quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Arari.MA - Um Policial Militar e Três Bandidos morrem em troca de tiros nesta madrugada.

ATUALIZAÇÃO DESTA MATÉRIA.

PM Fernandes (à esquerda) morto em operação. Cel Sá (à direita) lamenta a perda
PM Fernandes (à esquerda) morto em operação. Cel Sá (à direita) lamenta a perda
Policiais Militares estão inconformados com mais uma morte de um PM durante operação de combate ao crime. O caso aconteceu na cidade de Arari. James Fernandes era do Serviço Velado do 6° BPM e acabou morrendo durante um confronto com bandidos.
De acordo com relatos de quem acompanhou a ação do Velado e diferente do que alguns sites e blogs anunciaram, o policial não foi baleado com tiro de fuzil e nenhuma informação sobre a operação vazou.
Foram dois embates. No primeiro, havia dois bandidos que em troca de tiros morreram no local. Um terceiro meliante também foi morto. 
Uma parte da equipe da PM se deslocou para pegar o restante da quadrilha em outro endereço próximo ao local abordado. Foi feito o cerco. Em seguida a Polícia anunciou a chegada e invadiu a casa. O acusado fugiu para o quarto onde o PM James Fernandes foi alvejado. Ele ainda conseguiu sair do local mas foi à óbito logo depois.
“Fernandes ficou empurrando a porta… o vagabundo ficou segurando…. numa brecha que surgiu nesse ínterim o vagabundo posicionou a arma entre o vão da porta e a a parede e efetuou dois disparos de pistola. 40. Pegou no braço… transfixou e atingiu a região do coração. James Ainda foi socorrido e não resistiu”, detalhou um PM que estava na operação.
Bandidos mortos em confronto com a PM
Bandidos mortos em confronto com a PM
Os bandidos mortos foram os que resgataram presos da Delegacia de Zé Doca e tomaram uma pistola de um policial em Santa Inês.
A morte de James comoveu a corporação. Veja abaixo o que disse Coronel Sá, ex sub-comandante da PM:
Infelizmente mais um policial militar tombou no exercício de sua atividade, arriscada e corajosa em prol da sociedade maranhense, mais um herói da PMMA que deixa seus familiares para salvaguardar os direitos das pessoas, acreditamos que devemos enquanto pessoa, sociedade e governo, reconhecer e enaltecer esses homens e mulheres que deixam seus lares todos os dias para defender a sociedade mesmo com o risco da própria vida, muitas das vezes em condições inferiores a dos meliantes, PM que trabalha pautada no respeito à dignidade humana, respeitando os direitos do cidadão e eles sem um pingo de escrúpulo atira e tira a vida de profissional que deixa sua família, está na hora de cobramos ações mais enérgicas dos nossos poderes legislativo, judiciário e executivo para que realmente este sentimento de impunidade seja afastado, hoje a vida do próximo vale mesmo que um trago de um cigarro, precisamos nos preocuparmos. Por que essa situação está acontecendo com todos, não estamos mais suscetível por que estamos na linha de frente, vamos para o combate e precisamos ainda mais do apoio para que possamos desempenhar nossa atividade policial militar com segurança. Estamos de luto e triste pela Morte do Fernandes, que tanto fez pela instituição e pela sociedade retirando muitos meliantes das ruas, fazendo muitas apreensões de armas e drogas, bem como apreensões de Menores infratores.
Foto - Soldado James de Oliveira Fernandes
Por que assim como eu acredito que este é nosso papel constitucional, precisamos policiais militares independentemente do posto ou graduação estarmos unidos pela nossa causa, segurança pública, sejamos amigos e solidários uns com os outros, quando estiver de serviço faça suas rondas e seus PB implacáveis, prenda e apreenda tudo e todos para que as ruas possa andar apenas as pessoas de bem, nossos pais, irmãos , filhos, esposos (as) parentes, que possamos conversar em nossas portas, que jamais aceitamos qualquer tipo de acordo com qualquer meliante, que o acordo será sempre está errado. voz de prisão e delegacia, sejamos honestos e honrados, comprometidos e compromissados com a PM e com a sociedade , desculpe pelo desabafo apenas estou cansado de mortes de Policiais Militares.


Matéria original.

Durante o romper da aurora, no início da manhã desta quinta-feira (17) durante a realização de uma operação policial que visava desarticular uma quadrilha que estava atuando em Arari e região, após a realização de levantamentos confirmou-se que uma quadrilha com armamento pesado estava escondida no local, sendo determinada a uma equipe do Grupamento de Serviço Avançado da Polícia Militar do Estado do Maranhão a realização de uma operação no povoado de Capoeira Grande, especificamente na casa do elemento identificado como Miguel, onde funciona um Parque de Vaquejada, na zona rural de Arari. 

Quando da montagem do cerco ao esconderijo da quadrilha, pelos integrantes do Grupamento de Serviço Avançado da Polícia Militar do Estado do Maranhão, os bandidos perceberam a chegada dos policias e tentaram furar o cerco a bala.  Os acusados dispararam tiros de Fuzil, e um dos projéteis acertou o peito do policial militar James de Oliveira Fernandes, ferido mortalmente foi socorrido mas não resistiu. 

No revide, os demais policiais responderam aos tiros disparados pelos bandidos que foram alvejados  e três acusados vieram a óbitos no local do confronto, seus corpos foram levados para o hospital Jorge Oliveira na Cidade de Arari. 

O corpo do policial militar Soldado James de Oliveira Fernandespertencente ao Grupamento de Serviço Avançado da Polícia Militar do Estado do Maranhão, que foi morto na operação, já se encontra na  Capital maranhense.  

Importante destacar que o Soldado PM James de Oliveira Fernandes, através da Ata da Reunião de n°01/2014, de 02 de junho de 2014, foi agraciado, pelo Estado Maior da Polícia Militar do Maranhão, com a "MEDALHA DE MÉRITO OPERACIONAL" número 346 na referida listagem que pode ser lida no link a seguir:   http://www.pm.ma.gov.br/downoads/ cmt/meritooperacional2014.pdf .

Com informações dos sites: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário