quarta-feira, 17 de julho de 2013

Semana dos Povos Indígenas no Maranhão começa hoje..

Agora pela manhã teremos a abertura da Semana dos Povos Indígenas no Estado do Maranhão. Evidenciando as características multiculturais do Estado do Maranhão, com a presença da Secretária de Cultura do Estado, Sra. Olga Simão. 

A Semana dos Povos Indígenas no Maranhão acontecerá no período de 17 a 19 de julho de 2013, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, bairro da Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.

O Maranhão apresenta-se com uma rica diversidade étnico-cultural confirmada pela presença, além de outras populações tradicionais, dos povos indígenas como: Guajajara-Tenetehara; Urubu - Ka’apor; Awá – Guajá; Krikati; Gavião; Canela; Timbira e Kreniê. 

Nesse sentido, a Semana dos Povos Indígenas, tornou-se um dos eventos que evidenciam essa característica multicultural do nosso Estado.

A realização deste evento, nos últimos anos criou uma expectativa bastante positiva tanto na sociedade em geral como para os diversos povos indígenas no Maranhão, contribuindo para proporcionar uma visão positiva da sociedade maranhense em relação a estes povos. 

Esta quinta edição da Semana objetiva ser um evento cultural, no qual os indígenas serão os principais protagonistas. Estes irão expor sobre suas práticas sócio-culturais, demonstrando sua cosmovisão; mitologias; rituais; cerimônias e suas formas de conviver com o mundo natural e espiritual.

Durante a Semana acontecerá uma série de atividades de divulgação da riqueza e da diversidade cultural dos povos indígenas tais como: 

mostra de vídeos etnográficos; 

exposições de fotografias; 

oficinas temáticas de pintura corporal; 

cantos; 

mitos e língua; 

mesas redondas; 

feira de artesanato e exposição de acervo arqueológico; 

material etnográfico e material didático indígena (Texto de  Victor Matos Martins).
LOCAL: Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Reviver).

DATA: 17 a 19 de julho | 09:00 ÀS 19:00

INFORMAÇÕES: 3218-9906
ENTRADA FRANCA. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário