de inteligência, detendo informações confidenciais de seus clientes, e não estão sujeitas a nenhum tipo de fiscalização. Existem 18 mil empresas atuando nesse segmento, segundo estimativas do Ministério da Justiça. Outra medida prevista é a responsabilização criminal de quem oferecer e explorar serviços de vigilância e segurança de forma clandestina - a legislação em vigor pune o vigilante, mas não o empregador.

Além de modernizar o currículo dos cursos para vigilantes privados autorizados pela Polícia Federal, o anteprojeto aumenta o capital mínimo para a constituição de empresas de segurança e vigilância, que hoje é de R$ 100 mil. "Atualmente, qualquer um pode montar uma empresa de segurança. Com a elevação de capital, haveria um fundo para ser usado em caso de necessidade, aumentando as garantias trabalhistas", afirma o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Vigilância, José Jacobson. A entidade apoia essa proposta, que favorece as grandes empresas do setor, e defende a criação de um Sistema Nacional de Segurança Privada, com a participação do poder público e de entidades empresariais.

A elaboração do Estatuto da Segurança Privada é uma iniciativa importante do governo. Mas, como envolve interesses conflitantes, seu alcance e sua consistência técnica só poderão ser efetivamente avaliados quando a Secretaria de Assuntos Legislativos divulgar o projeto na íntegra.

Fonte: http://www.exercito.gov.br/web/imprensa/resenha

domingo, 29 de julho de 2012

Primeira Igreja Batista de Crystal Springs negou a Casal negro norteamericano o direito a celebração de casamento por racismo.

WASHINGTON, 29 Jul 2012 (AFP) - Um casal do Mississippi, sudeste dos EUA, sofreu um duro golpe quando o pastor da igreja que frequentavam comunicou que o casamento não poderia ser celebrado no local por serem negros, informou o canal ABC.

O pastor Stan Weatherford afirmou à emissora que nunca havia sido celebrado um casamento de negros na Primeira Igreja Batista de Crystal Springs, no Mississippi, desde a inauguração do templo em 1883.

Ele afirmou que vários integrantes brancos da congregação foram contrários, de forma violenta, à celebração do casamento de Charles y Te'Andrea Wilson. Alguns o ameaçaram de demissão.

Weatherford, branco, ofereceu ao casal a possibilidade de celebrar o matrimônio em outra igreja, de maioria negra.

"Minha filha de nove anos vai à igreja conosco. Como você vai dizer a sua filha de nove anos 'não podemos casar aqui porque, advinha querida, nós somos negros'"?, disse Charles Wilson ao canal WAPT-TV, uma filial da ABC.

Ele explicou que o casal pretendia passar a integrar a igreja depois do matrimônio, programado para 20 de julho. Após o veto, transferiram a cerimônia para outra igreja e se casaram no dia 21 de julho.

Vários moradores ficaram chocados com a decisão do pastor.

"Esta igreja era a casa deles", disse Theresa Norwood, de 48 anos.

"O que Jesus teria feito? Teria casado eles, sem nenhuma dúvida, porque isto é o correto. Todos somos filhos de Deus", completou. 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2012/07/29/casal-negro-americano-tem-casamento-negado-por-racismo.htm

Para ombudsman da Folha, jornais erraram no caso Erenince Guerra.

Para ombudsman, jornais erraram no caso Erenice
Foto: Marisa Cauduro/Folhapress

Suzana Singer argumenta que não se deu o devido destaque ao arquivamento das acusações contra a ex-ministra da Casa Civil.

29 de Julho de 2012 às 07:58.
 
247 – Em 2010, as acusações contra a ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, ajudaram a levar a eleição presidencial para o segundo turno – o que dito pela própria Folha, em texto da semana passada, sobre o arquivamento das denúncias contra ela. No entanto, o jornal manteve o tom acusatório e não deu o devido destaque à decisão judicial. 

Leia, abaixo, a crítica deste domingo da ombudsman Suzana Singer à postura da Folha e de outros jornais:

Justiça seja feita

O arquivamento da investigação contra a ex-ministra Erenice Guerra não prova que ela foi vítima da imprensa, mas faltou clareza e destaque à notícia.

NA QUARTA-FEIRA passada, a Folha noticiou que a Justiça Federal em Brasília arquivou o inquérito contra a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. Alguns leitores e blogueiros aproveitaram a deixa para criticar o "denuncismo" da mídia.

O ex-presidente Lula já tinha declarado em junho, antes da decisão da Justiça, que Erenice foi "execrada, acusada de tudo quanto é coisa" e que a "imprensa, que a massacrou, não teve coragem sequer de pedir desculpas".

A "execração", na definição de Lula, aconteceu em plena campanha presidencial de 2010 e é apontada como um dos motivos que levaram ao segundo turno presidencial entre Serra e Dilma.

A "Veja" iniciou o escândalo com uma reportagem em que um empresário dizia que Israel Guerra, filho da ex-ministra, fazia lobby para viabilizar negócios com o governo – segundo a revista, a mãe garantia o sucesso da intermediação.

A denúncia tomou toda a imprensa e foi manchete da Folha por nove dias. Em 16 de setembro de 2010, o jornal trouxe o seu "furo": uma entrevista com Rubnei Quícoli, autodenominado "consultor de empresas", acusando Israel de cobrar uma taxa para conseguir liberar empréstimo do BNDES.

A ministra caiu no mesmo dia, mas a Folha foi bastante criticada, porque Quícoli não era exatamente um exemplo de probidade. Com duas condenações na Justiça, já tinha passado dez meses na cadeia. Segundo o "Globo", ele tinha tentado chantagear o governo, ameaçando fazer denúncias à imprensa.

Só que o fio do novelo já tinha sido puxado. Novas denúncias surgiram contra Israel Guerra, outros parentes e o marido da titular da Casa Civil, que teria buscado benefícios junto à Anatel para a empresa de telefonia que dirigia.

O inquérito, aberto em 2010 pela Polícia Federal, só teve desfecho agora, no último dia 20, com o pedido de arquivamento pelo Ministério Público Federal, que não encontrou provas que pudessem embasar uma denúncia criminal, o que foi acatado pela Justiça.

Isso significa que Erenice é mais uma vítima do "assassinato de reputações promovido pela imprensa"? Não é bem assim.

Mesmo que não tenha cometido um crime, a ex-ministra pode ter falhado eticamente ao permitir que se instalasse um balcão de vendas de influência na Casa Civil.

Em março do ano passado, a Controladoria-Geral da União apontou "irregularidades graves" em três dos nove fatos investigados durante a gestão de Erenice.

O erro da imprensa está na forma como a decisão da Justiça foi noticiada. A Folha pelo menos deu uma menção na "Primeira Página" – o que não aconteceu com o "Estado" nem o "Globo".

Só que a reportagem era bem confusa e, na quinta-feira, o jornal insistia no tom acusatório ao relatar que uma nova investigação terá como alvo uma suspeita de sonegação fiscal da empresa de Israel Guerra.

Para fazer o devido contrapeso às fortes denúncias do passado, era necessário divulgar, com destaque e clareza, a conclusão da Justiça de que não há provas contra a ex-braço direito de Dilma.

Às vésperas do julgamento do mensalão, é fundamental não alimentar os que veem uma desmedida sanha acusatória da mídia.

Fonte: http://brasil247.com/pt/247/midiatech/72222/Para-ombudsman-jornais-erraram-no-caso-Erenice.htm