quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CONVITE: X BATIZADO E TROCA DE GRADUAÇÕES NA ASSOCIAÇÃO CULTURAL CAPOEIRA RAÇA - SÃO LUÍS/MA.



APRESENTAÇÃO -  A Associação Cultural Capoeira Raça é uma instituição cultural que há 25 anos trabalha com o desenvolvimento e o ensinamento da Capoeira. Fundada por Luís Antônio Oliveira Rocha (Mestre Luís Medicina), na cidade de Muritiba/BA, a Família Raça Capoeira difundiu-se não só pelo Recôncavo Baiano, mas pelas diversas cidades e capitais do Brasil e do mundo.


Há dezenove anos, Amaro Antônio dos Santos (Mestre Marinho) se mudou para São Luís/MA em busca de melhor oportunidade de trabalho, trazendo consigo uma vasta experiência adquirida em Maceió/AL e Salvador/BA ao longo dos anos. Fundou aqui uma filial da Associação Cultural Capoeira Raça, objetivando principalmente, a expansão e a demonstração da importância da Capoeira enquanto um esporte total, isto é, ao mesmo tempo em que o praticante desenvolve-se fisicamente, desenvolve também um trabalho de inclusão desportiva e social, que por sua vez acaba desenvolvendo o praticante em sua psicomotricidade.

Em todos esses anos, a Associação Cultural Capoeira Raça de São Luís/MA alcançou e vêm alcançando expressíveis resultados na propagação da verdadeira filosofia da Capoeira, combatendo e vencendo as barreiras impostas pelo preconceito, difundindo profundamente esse Patrimônio Cultural Brasileiro. Em uma dessas conquistas, encontra-se o trabalho realizado no bairro do Vinhais, desde agosto de 2011, junto à União dos Moradores, com crianças, jovens e adultos do bairro.


Premiando, comemorando e compartilhando as conquistas da Família Raça ao longo do ano, além de exercer a importante manutenção da tradição da cultura da Capoeira, cada uma das sedes do grupo realiza, anualmente, festa denominada de “Batizado e Troca de Graduações”, onde os alunos/praticantes iniciantes recebem a sua primeira graduação, e são “batizados” participando de uma roda oficial com a presença dos Mestres de Capoeira. Já os alunos graduados, realizam a troca da mesma em cerimônia de “Troca de Graduações”.



É através destes comportamentos que a Família Raça Capoeira vem mostrando a sua identidade, ao longo de seus anos de existência, adquirindo muitos adeptos, de todas as raças e camadas sociais do Brasil e de outros países. 



Assim a Capoeira ganha projeção mundial, por ser uma arte de ritmos e movimentos, que exprimem toda a criatividade do povo brasileiro, que conseguiu e consegue dignamente mostrar todo o seu valor.



JUSTIFICATIVA -   Em São Luís há dezenove anos, a Associação Cultural Capoeira Raça vem alcançando expressíveis resultados na propagação da Capoeira, difundindo profundamente esse Patrimônio Cultural Brasileiro, com trabalho que realmente perpassa os reais significados dessa arte para a sociedade em geral.


O evento aqui proposto trata-se da história e tradição da cultura da Capoeira. A festa de “Batizado” é realizada anualmente pelos grupos, onde os alunos iniciantes recebem a sua primeira graduação e participam de uma roda oficial com a presença dos Mestres de Capoeira. Na mesma festa, os alunos que já são graduados, realizam a troca da mesma. Por isso chama-se “Troca de Graduações”.


Eventos desta magnitude premiam a todos que contribuem e contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da Capoeira em São Luís/MA. Os benefícios da Capoeira já foram amplamente divulgados, mas um em especial nos motiva a continuar provendo eventos como este, e fazendo uso das palavras do ex-ministro da cultura, Gilberto Gil, “a capoeira do Brasil poderia ser vista como instrumento da construção da paz mundial” (GIL: 15 de julho de 2008).

É através destes ideais e comportamentos que a família Raça vem mostrando a sua identidade ao longo de seus brilhantes anos de existência, adquirindo muitos adeptos, de todas as raças e classes sociais, do Brasil e do mundo. Assim a Capoeira, patrimônio do povo brasileiro, projeta mundialmente toda a sua rica expressão de ritmos e movimentos, que exprimem, acima de tudo, toda a criatividade de um povo.


DESCRIÇÃO DO EVENTO
NOME: X BATIZADO E TROCA DE GRADUAÇÕES CAPOEIRA RAÇA - SÃO LUÍS/MA.
PERÍODO E LOCAL: 04 A 07 DE SETEMBRO DE 2013 - SÃO LUÍS/MA.
PÚBLICO ALVO: Sociedade em geral, alunos/praticantes da Capoeira Raça - São Luís/MA e Comunidade Capoeirista de São Luís/MA.
ESTIMATIVA DE PARTICIPANTES (DIA 07/09/2013)

100 pessoas


PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO
ASSOCIAÇÃO DE CULTURA DA CAPOEIRA E DA RAÇA - ACCR.

COORDENAÇÃO GERAL
AMARO ANTÔNIO DOS SANTOS - MESTRE MARINHO

COMISSÃO ORGANIZADORA 
ANDRÉ FRANÇA (Formado “Notre Dame”)
DENILSON CORTEZ (Formado “Terra Samba”)
AURÉLIO FRANÇA (Graduado “Dentinho”)
ANTÔNIO IGOR (Graduado “Sarará”)
HELENALDO SOUZA (Graduado “Simpson”)
NILA MICHELE (“Faísca”)
VÁLTER PRASERES (“Panda”)

OBJETIVO GERAL - Avaliar e graduar os alunos/praticantes e promover o aprendizado e a confraternização dos capoeiristas de São Luís com os fundadores e demais membros da Capoeira Raça de outras localidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Resgate da verdadeira essência da Capoeira, sua filosofia como manifestação e expressão cultural genuinamente brasileira, preservando sua integridade e desmistificando preconceitos; 
  •  Expansão e demonstração da importância da Capoeira enquanto esporte total, ou seja, ao mesmo tempo em que se desenvolve fisicamente o praticante, desenvolve-se também o lado social e comportamental do indivíduo.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
  •   Oficinas de Capoeira com os Mestres, Contramestres e Professores do Grupo Raça e de São Luís/MA, oferecidos ao público em geral, gratuitamente, em locais privados e públicos de parceiros;
  •  Avaliação dos alunos do grupo para o Batizado e Troca de Graduações;
  • Roda de Capoeira com entrega de Cordéis aos alunos/praticantes;
  • Passeios turísticos pela cidade de São Luís/MA;
  • Festa de confraternização.

MARKETING E DIVULGAÇÃO
O planejamento de comunicação da Associação Cultural Capoeira Raça visa criar possibilidades para que a imprensa e o público maranhense conheçam melhor os trabalhos que a Associação desenvolve e a repercussão social perante a comunidade. A consequência desse trabalho será o aumento da visibilidade institucional junto ao público do Estado.
As ações de marketing e divulgação dar-se-ão com as seguintes ações:
  •  Divulgação prévia junto aos veículos de comunicação antes, durante e pós-realização do evento;
  •   Encaminhamento de releases, matérias e spots para rádio, TV e mídia online;
  • Exposição das logomarcas e nomes dos parceiros através dos mecanismos de divulgação do evento como panfletos, cartazes, banners, camisas promocionais e nas páginas das redes sociais do qual a Associação participa.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO*
DIA
HORA
LOCAL
ATIVIDADE

04/set                     (quarta-feira)

19h
SESC Deodoro

Roda de Abertura do evento

05/set                        (quinta-feira)

19h
A Definir

Oficina de Capoeira

06/set                       (sexta-feira)

19h

A Definir

Oficina de Capoeira

07/set                        (sábado)

15h

FACULDADE SANTA FÉ (ANIL)

X Batizado e Troca de Graduações

*Sujeito a alterações de Local e Atividade.
 
PRINCIPAIS CONVIDADOS:
LUÍS ANTÔNIO OLIVEIRA ROCHA - MESTRE “MEDICINA”
Fundador da Associação Cultural Capoeira Raça; Formado Mestre de Capoeira por Reinaldo Suassuna (Mestre do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro); Ícone da capoeira atual, em âmbito nacional e internacional; Coordenador Geral do Grupo Raça.
NEILTON MOREIRA NASCIMENTO - MESTRE “CHINA”
Mestre de Capoeira formado pelo Mestre Medicina; Um dos principais elementos da fundação do Grupo Raça de Maceió/AL e São Luís/MA.
FERNANDO ANTÔNIO MENEZES TAVARES - MESTRE “VENTANIA”
Coordenador Geral do Grupo Raça de Maceió/AL; Formado Mestre de Capoeira pelos Mestres Medicina e China; Outro elemento importante na fundação do Grupo Raça de São Luís/MA.
FREDERICO BENJAMIN MECENAS - FORMADO “CACHORRÃO”
Coordenador Geral do Grupo Raça de Brasília/DF; Graduado Aluno Formado pelos Mestres China, Ventania e Marinho; Tem importante papel na história do Grupo Raça de São Luís/MA.

Link desta Matéria:http://culturavivanews.blogspot.com.br/2013/09/convite-x-batizado-e-troca-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário