terça-feira, 7 de maio de 2013

Jornalista e Editor do Agora São Paulo se suicida.

Crédito : Arquivo pessoal
Do Comunique-se. O editor do caderno ‘Máquina’ do Agora S. Paulo, Eduardo Hiroshi, foi encontrado morto no início da tarde desta segunda-feira, 6. Segundo fontes ouvidas pelo Comunique-se, o jornalista teria se suicidado ao se jogar do apartamento onde morava, no bairro da Vila Mariana, zona sul da capital paulista.

De acordo com informações de colegas de redação, ele foi trabalhar no período da manhã e voltou para sua residência no horário do almoço. Momentos antes de cometer o suicídio, Hiroshi trocou a foto de capa de sua página no Facebook. Na imagem em preto e branco, ele aparece de terno e com os braços cruzados, ao fundo, é possível ver um computador de mesa.

O jornalista também escreveu uma carta de despedida, conforme divulgou o Portal dos Jornalistas. No texto, ele agradeceu pela “audiência, pela presença e pela amizade” e afirmou que “se não deu, é porque a vida nos reservava outros planos”. O profissional citou o pai, "que nunca o abandonou mesmo em tempos difíceis” e se mostrou grato às famílias materna e paterna, Komatsu e Kawauche, respectivamente.

Fã de Chico Buarque, Pretenders e Legião Urbana, Hiroshi nasceu em São Carlos, interior de São Paulo, e se formou na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). 
Atuou durante 13 anos no jornalismo. Sua carreira começou em 2000, como assessor de imprensa da Volkswagen do Brasil. Três anos depois, passou a trabalhar no Grupo Folha, como repórter e, posteriormente, como editor do caderno Máquina. Atuou na revista Car and Driver e fez freelas para a Quatro Rodas. O profissional voltou para o Agora S. Paulo em abril de 2010.
Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) lamentou o ocorrido e se solidarizou com familiares e amigos. 
Leia a íntegra da carta de despedida, divulgada pelo Portal dos Jornalistas:
“Bom, pessoal, é isso. Nos últimos dias contei várias histórias e recuperei fotos de viagens porque queria relembrar bons momentos e dividi-los com os amigos. Mas o retorno para a realidade é mais difícil.
Obrigado a todos pela audiência, pela presença e pela amizade. Se não deu, é porque a vida nos reservava outros planos. Parto para outra e não sei o que vou encontrar. Mas espero aos amigos que ficam que encontrem paz, saúde e felicidade.
Obrigado a todos os meus colegas de trabalho, atuais e do passado. Um agradecimento especial aos que me deram oportunidades de trabalho: Célia e Irene, em meu primeiro emprego no setor automotivo, na Volkswagen de São Carlos no ano 2000; Eliane e Duarte, pela chance no Agora em 2003; Guerrero e Lucas, pela Car and Driver em 2008; e Cesar e Toninho, pela oportunidade do retorno ao Agora em 2010.
Tenho muitos amigos e não quero fazer agradecimentos ou homenagens especiais porque certamente seria injusto ao esquecer vários nomes. Mas quero que todos saibam o quanto vocês foram importantes em minha vida. Amei poucas mulheres, mas de forma sempre intensa; a cada uma delas, mil beijos no coração.
Quero fazer um agradecimento especial ao meu pai, que nunca me abandonou mesmo em tempos difíceis. Em nome dele, agradeço a todos os membros das famílias Komatsu (materna) e Kawauche (paterna).
Antes que eu me arrependa: Adeus. Até a próxima.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário