sábado, 18 de maio de 2013

China poderia ter testado um novo míssil anti-satélite



 
A China poderia ter realizado um teste com um novo míssil anti-satélite lançado ao espaço desde a superfície terrestre camuflado de um foguete de exploração espacial, informou ontem (14) o jornal americano The Washington Free Beacon.

O teste foi realizado no último dia 13 de maio no Xichang Satellite Launch Center (XSLC) e o artefato provado foi identificado oficias americanos com o novo míssil anti-satélite Dong Ning-2 (DN-2).

No entanto, em uma coletiva de imprensa regular, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hong Lei, não confirmou nem desmentiu o possível lançamento, mas destacou que seu país se opõe a militarização e o inicio de uma corredia armamentista ao espaço.

O suposto teste foi realizado somente uma semana depois do Pentágono apresentar um relatório anual sobre o avançado dos militares chineses no desenvolvimento de armas anti-satélite.

Uma fonte oficial próxima a inteligência americana, disse ao jornal que, sendo um míssil de ataque na órbita, o DN-2 poderia ser usado contra os EUA. Outra fonte afirma que o míssil foi dissimulado de uma sonda espacial de exploração cientifica.

"Não é somente uma ameaça para os satélites espaciais dos EUA, mas também para todos os elementos essenciais da infraestrutura eletrônica global, considera Rick Fisher, pesquisador do International Assessment and Strategy Center. "De fato, frente tal ameaça, os EUA não tem outra opção que não desenvolver capacidades  simétricas para dissuadir os ataques chineses", admite o especialista.

O primeiro teste exitoso de um míssil desse tipo foi realizado pela China em 2007. Na ocasião, um satélite meteorológico chinês foi destruido.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário