terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ministério Público no Combate a Violência lança a Campanha "Testemunhar é um ato de cidadania" apresentada em reunião da Fumbesma.

Nacor Paulo dos Santos comentou sobre a importância do exercício da cidadania
O promotor de justiça Nacor Paulo Pereira dos Santos apresentou as diretrizes da campanha institucional "Testemunhar é um ato de cidadania", na manhã deste domingo, 31, durante reunião da Federação das Uniões de Moradores de Bairros e Entidades Similares do Maranhão (Fumbesma), no bairro da Alemanha.

A iniciativa foi o primeiro passo para difundir o teor da campanha entre as comunidades de São Luís. O objetivo do programa é ressaltar a importância do ato de testemunhar como exercício de cidadania e como forma de combate à violência. "A ideia é semear o conteúdo da campanha nos bairros de São Luís. Temos que manter a paz social, punir os crimes para diminuir a violência", afirmou o titular da 8ª Promotoria Cível.

Representantes de diversos bairros de São Luís estiveram presentes na reunião

Nacor Paulo dos Santos, primeiramente, discorreu sobre o conceito de cidadania. "É a capacidade de exercer direitos e o direito é um conjunto de regras, valores e princípios que regem a sociedade".

O promotor de justiça afirmou que a cidadania é alavancada por três esferas: a sociedade, o Poder Público e o Direito. "Esta campanha traz a mensagem da cidadania. As pessoas precisam se envolver com esta causa para que a sua comunidade esteja em paz", comentou.

Para o representante do Ministério Público, antes do estímulo ao ato de testemunhar, é necessário prevenir a violência entre os jovens por meio das atividades culturais e desportivas. "É preciso que se dê oportunidade aos jovens para a descoberta de talentos na música, no esporte e no folclore. Nós temos uma cultura popular muito rica, tanto no São João quanto no Carnaval, e estes elementos devem ser fomentados nas comunidades. Desse modo, estarão longe da violência".

Comunidades como Anjo da Guarda, Vila Itamar e Santa Bárbara estiveram representadas no encontro

O promotor de justiça encerrou o seu discurso afirmando que é necessário que o Poder Público reconheça a importânci
a das entidades comunitárias e ofereça a atenção adequada à população, prestando melhores serviços à sociedade.

"Temos, enfim, que pensar no nosso bem-estar. Se estamos com receio de sair às ruas à noite, é porque não temos liberdade".

Também compuseram a mesa da reunião Aldecy Ribeiro Cantanhede (presidente da Fumbesma), Glória Farias (secretária), Eusébio Coimbra (2º secretário e presidente da União dos Moradores de Jambeiro) e Valdemir Lindoso (1º tesoureiro).

Apresentação da campanha foi realizada durante reunião da Fumbesma.

Além deles, participaram Brenno Gomes (representante do escritório Gomes Pereira) e Diego Maranhão (presidente do Centro Acadêmico da Facam).

Estiveram presentes representantes das comunidades da Vila Itamar, Vila Bacanga, Divineia/Olho D'Água, Alonso Costa, Brisa do mar, Pão de Açúcar, Anjo da Guarda e Santa Bárbara.

Para a presidente da Fumbesma, Aldecy Ribeiro, a campanha é muito importante porque tem a intenção de diminuir os índices de violência nos bairros populares da cidade. "Este trabalho precisa ser instigado dentro das comunidades, alavancando a coragem da população para que todos juntos possam defender o povo", completou.

Redação: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário