quarta-feira, 8 de maio de 2013

Gestores de Segurança Pública do Nordeste se reúnem em São Luís.

Gestores de Segurança Pública dos nove estados da Região Nordeste definiram durante  reunião de trabalho do Comitê Integrado de Segurança Pública do Nordeste – Operação Divisa Segura, as ações que serão deflagradas nos próximos 30 dias.

O encontro, que ocorreu nesta terça-feira (7) no do Hotel Premier, na Ponta D’Areia, discutiu, ainda, a importância da integração dos órgãos de segurança pública da região no combate a atuação de grupos criminosos, principalmente no tocante a ações como assaltos a bancos, tráfico de drogas, roubo de cargas, entre outros.

Participam do encontro, profissionais das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Federal, Rodoviária Federal e do Exército dos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Ceara, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

O Comitê foi criado em 2011 com a participação de três estados. No ano passado, os outros estados integraram os trabalhos.

Segundo a diretoria executiva do Comitê, os estados de Tocantins e Minas Gerais já demonstraram interesse em integrar o grupo.  Este é o primeiro grupo formado em todo o Brasil para discutir a problemática da Segurança Pública em nível de região.

Das operações, apenas no ano passado mais de 60 pessoas foram identificadas e presas, suspeitas de envolvimento em praticas criminosas nas divisas dos estados.

No Maranhão, de acordo com dados da SSP, as ações das Polícias Civil e Militar, aliadas ao trabalho de inteligência, têm reduzido em mais de 80% este tipo de prática criminosa. 

A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) reconheceu o trabalho da polícia maranhense e emitiu uma honra ao mérito pela atuação no combate ao crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário