segunda-feira, 15 de abril de 2013

Estudante universitário assassinado na Bahia. - Enterro foi marcado por emoção e revolta.

Duas pessoas suspeitas de matar o estudante foram presas pela polícia.

Dora Leal, reitora da Ufba, e Giovandro Ferreira estiveram no sepultamento
Da Redação

Familiares, amigos, colegas de faculdade e professores participaram do enterro do estudante Itamar Ferreira de Souza, 25 anos, encontrado morto no sábado (13) em uma fonte, no Largo do Campo Grande. O sepultamento foi realizado na manhã deste domingo (14) no Cemitério Campo Santo, na Federação.

Familiares cobraram rigor da polícia na investigação do caso. A professora Dora Leal, reitora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde Itamar cursava Produção Cultural, Giovandro Ferreira, diretor da Faculdade de Comunicação, e Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), estiveram presentes.

Apesar das investigações da polícia apontarem para latrocínio (roubo seguido de morte), para o GGB trata-se de um crime homofóbico. “Os culpados certamente escolheram um gay para assaltar pela sua vulnerabilidade. O gay precisa se esconder, andar por lugares complicados para fugir das perseguições da sociedade. De modo que se trata de um crime de homofobia”, afirmou Luiz Mott.

Duas pessoas suspeitas de matar o estudante foram presas pela polícia. Um adolescente de 17 anos e outro homem fazem parte de um grupo de quatro moradores de rua que atacou o jovem.
Segundo a polícia, Itamar estava com um outro rapaz, também morador de rua, no Largo do Campo Grande. Os dois tinham ido para a praça a fim de ter um momento íntimo, quando foram surpreendidos pelos quatro assaltantes. 

Os dois tiveram seus pertences roubados, foram agredidos e jogados na fonte. 


O corpo de Itamar foi encontrado na manhã deste sábado (13) no fundo de uma das fontes do Campo Grande. De acordo com o 18º Batalhão de Polícia Militar (Centro Histórico), ele foi encontrado em circunstâncias estranhas, com as calças abaixadas até o joelho.

Em nota, Giovandro Ferreira lamenta a morte do estudante: "Lamentamos, profundamente, o assassinato do nosso aluno Itamar Ferreira Souza, na madrugada desta última sexta-feira, encontrado com vários sinais de agressão pelo seu corpo, na Praça do Campo Grande. Em conversa com seus familiares, nos solidarizamos e nos colocamos à disposição neste momento de dor e perda (...)




Itamar foi atingido por um paralelepípedo na cabeça: golpe fatal

A Faculdade de Comunicação e a Administração Central da UFBA, em especial, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, estão acompanhando o desenrolar das informações sobre este assassinato e já exigem uma apuração rigorosa do fato seja ele por motivação sexual ou qualquer outra razão que levou à ruptura de vida do jovem e aluno da Faculdade Comunicação da UFBA, Itamar Ferreira Souza".

* Com informações do repórter Alexandre Lyrio

 Matéria lincada de: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/enterro-de-estudante-morto-no-campo-grande-e-marcado-por-emocao-e-revolta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário