sábado, 18 de maio de 2013

Avião Bumerangue Ex-27 Desenvolvido com o apoio de profissionais das universidades Federal de Minas Gerais (UFMG) e Federal de Uberlândia (UFU) tem motor e hélice na traseira.

Bumerangue Ex-27 - foto via Estadão
FONTE / FOTO: Estadão (reportagem de René Moreira)

Protótipo mais rápido da categoria está em fase de testes e poderá chegar ao mercado por US$ 250 mi

vinheta-clipping-aereoUm avião diferente chamado ‘Bumerangue Ex-27′ sobrevoou Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, na segunda-feira, 13. 

Desenvolvido com o apoio de profissionais das universidades Federal de Minas Gerais (UFMG) e Federal de Uberlândia (UFU), a aeronave tem o motor e a hélice na parte traseira.

Em fase final de testes, o Bumerangue tem condições de voar por até quatro horas sem abastecimento, em um trajeto de cerca de dois mil quilômetros. 

Quando entrar em produção, deverá custar cerca de US$ 250 mil.

A aeronave começou a ser desenvolvida há seis anos pela Fábrica Brasileira de Aeronaves (Fabe), empresa sediada em Uberlândia. Para poder ser comercializado, o Bumerangue precisa completar 500 horas de voo.

Com capacidade para quatro passageiros, o protótipo recebeu o prêmio de primeiro lugar na categoria Aeronave Experimental ao ser lançado na Expo Aero Brasil. De acordo com o empresário Douglas Cunha, da Fabe, o avião é o mais rápido da categoria e também o de melhor custo benefício no País.

Equipado com paraquedas balístico, trem de pouso retrátil e piloto automático, o aparelho já está em fase final de ensaios em voo e a próxima etapa será um programa de apresentação em todo o território nacional. “A partir daí começa a captação das intenções de compra para o início da linha de produção”, explica o empresário.

FONTE / FOTO: Estadão (reportagem de René Moreira).

Colaborou: Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário