sábado, 25 de junho de 2016

CAPES APROVA MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO);

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) neste mês de junho. 
O objetivo do curso é propiciar um espaço de formação continuada para professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, e também às pessoas que desejam atuar nesta área.

O início do ProfSocio está previsto para o  primeiro semestre de 2017. Serão ofertadas inicialmente 175 vagas distribuídas entre as nove instituições associadas à rede. O processo seletivo nacional ocorrerá no segundo semestre de 2016. Poderão concorrer às vagas professores da rede pública da Educação Básica que ministram aulas de Sociologia e portadores de diploma de licenciatura reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O ProfSocio é o resultado da articulação entre a Sociedade Brasileira de  Sociologia (SBS), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que reuniram outras sete instituições envolvidas nacionalmente com estudos e pesquisas acerca da Sociologia na Educação Básica, e comprometidas com a formação continuada de professores na área. São elas:  Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal do Ceará (UFC),  Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Marília), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Universidade Federal do Vale do Acaraú (UVA). 

A realização do ProfSocio visa contribuir para o atendimento da meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a formação de 50% dos docentes da Educação Básica em nível de pós-graduação até 2024. O curso será ofertado na modalidade semipresencial, isto é, com aulas presenciais e a distância, somando 450 horas distribuídas em três semestres.

A Fundaj é a instituição responsável pela organização do ProfSocio no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir do funcionamento do curso, novas instituições poderão associar-se à rede por meio de edital de adesão. Para o segundo ano do mestrado profissional, está prevista a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Colégio Pedro II.

Mais informações a respeito do ProfSocio podem ser solicitadas pelo E-mail: profsocio@fundaj.gov.br.

Um comentário:

  1. Será que é obrigatório ter licenciatura em Ciências Sociais para poder participar, ou será que se a licenciatura for em História, pode?

    ResponderExcluir