sábado, 2 de março de 2013

Entrevista ao cientista social, mestre em Sociologia e blogueiro, Pedro Jorge Chaves Mourão. . Noticias de ontem.


Pedro Jorge Chaves Mourão é mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará [2012]. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (licenciatura) em 2009 e se pós-graduou pela Universidade Federal do Ceará em 2012. 
 
Mourão vem se dedicando ao estudo dos “habitus políticos”, cujo objeto foi tema de sua dissertação de mestrado.
 
Pedro Jorge Chaves Mourão mantém, desde 2009, um blog voltado à Ciências Sociais. Nossa entrevista tem por objetivo conhecer um pouco mais desse blog, o Ciência Social Ceará (CSC).
 


1. Café com Sociologia: Embora traçamos uma brevíssima descrição de sua trajetória acadêmica, nos diga quem é o acadêmico e blogueiro Pedro Jorge Chaves Mourão.

Pedro Jorge Chaves Mourão:
Os dois são o mesmo homem. O blog CSC é uma ferramenta de divulgação da ciência local e regional. O blogueiro é uma extensão do cientista.  Sou um cara simples, filho de funcionária pública. Desde pequeno sempre fui muito curioso, e comecei a perceber que a Ciência respondia muitas das minhas perguntas.

2. Café com Sociologia: Além de acadêmico, você é blogueiro. Para você, qual o papel do blogueiro hoje?
Pedro Jorge Chaves Mourão:
Os blogs nasceram de um desse processo de individualização que percorre as sociedades contemporâneas. Eles servem basicamente para compartilhar ideias. O blogueiro e o blog vão ser os vetores dessas
ideias.

3. Café com Sociologia: Como os blogs podem auxiliar no tocante ao ensino de Sociologia no Brasil?
Pedro Jorge Chaves Mourão:
Justamente por serem espaços informais de compartilhamento de informação.
Não há regras rígidas nos blogs, não há uma hierarquia forte como na escola. Nem horários rígidos.
No blog a linguagem pode ser a mais simples e direta possível, com vídeos, bate-papos, quadrinhos, músicas, etc. Ou seja, é o paraíso da metalinguagem e da educação informal que é a modalidade mais presente na sociedade. 

4. Café com Sociologia:  O que o levou a criar o blog Ciência Social Ceará?
Pedro Jorge Chaves Mourão:
“A necessidade é a mãe da invenção”. Eu crie esse blog porque queria muito que alguém tivesse feito ele. Eu precisava de um site com noticias, vídeos, entrevistas, dicas, artigos sobre as Ciências Sociais e os blogs e sites que existiam na época eram pouco atualizados.
 
5. Café com Sociologia:  Como foi a escolha do nome para o blog? Sempre foi “Ciência Social Ceará”? Por que esse nome?
Pedro Jorge Chaves Mourão:
Nome bem criativo não é?! (risos)
Sim, sempre foi. A área do conhecimento se chama Ciências Sociais e o blog é no singular, Ciência Social.
Coloquei esse nome no singular porque, pessoalmente, eu nunca consegui ver a antropologia, a ciência política e a sociologia como áreas tão diferentes assim. Essa segmentação das Ciências Sociais é mais uma estratégia metodológica para compreender a amplitude das realidades sociais do que de fato uma barreira entre essas ciências.
Um exemplo disso são os meus trabalhos e escritos. Neles eu mesclo as três ciências quase sempre, porque se eu não mesclar não vou conseguir dar conta de entender os fenômenos sociais. No mestrado eu pesquisei a política local, usando métodos clássicos da antropologia, e fiz uma análise sociológica. Se não tivesse feito isso não daria para compreender a política local na amplitude que queria.

6. Café com Sociologia: Como você define o blog e qual o foco ou objetivo do CSC?
Pedro Jorge Chaves Mourão:
O objetivo é fazer divulgação cientifica. Ciência não divulgada é ciência morta e não serve para muita coisa a não ser dar emprego para doutores. A divulgação cientifica é mais comum nas ciências exatas. Exemplos disso foram os trabalhos e grandes cientistas, Stephen Hawking com o livro “Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros”, Carl Sagan com o livro que virou série de TV “Cosmos”, os seus livros “Os Dragões do Éden”, “O Mundo Assombrado Pelos Demônios”. Qual trabalho famoso temos de divulgação cientifica nas Ciências Humanas ou Sociais? Não existe. Quando falamos em Ciências poucas pessoas conseguem associais isso a Sociologia, a Antropologia, a Ciência Política. Essa primazia da ciência como modelo exato é um engano criado em parte pelos cientistas das humanidades que negligenciaram a divulgação cientifica como uma parcela do seu trabalho. Essa negligência se dá em parte pelo fato de que a maioria das pessoas que fazem Ciência no Brasil são de uma aristocracia local que tem o privilégio de não se preocupar em dar uma resposta a sociedade do que está fazendo. Por outro lado as próprias agências de fomento a Ciência não buscam muito dar apoio a projetos de divulgação científica.
O seu blog provavelmente não tem apoio de ninguém exceto do seu bolso e de amigos mais próximos, o meu também não. Será que o CNPQ, a CAPES ou as agências de fomento local apoiariam nossos blogs? Duvido muito.  No Brasil, Ciência é feita por poucos para poucos e financiada por todos (com dinheiro público). O objetivo e o foco do blog são o extremo oposto dessa realidade que descrevi.
 
7. Café com Sociologia:  Normalmente o blogueiro tem uma idéia ou representação dos visitantes, qual o perfil que você imagina ter os visitantes do CSC?
Pedro Jorge Chaves Mourão:
Excelente pergunta. Mais sociológica impossível (risos).
Acredito que são estudantes na maior parte, jovens entre 15 e 30 anos. Que têm curiosidade de entender “as lógicas” da sociedade humana. Estudantes de ensino médio querendo saber um pouco mais sobre uma futura profissão de cientista social, estudantes de graduação e pós graduação querendo ver algo interessante e leve. 
 
8. Café com Sociologia:  Quase todos os interessados em Ciências Sociais que buscam blogs dessa área na internet conhecem o CSC. Como você vê a repercussão do blog? A que se daria tal repercussão?
Pedro Jorge Chaves Mourão:
Gentileza sua. Acho que a repercussão é fruto de três fatores: divulgação, atualização do blog e conteúdo interessante. Eu tento fazer os três, mas é difícil. Eu tenho uma vida pessoal e a manutenção do blog é feita praticamente só por mim. O que acaba dando ao blog faceta bem artesanal.

9. Café com Sociologia:  Qual o balanço que você faz do blog durante estes quatro anos de existência?  Fazendo uma analogia entre algumas fases de desenvolvimento humano, o blog estaria em qual delas? infância, adolescência, juventude, idade adulta ou melhor idade? Por que?
Pedro Jorge Chaves Mourão:
Não consigo enxergar dessa forma. Por mim ele deve permanecer com o mesmo espírito que o fundou. Ele nasceu sobre o signo da informalidade e da despretensão. É um projeto despretensioso, como uma garrafa contendo uma carta que foi jogada no mar.

10. Café com Sociologia:  Qual o principal desafio para manter um blog com esta temática hoje?
Pedro Jorge Chaves Mourão:
Tempo, e conteúdo de qualidade. Os leitores são vorazes e consomem informação como quem bebe água no deserto. Se não colocar postagens novas o blog vira relíquia de museu. Por isso às vezes eu coloco as chamadas “noticias frias”, aquelas que podem ser divulgadas hoje ou semana que vem que não fará diferença. Artigos científicos, ensaios, vídeos, livros, ensaios. Eu sempre busco deixar algumas postagens programadas para serem lançadas no blog.

11. Café com Sociologia: Ao longo desses 4 anos do CSC, certamente foram várias as experiências como blogueiro. Qual foi a mais significativa?
Pedro Jorge Chaves Mourão:
 Através do blog conheci vários colegas de diversos lugares, do Brasil principalmente. Pude trocar experiências valiosas com todos e também deixei um pouco do que aprendi com todos eles. Não posso eleger uma só. Todas elas deixaram marcas na minha trajetória pessoal e profissional.  

12. Café com Sociologia:  Para finalizar nossa entrevista, quais os próximos passos planejados para o CSC? E quais os seus planos acadêmicos?
Pedro Jorge Chaves Mourão:
Um poeta já disse uma fez:
“Nossos sonhos são os mesmos há muito tempo, mas não há mais muito tempo pra sonhar”.
Vou tentar fazer o que todo acadêmico no Brasil quer fazer: terminar o doutorado, prestar concurso para professor efetivo em alguma universidade pública, pesquisar, ensinar, e articular alguma ação na área de políticas públicas, a qual gosto muito.
No blog, eu gostaria de reformular o layout dele em breve e em um futuro não tão distante, quem sabe fazer um projeto para um programa de TV ou de internet, divertido, didático e informal aos moldes dos programas da TV Cultura.
Mas isso vai depender de muita coisa.  Obrigado pela entrevista, sucesso ao Café com Sociologia e aos seus integrantes.

13. Café com Sociologia: Nós que agradecemos pela entrevista e desejamos sucesso ao acadêmico e ao blogueiro Pedro Jorge Chaves Mourão.

O endereço do blog CSC é http://cienciasocialceara.blogspot.com.br/
 
 
Notícia publicada originalmente em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário