quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

STF recebe denúncia por peculato contra senador Renan Calheiros.

Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão nesta quarta-feira (1º), recebeu parcialmente a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no Inquérito (INQ) 2593 contra o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, pela suposta prática do crime de peculato, previsto no artigo 312 do Código Penal (CP). 

Segundo a peça acusatória, Renan teria desviado parte da verba de representação parlamentar, cuja finalidade é unicamente a de custear despesas no exercício do mandato, para pagar pensão alimentícia de filha. A denúncia foi rejeitada em relação aos crimes de falsidade ideológica (artigo 299 do CP) e uso de documento falso (artigo 304 do CP).

Votaram pelo recebimento da denúncia, com maior ou menor extensão em relação ao pedido da PGR, os ministros Edson Fachin (relator), Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cármen Lúcia. 
Pela rejeição da denúncia, votaram os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes.

Leia mais:
1 - PGR defende recebimento de denúncia contra Renan Calheiros por três crimes. http://maranauta.blogspot.com.br/2016/12/pgr-defende-recebimento-de-denuncia.html
2 -  STF deve julgar hoje denúncia contra Renan Calheiros. http://maranauta.blogspot.com. br/2016/12/stf-deve-julgar-hoje-denuncia-contra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário