sábado, 13 de abril de 2013

Morre, as 79 anos, o sociólogo francês Raymond Boudon.



http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/39/Raymond_Boudon.jpg/220px-Raymond_Boudon.jpg 
Morreu, em Paris, no dia 10 de Abril de 2013, um dos maiores sociólogos contemporâneo: Raymond Boudon.

Bourdon, nascido em 27 de janeiro de 1934, foi, sem dúvida, um dos nomes mais importante da sociologia do indivíduo. 

Teórico do individualismo metodológico na sociologia francesa e crítico de Bourdieu, foi um dos maiores nomes da sociologia da segunda metade do século XX, juntamente com Alain Touraine, Michel Crozier e Pierre Bourdieu.

Bourdon era professor emérito da Universidade de Paris-Sorbonne. Era ainda membro da Academia de Ciências Morais e Políticas da França e de várias outras Academias estrangeiras.

..................................

Por Paulo F. - Do jornal Expresso, de Portugal.

Morreu Raymond Boudon

Sociólogo francês e professor jubilado da Sorbonne faleceu ontem, em Paris. O autor de "O Lugar da Desordem" e "Y a-t-il encore une sociologie?" tinha 79 anos.
Maria Luiza RolimLusa.  - 15:30 Quinta, 11 de Abril de 2013.

Morreu ontem, em Paris, o sociólogo francês Raymond Boudon, que se impôs como um dos grandes nomes da sociologia do indivíduo. A notícia da sua morte foi hoje divulgada por um editor da imprensa universitária de França.
 
Nascido a 27 de janeiro de 1934 em Paris, o líder do individualismo metodológico na sociologia francesa foi um dos maiores nomes da sociologia da segunda metade do século XX, juntamente com Alain Touraine, Michel Crozier e Pierre Bourdieu.

Ex-aluno da Escola Normal Superior de Paris, foi professor emérito da Universidade de Paris-Sorbonne e membro da Academia de Ciências Morais e Políticas, da Academia Europeia e várias outras academias estrangeiras, incluindo da Academia Britânica, da Sociedade Real do Canadá e da Academia de Artes e Ciências dos EUA.

Raymond Boudon, autor de "O Lugar da Desordem" e "Y a-t-il encore une sociologie?", entre muitos outros títulos, era professor jubilado da Sorbonne e membro da Académie des Sciences Morales et Politiques.
As causas da sua morte não foram reveladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário