sábado, 13 de abril de 2013

CARTA “FECHADA” AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

Por Cristiano Bodart

Carta secreta ao Sr. Min. da Educação.
Prezado Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, 

Aqui entre nós...

Para que Sociologia e Filosofia nas escolas de Ensino Médio? Venho me perguntando à tempo. Pior que agora estão querendo que essas disciplinas tenham a mesma importância da Matemática e do Português. 
 
Que disparate! Veja só, querem que os filhos dos operários e dos camponeses saibam mais que dar o troco ao comprar algo na mercearia. Querem que eles entendam as relações de poder que envolvem a economia. Querem que eles entendam a sua condição social de existência e as ideologias contidas nos discursos. Isso é uma afronta ao histórico de meu país! Nunca foi assim, por que será agora, não é mesmo senhor Ministro?

Essa gente quer que tais disciplinas sejam ampliadas para duas aulas semanais. Que absurdo! Essas disciplinas devem permanecer com apenas uma aula por semana e está muito bom, pois assim os professorzinhos de humanas, metidos a justiceiros, não terão condições adequadas para ensinar os alunos (o “sem luz”, rsrsrs) das escolas públicas as balelas, tais como democracia, justiça social, igualdade e outras aberrações do gênero.

Prezado Sr. Mercadante, não dê ouvidos a tais professores. Eles nem entendem que a ideia é essa mesma: dar um pequeno espaço para as duas disciplinas de forma a ser tão pequeno que eles não consigam realizar seus intentos. Eles não conhecem o “país real” e ficam criando ilusões e esperanças na cabeça dessa gentinha de escola básica pública. Não lhes dê ouvidos, caso contrário o futuro da elite brasileira correrá perigo! Não quero perder minhas regalias.

Se essa gente começar a ensinar as bobagens da Sociologia e da Filosofia daqui a pouco os filhos esfomeados dos trabalhadores vão querer mais igualdade, irão exigir mais democracia, implorar pelo fim dos privilégios historicamente alcançados por nós, integrantes da elite. Irão defender igualdade de gênero e todas as besteiras que já conseguiram em maior parte da Europa. No Brasil não! Não aceitaremos isso. Me arrepio só de pensar em ver essa gentinha chegando ao poder ou o influenciando.

Embora o senhor venha das humanas, o senhor me entende, não é? Por isso que ainda estas disciplinas têm uma aula por semana, não é? Ministro não nos decepcione. No seu lugar eu acabaria com elas [as disciplinas de Filosofia e Sociologia] em dois tempos.

Que saudade da Ditadura... se não dá para retornar a essa “época de ouro”, vamos, pelo menos, iludindo-os com uma aula semanal. Combinado companheiro? Agora é um de nós, não é? Contamos com seu apoio para manter as coisas como estão.
 
Att; Sr. Irônico da Pátria que me pariu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário