quinta-feira, 9 de abril de 2015

São Luís. Na audiência pública realizada na UFMA foi proposta a criação do Fórum de Regulação, Mediação e Controle do Transporte Público.

Foto - Audiência Publica UFMA.
Nesta quarta feira, (08) com inicio as 16:30 horas ocorreu a primeira audiência pública sobre o transporte coletivo de São Luís, o evento foi realizado no auditório do Paulo Freire, no Campus do Bacanga.

Foto - Audiência Publica UFMA.
Inúmeras autoridades, lideranças sociais e estudantis compareceram ao evento atendendo a convites feitos pelos DCEs da UFMA, compareceram representando o Poder Legislativo Municipal os Vereadores Ivaldo Rodrigues, Honorato Fernandes, Fábio Câmara, Ricardo Diniz e Rose Sales. Representando o PROCON-MA a Dra. Raiana. Representando a Prefeitura de São Luís o Secretário de governo Lula Almeida, acompanhado de outros Secretários do Município, e o secretário adjunto da SMTT, para coordenar uma equipe de Técnicos. Ainda presentes vários presidentes de Associações de Moradores dos Bairros de São Luís, representantes de diversos grêmios estudantis e representantes de CA’s de outras Universidades, inúmeros professores e líderes sindicais.

Foto - Audiência Publica UFMA.
A coordenação dos trabalhos ficou a cargo do Professor Alan Kardec, que deu inicio aos trabalhos passando a palavra aos técnicos da SMTT que fizeram uma explanação apresentando um estudo de 31 possíveis alterações no transito de São Luís que serão efetuadas até o final do ano. Apresentaram inúmeros slides sobre quantitativo de passageiros, valores gastos com o transporte, gratuidades, etc... Mas as planilhas dos custos reais da SMTT, para serem auditadas pela sociedade civil, nada.

Foto - Audiência Publica UFMA.
Klayson do DCE – UFMA, se disse surpreso com a proporção que a reunião que havia programado tomou, extrapolando a pauta de interesses dos acadêmicos da UFMA, e passando a ser uma pauta de interesse de toda a São Luís, esperando que esta primeira audiência pública, mesmo com a ausência do Prefeito, sirva de estimulo para que outras ocorram, pois precisamos debater a criação de um Plano de Mobilidade Urbana para São Luís, precisamos ter acesso as planilhas de custos da SMTT.

Foto - Audiência Publica UFMA.
O George, liderança do Anjo da guarda, foi enfático ao afirmar que a Prefeitura de São Luís não tem moral para combater o transporte alternativo na ilha, pois todo o sistema de transporte público está irregular, por que perseguir somente os mais fracos? O mesmo pede a manutenção da pratica das audiências publicas que é o mecanismo que se pode utilizar pra aproximar o Poder público da sociedade.

Foto - Audiência Publica UFMA.
O Vereador Ivaldo Rodrigues, vice-líder do Prefeito na Câmara fez uso da palavra apenas para saudar o DCE - UFMA pela realização da audiência.

Foto - Audiência Publica UFMA.
Professor Saulo (Economia-UFMA) apresentou-se como integrante da Frente Unificada contra o Aumento da Passagem, propondo a revogação imediata do aumento de R$ 0,20 ainda vigente. Cobrou as planilhas de custos da SMTT. Citou que a redução do ICMS do Diesel, também será paga pelo trabalhador de alguma forma. Por fim propôs que a implantação imediata do Passe Livre.

Foto - Audiência Publica UFMA.
Pela Apruma falou o Professor Claudio que criticou a utilização de armamento pesado usado pelos Policiais Militares durante as Passeatas em São Luís. Pediu ao representante do Prefeito que se mude a gestão autoritária do transporte público em São Luís, e que seja revogado o aumento de R$ 0,20.

Foto - Audiência Publica UFMA.
A professora Sandra representando os moradores da Cidade Operária e adjacências, reclama da precariedade dos ônibus que atendem aquela área da cidade. Ela enfatizou que desde 1979 quando ainda era estudante no CEMA da Vila Palmeira, que em São Luís a questão do transporte publico não era visto como um direito da população, mas como um caso de polícia, que a prefeitura reveja sua conduta, revogue o aumento, cumpra a legislação e passe a realizar as audiências publicas como determina a lei Nato.

Foto - Audiência Publica UFMA. Ver. Rose Sales
Representando o Sindufma, falou o Professor Gastão, propondo a criação de um Fórum de regulação e mediação de controle do transporte público de São Luís. E que se faça uma auditoria pública do sistema de transporte público de São Luís.

Foto - Audiência Publica UFMA.
O Deputado Zé Inácio – PT, comunicou aos presentes que a desembargadora Ângela Salazar cassou a liminar que decretava a inconstitucionalidade da lei municipal que obrigava a realização de audiências publicas antes dos aumentos de tarifas (lei Nato). Lembrou que o governo estadual já fez quatro desonerações do ICMS cobrado sobre o óleo diesel usado no transporte publico de São Luis, sendo reduzido de 17%, para 12%, para 7% e agora 2%. O deputado lembrou aos presentes que quando aluno da UFMA morou no eixo Itaqui-bacanga e que há mais de 20 anos a empresa Taguatur monopoliza o transporte no eixo Itaqui bacanga e dali ampliou seus tentáculos para outros bairros e inclusive outros ramos empresariais como a Taguatur veículos por exemplo, como se pode falar em prejuízo se a taguatur só cresce, é preciso que empresas como a taguatur de sua contrapartida social a população de São Luís. O Deputado informou que apresentou Projeto de Lei criando o bilhete único estudantil para a região metropolitana de São Luís.

Foto - Audiência Publica UFMA.
O vereador Fábio Câmara alertou para o risco real do sistema de transporte publico de São Luís entrar em colapso ainda no mês de maio próximo, pois ainda não existem regras claras de como funcionará o sistema durante o processo de licitação. O parlamentar defendeu a criação de uma agencia reguladora municipal para o transporte publico. Durante a realização da licitação não se pode ignorar o transporte alternativo, pois ele não é ilegal, ele é fruto da necessidade de oportunidade de trabalho para atender nossos trabalhadores. Por fim o vereador conclama os estudantes e a sociedade a manter as manifestações, pois as conquistas só temos com luta.

Foto - Audiência Publica UFMA.
O vereador Honorato Fernandes – PT, reconhece a legitimidade do movimento unificado que está nas ruas de São Luís, saúda a Prefeitura pela abertura do dialogo, mesmo sabendo que este dialogo e fruto da pressão popular. A prefeitura cometeu um equivoco de não dialogar com a Câmara de Vereadores e ignorou a população de São Luís. E aqui neste momento, nesta audiência busca-se a abertura deste dialogo entre o povo, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de São Luís. Será com ações integradas como esta que um dia nos permitirá termos a implantação do passe livre estudantil em São Luís.

Foto - Audiência Publica UFMA.
A senhora Raiana, representante do Procon-MA, informou que desde o dia 30 de março, o Procon notificou a SMTT e o SET para que apresentem as planilhas com os custos que justificaram o aumento de 16% nas tarifas de São Luís, porém os Órgãos notificados solicitaram a prorrogação do prazo para atenderem a notificação, e que o Procon deu mais 15 dias de prazo e que somente após estar de posse destas planilhas é que o Procon irá se manifestar oficialmente. A representante do Procon parabenizou a capacidade de mobilização da sociedade civil ludovicense que através da pressão popular abriu este canal de dialogo com a prefeitura.

Foto - Audiência Publica UFMA.
 A Leticia, presidente do grêmio do Colun, falando em nome dos alunos do ensino médio, reclamou dos ônibus estarem sempre lotados, que e um absurdo o valor da tarifa e a pouca disponibilidade de veículos, disse que os alunos do Colun são obrigados a ir pegar ônibus no Ponto final da UFMA se quiserem ir sentados até o terminal de integração. Letícia pediu que a classe estudantil seja vista como investimento e não como oneração, pois conceder o passe livre estudantil é investir na formação de melhores profissionais e cidadãos.

Foto - Audiência Publica UFMA.
A Vereadora Rose Sales, falou da clara demonstração de indignação das classes trabalhadoras e estudantis, que foram solenemente ignoradas, deixadas a margem da definição deste aumento. Lembrou que a prefeitura no mínimo cometeu má fé, pois quando a Câmara promulgou a Lei das audiências publicas, o Prefeito não recorreu contra a referida, conforme lhe assegura a Lei Orgânica Municipal. A vereadora também informou da queda da liminar que decretava a inconstitucionalidade da lei das audiências publicas, proposta pela Prefeitura. Rose Sales lembrou que em menos de um ano este é o segundo aumento de tarifa, elevando em 39% o preço das passagens, razão que a levou nesta tarde entrar na justiça com um pedido de anulação do aumento dos preços das tarifas de ônibus coletivos em São Luís.

Foto - Audiência Publica UFMA.
Texto e Fotos de Chico Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário