sexta-feira, 10 de maio de 2013

BIBLIOTECA é UM BEM SOCIAL E CULTURAL.

Por: SECMA
Pode-se se dizer que a bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima respira e transpira a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL). Rosinha – como é chamada carinhosamente – trabalha há 30 anos naquele espaço literário e cultural, tornando-se referência quanto o assunto é biblioteconomia.

Bibliotecária, especialista em Gestão de Bibliotecas e Centros de Informação Documentária pela UNB (Brasília), foi diretora geral da BPBL no período de 1993 a 2003, quando implantou o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) no Estado do Maranhão.

Rosinha reassumiu desde 2009 a direção da biblioteca e a coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão. Nesta entrevista ao Maranhão Agenda Cultural, ela descreve seu conhecimento, seu amor pelos livros, pela cultura... pela biblioteca pública.

Maranhão Agenda Cultural - Qual a importância da biblioteca para a população?

Rosa Maria Ferreira Lima - A BPBL é uma das Instituições culturais seculares (184 anos) mais importantes do Brasil, por tratar-se de um equipamento que preserva e difunde um patrimônio, que é o seu acervo valiosíssimo, não só pela quantidade, mas fundamentalmente pela qualidade da informação e dos serviços que ela disponibiliza à população.
Criada por iniciativa do Presidente da Província Cândido José de Araújo Viana, tendo como origem uma subscrição popular e voluntária, sua história registra um comprometimento com os anseios populares, tanto por democratizar o acesso ao conhecimento, como por ser a maior guardiã da memória cultural do nosso Estado.
Ponto de encontro de pesquisadores, jornalistas, bibliotecários, professores, escritores e intelectuais militantes que têm acesso aos livros e outros materiais de leitura, para desenvolver seus trabalhos, desempenha assim um papel de grande relevância no desenvolvimento da cultura do Maranhão. Se mergulharmos em seu passado, veremos que o seu significado torna-se ainda maior ao sabermos que nela foram proferidas as famosas Conferências da Universidade Popular do Maranhão e fundadas a Oficina dos Novos, a Sociedade Cívica das Datas Nacionais e a Academia Maranhense de Letras. Portanto, uma biblioteca é um bem cultural público, um espaço social indispensável para a formação de leitores críticos e a construção da democracia.

MAC - Quais as ações culturais e educativas que a BPBL desenvolve no decorrer do ano?

Rosa Lima - Com um acervo precioso, estimado em 150 mil obras, compreendendo livros para crianças, jovens e adultos, obras raras, jornais e revistas sobre as diversas áreas do conhecimento humano, registrados em variados tipos de suportes como CD’s, DVD’s, microfilmes, fotografias, etc.
A Biblioteca Pública, ao fechar sua sede para reforma, transferiu sua administração, acervo e serviços para um prédio na Rua do Egito, onde funcionou não em sua plenitude, mas atendeu 70% de sua demanda. Devido à falta de espaço, parte do seu acervo e móveis foram transferidos para outros locais, acomodados cuidadosamente para não haver danificação ou perda. Apesar de tudo, a BPBL, com sua equipe de servidores dedicados e comprometidos, deu continuidade ao tratamento técnico e científico do seu acervo e realizou todas as ações (programas e projetos) previstos em seu planejamento, a exemplo de Fóruns do Livro e Leitura, Encontros do PROLER, Seminários, Cursos, Oficinas, Palestras e Projetos de incentivo à leitura, como o Livro na Praça e Semana do Livro Infantil, dentre outros.

MAC - Dá para adiantar os próximos projetos?

Rosa Lima - Sua reabertura será marcada pela execução de três grandes e importantes projetos elaborados em 2012, dentro dos eixos do Plano Nacional do Livro, Leitura e Biblioteca - política pública dessa área, que o Governo vem realizando no Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura - SECMA:
a) Projeto Biblioteca Dinâmica - que consiste na criação e dinamização de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, com instalação, organização, distribuição de acervo de qualidade, supervisão e capacitação dos gestores, realizado em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional - FBN e Prefeituras Municipais;
b) Preservação e Modernização do Acervo Raro da Biblioteca Pública Benedito Leite - que consiste na aquisição de equipamentos, higienização, transcrição paleográfica e digitalização das obras raras para disponibilização no site da Biblioteca. Com apoio da FAPEMA, oprojeto teve início no mês de fevereiro deste ano;
c) Projeto Cidadania e Leitura - desenvolvido pelo Comitê Estadual do PROLER, vai permitir a contratação e treinamento de formadores e 80 (oitenta) mediadores de leitura para atuarem nas bibliotecas comunitárias e pontos de leitura durante 01 (um) ano. Este Projeto estará lançando o Edital brevemente;
d) Projeto Vivências de Leitura numa Perspectiva Ecológica – que será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), atuará na capital e no interior do Estado.

MAC - Reinaugurada a Biblioteca Pública Benedito Leite, o que os maranhenses ou visitantes podem usufruir com a nova reforma?

Rosa Lima - Essa gigantesca reforma, a mais significativa de sua história, vai possibilitar não só aos usuários um atendimento eficiente, como também aos servidores que nela trabalham, um ambiente confortável, moderno e seguro. A restauração, ampliação e modernização de todos os espaços físicos dos dois prédios vai garantir acessibilidade a todas as pessoas com necessidades especiais. Com três elevadores, todos os setores administrativos e de atendimento ao público estão climatizados e equipados com tecnologia de ponta.
Acrescenta-se ainda a instalação dos setores de Direitos Autorais, Informação Utilitária, Telecentro, Salas de Multimídia e Leitura de Microfilmes, Laboratório de Higienização e Digitalização do Acervo, além da Biblioteca do Bebê, uma inovação pioneira nas Bibliotecas Públicas do Brasil, instalada na Biblioteca Infantil e Juvenil Viriato Corrêa - que está totalmente reformada com palco e sala de projeção de filmes. Isso sem falar no Auditório, onde funcionará o “Café com Letras” e outros eventos, espaço que nos permite ler e visualizar a beleza da nossa cidade e o bem - estar que essa leitura nos faz sentir e revisitar o poeta Jorge Luís Borges: “no último andar é lá que eu quero morar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário