quinta-feira, 12 de julho de 2012

Base de Alcantara. Concluída montagem do Veículo Lançador de Satélite (VLS-1) na nova torre de lançamento.


Concluída montagem do Veículo Lançador de Satélite (VLS-1) na nova torre de lançamento Agência Força Aérea / Sd Gilberto - CLA
 

Foi finalizada nesta quarta-feira (11/7) a montagem do Veículo Lançador de Satélite (VLS-1) na nova Torre Móvel de Integração (TMI) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

A importante etapa de integração do veículo à torre de lançamento faz parte da Operação Salina iniciada em Alcântara no último dia 20. Nos próximos dias, o veículo passará por testes na nova Torre Móvel de Integração (TMI).

A Operação Salina que acontece no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) é realizada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

A missão prevê o transporte, a preparação e a integração mecânica de um "mock-up" estrutural inerte do VLS-1 – estrutura real do veículo sem combustível a bordo – e ensaios e simulações para verificação da integração física, elétrica e lógica da torre e dos meios de solo do CLA associados à preparação para voo do VLS-1. Além do IAE e CLA, participam da Operação Salina com o apoio logístico e de pessoal o COMAR I, II FAE, V FAE, IPEV e IFI.

Uma equipe de integração vinda do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizará os primeiros testes funcionais do veículo na nova torre a partir de medições e análises física, lógica e mecânica. Nessa nova configuração do VLS-1, a operação possibilitará medir e posicionar todos os novos conectores do veículo integrando-os à torre.

Ontem, uma equipe de técnicos franceses realizou a instalação de um sistema de segurança na torre de fuga localizada ao lado da nova TMI. Por meio do sistema, é possível que diante de alguma situação de perigo evadir com maior segurança do local.

O moderno sistema funciona por meio de “meias” que permitem o deslocamento até a parte subterrânea da torre num mecanismo que reduz a velocidade da queda até o subsolo. Na próxima segunda-feira, será realizada simulação de acidente nas imediações da nova TMI com o atendimento inicial e remoção das vítimas eventuais até o helicóptero de resgate.

TORRE MÓVEL DE INTEGRAÇÃO (TMI)
Altura: 33 metros
Comprimento: 12 metros
Largura: 10 metros
Peso: 380 toneladas
Deslocamento: 4,5 metros por minuto

Estágio atual: Automatização (fase final)

Operação Salina: A torre passa por testes funcionais com a integração de um mock-up do VLS-1 inerte (sem combustível e satélite) durante a operação.

VEÍCULO LANÇADOR DE SATÉLITE (VLS)

Número de estágios : 4
Comprimento total : 19.4 metros
Diâmetro dos estágios (todos) : 1,0 metros
Diâmetro da coifa principal: 1,2 metros
Peso: 49,7 toneladas (na decolagem)

Estágio atual: Ensaios motores foguetes (realizados)
Redes Pirotécnicas (prontas)
Redes Elétricas (em execução)
Ensaios de separação dos estágios (realizados)
Mock-up (estrutura pronta - aguardando redes elétricas e pirotécnicas)
Veículo de voo VLS-VSISNAV (motores em processo de carregamento)

Operação Salina: Um veículo inerte (sem combustível e satélite) foi acoplado à nova TMI durante a operação.

Fonte:http://www.defesanet.com.br/space/noticia/6724/Concluida-montagem-do-Veiculo-Lancador-de-Satelite-(VLS-1)-na-nova-torre-de-lancamento

Diretor do DNIT gen. Jorge Fraxe visita os gabinetes do Dep. Chiquinho Scorcio e do Sen. Jose Sarney pra tratar da duplicação da rodovia BR 135.

Dep. Chiquinho Scorcio, ex-sen. Antônio Leite e Gen.Jorge Fraxe.

O diretor-geral do DNIT, general Jorge Fraxe, esteve no gabinete do deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) para tratarem da duplicação da BR-135. 

Após a reunião, seguiram para o gabinete do presidente José Sarney.

Chiquinho Escórcio fez questão de levar também o amigo e ex-senador Antônio Leite. 

Antônio Leite, Presidente José Sarney, Jorge Fraxe e Chiquinho Scorcio.
A reunião foi muito positiva e o diretor do Dnit prometeu agilizar o processo de duplicação, inclusive, por determinação da presidenta Dilma Rousseff e do ministro dos Transportes, Paulo Passos. 

O General Fraxe garantiu que pretende começar as obras dentro de 90 dias.

Presidente José Sarney, General Jorge Fraxe e Dep. Chiquinho Scorcio.
 FONTE:
Por Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Francisco Escórcio

Estados Unidos. Homem inocente que ficou 32 anos preso é finalmente libertado.


Americano deixa prisão 32 anos após testes de DNA o inocentarem. Andre Davis havia sido condenado por estupro e morte de menina em 1980. Ele é o preso libertado após exames a cumprir maior pena, diz advogada.

Andre Davis fala com a mãe e o pai por telefone após cumprir pena de 32 anos por crime que não havia cometido.

Um americano passou mais de 30 anos atrás das grades até que um teste de DNA revelou que ele não era culpado do estupro e morte de uma menina de 3 anos

Andre Davis, de 50 anos, deixou a prisão, no estado de Illinois, na sexta-feira (6), horas após os promotores arquivarem as acusações contra ele.

Uma corte de apelações do estado ordenou em março um novo teste de DNA de Davis, após exames feitos no material encontrado na cena do crime da menina Brianna Stickle, em 1980, mostrarem que ele poderia não ser o assassino.

O homem foi libertado da prisão de segurança máxima em Tamms, no sudeste do estado, por volta das 7h30 da manhã. As acusações contra ele foram retiradas.

Judy Royal, do centro jurídico de condenações injustas da Northwestern University, de Chicago, que representa Davis, disse que ele é o condenado libertado após teste de DNA que passou mais tempo na prisão. Desde que iniciou suas atividades, o centro já libertou outros 42 encarcerados injustamente.

“O senhor Davis passou 32 anos na prisão por um estupro e assassinato que ele não cometeu. Tamms é um lugar difícil. Ele agora espera reconstruir sua vida, com ajuda da família”, disse Royal.

FONTE. www.g1.com

A equação brasileira: a saída para o Pacífico.

3/7/2012 (ing.) Adrian Salbuchi, Russia Today– 

8/7/2012 (esp.) La Haine.orgAdrian Salbuchi
Excerto traduzido pelo pessoal da Vila Vudu
 
Adrian Salbuchi
Além da semente transgênica da Monsanto, há também a necessidade de os EUA impedirem o acesso do Brasil ao Oceano Pacífico (e à China).
Nada ali se refere exclusivamente ao Paraguai que, apesar de ser nação pequena, localiza-se no coração geopolítico e geoestratégico do continente sul-americano, como já observaram estrategistas brasileiros do século passado. 
 
Controlar o Paraguai é fator chave do controle sobre o continente, para os EUA, cuja principal meta é frear o aumento crescente da influência do Brasil, integrante do chamado grupo BRICS, com Rússia, China, Índia e África do Sul.
Recentemente, o Brasil descobriu enormes reservas de petróleo em suas águas, na costa do Atlântico, o que levou o país a melhorar e reforçar suas forças navais e aéreas, sobretudo depois de os EUA reativarem a IV Frota, do Atlântico Sul, criada durante a Segunda Guerra Mundial, desativada em 1953 e novamente ativada durante o governo de George W. Bush. 
Manifestação anti-Golpe de Estado no Paraguai
A aproximação entre Brasil, Rússia, China e Índia exige que se estabeleçam novas rotas pelo Pacífico, distantes do Atlântico cada vez mais controlado pela OTAN. 
 
O controle político e militar norte-americano sobre o Paraguai é obstáculo considerável no caminho desses interesses do Brasil e, além disso, é passo preliminar nos projetos norte-americanos de constituir um bloco comercial com países seus aliados na América Latina, especialmente México, Panamá (e o canal), Colômbia, Peru, Chile e, agora, o Paraguai. 
 
Está sendo construído um verdadeiro “muro do Pacífico”, que visa a cercar o Brasil e impedir que chegue ao Pacífico e que caberá ao Brasil ultrapassar. 
O tipo de “democracia” que os EUA desejam... 
Ao longo do século 20, a América Latina assistiu a várias tentativas de golpes de estado – civis e militares – orquestrados por EUA, Reino Unido e suas respectivas agências de inteligência, CIA e MI6, que, sistematicamente, orquestraram, financiaram, armaram e promoveram “mudanças de regime” em vários países que resistiam a suas imposições. 
Esses golpes de “mudança de regime” instalaram no poder governos pró-EUA que lá permaneceram ao longo de décadas, tendo à frente figuras de fama planetária, como os generais Augusto Pinochet (Chile), Anastasio Somoza (Nicarágua), Aramburu, Onganía e Videla (Argentina), Carlos Andrés Perez (Venezuela), Fulgencio Batista (Cuba), Alfredo Stroessner (Paraguai), [e os generais MILICANALHAS  BRASILEIROS - Nota da redecastorphoto] dentre muitos outros. 
Dividir para governar. Também vale na versão “enfraquecer para governar”. Essa parece ser a pauta fundamental de uma bem provável espécie de ‘primavera latino-americana’, exatamente como também já é pauta hoje da chamada ‘primavera árabe’. 

É hora de alerta máximo. Há novidades à vista. 

FONTE:http://redecastorphoto.blogspot.com.br/

Polícia Federal apreende cocaína no Aeroporto de São Luís .

São Luís/MA - A Polícia Federal no ultimo dia (9/7) prendeu um homem com de 3 quilos de cloridrato de cocaína. A prisão de D.A.T., 26 anos de idade, é o resultado da fiscalização de rotina realizada pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.
PF conclui investigação de  fraude ao exame da OAB de 2009 






A droga foi encontrada na mala do passageiro, que chegou em um vôo procedente de Manaus/AM, e estava acondicionado em 3 tabletes embrulhados com plástico.

Esta foi a sexta apreensão de cocaína realizada pela Polícia Federal desde abril de 2012 no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, totalizando 78,7 kg de cocaína. 

Até o momento, foram presos sete homens e três mulheres.

O homem foi preso e autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas, com pena de 5 a 15 anos de reclusão será encaminhado para o presídio de Pedrinhas, onde permanecerá à disposição da justiça.

Comunicação Social
Superintendência Regional de Polícia Federal no Maranhão.
Fone: (98) 3131 - 5105

Fonte: http://www.dpf.gov.br/agencia/noticias/2012/julho/policia-federal-apreende-cocaina-no-aeroporto-de-sao-luis

"Empreiteira" dos militares cresce com obras do PAC.

André Borges e Daniel Rittner
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi um divisor de águas para o Departamento de Engenharia e Construção do Exército. 
Até 2006, a "empreiteira" militar ficava limitada a projetos de menor porte. Nos últimos seis anos, porém, a realidade mudou radicalmente. Hoje, o Exército tem cerca de 15 mil homens em operação na área de infraestrutura.

Os poucos projetos que administrava se multiplicaram e hoje somam 34 empreendimentos. E não se trata de pequenas operações. Dessas 34 obras, 25 recebem o carimbo do PAC. A relevância das obras também se reflete no investimento total administrado pelos militares. Entre 2005 e 2012, o Exército esteve à frente de um total de R$ 3 bilhões em obras, dos quais R$ 2,4 bilhões fazem parte do orçamento do PAC.

Segundo o general Joaquim Maia Brandão, chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército, não há planos para que a estrutura do DEC seja ampliada, embora uma lista de obras de obras em compasso de espera costume frequentar a gaveta do general.

Os aeroportos da Infraero são apenas uma das frentes tocadas pelos militares. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tem, atualmente, 19 contratos firmados com o Exército para tocar obras de recuperação e duplicação de rodovias federais. No setor portuário, a força militar está presente nos portos de São Francisco do Sul e Itajaí, em Santa Catarina. Com o Ministério da Integração, um batalhão trabalha na conclusão de um dos trechos de aproximação da transposição do São Francisco, em Pernambuco. No mesmo Estado, realiza as obras de revitalização das margens do São Francisco, no município de em Barra, um convênio firmado com a Codevasf.

Quatro obras importantes deverão ser concluídas até o fim deste ano, segundo o general Brandão. A terraplenagem do aeroporto de Guarulhos, a participação no eixo leste da transposição e dois lotes da rodovia BR-101, em Pernambuco e Rio Grande do Norte, vão terminar e liberar três batalhões para remanejamento. Isso significa 3 mil militares em trânsito para novas frentes de trabalho, como uma futura intervenção na BR-235, no Piauí, já encomendada pelo Dnit.

A capacidade de execução de obras ganhou mais musculatura no mês passado, quando o governo anunciou a destinação de R$ 1,5 bilhão para a compra de equipamentos para as Forças Armadas. Os batalhões de engenharia e construção passarão a contar com o apoio de boa parte dos 4.170 caminhões adquiridos pela União.

Para executar as suas obras, o Exército inclui no orçamento de cada projeto o custo de ferramentas e máquinas que, eventualmente, terão de ser compradas. Não há custo com mão de obra, já que o salário dos militares é integralmente pago com recursos da Defesa. No mercado, estima-se que as obras dos militares tendem a custar até 20% menos que aquelas tocadas 100% pela iniciativa privada. Esse número não é confirmado pelo general Brandão. "O que temos é uma missão para cumprir, que é a preparação de nossas tropas para a guerra. Se não temos guerra, temos a obrigação de manter nosso contingente em atividades que, se necessário, irão desempenhar em uma situação de emergência", diz.

Apesar das críticas que a empreiteira militar costuma receber do setor privado, por conta de sua "intervenção" no mercado, o fato é que os militares estão à frente de obras de infraestrutura desde 1880, quando os militares foram convocados a entrar na construção de estradas de ferro e linhas telegráficas. Só mudaram as obras. "Deu problema? Chama a cavalaria. E a cavalaria é o Exército", diz o general Brandão. 
 
FONTE:http://www.exercito.gov.br/web/imprensa/resenha

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Identificados e presos seqüestradores do menino Pedro Paulo Lemes.


Os três sequestradores presos. Dois foram encontrados no Pará e outros em Imperatriz (Divulgação)
Presos: Bruno; Ricardo e Antônio.

Foram presos: Bruno Francisco Sousa da Silva, de 23 anos; Ricardo Feitosa dos Santos, de 26 anos, presos em Marabá. E Antônio Diacuí Brito, de 54 anos, detido em Imperatriz.
 
Ismael Araújo - O Imparcial Online.


Um trabalho sigiloso feito pela polícia conseguiu prender três dos envolvidos do 'seqüestro do menino Pedro Paulo Lemes. 
 
Dois deles foram localizados na cidade de Marabá, no Pará e o terceiro, em Imperatriz.

De acordo com as informações da polícia, ainda há outras pessoas que participaram da ação criminosa e devido a isso, as buscas estão sendo realizadas nos municípios de Araguaína, no Tocantins; e também em Marabá.

O Secretário de Segurança, Aluísio Mendes, viajou no começou da tarde desta quarta-feira (11) a Imperatriz e, no começo da noite, apresentou os suspeitos a imprensa.

Eles Foram identificados como Bruno Francisco Sousa da Silva, de 23 anos; Ricardo Feitosa dos Santos, de 26 anos, ambos presos em Marabá. E ainda Antônio Diacuí Brito, de 54 anos, detido em Imperatriz. 
 
Durante a coletiva, a polícia ainda informou que duas pessoas foram presas em Araguaína, mas, os nomes não foram revelados.
 
Fonte: http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2012/07/11/interna_urbano,118602/identificados-e-presos-sequestradores-do-menino-pedro-paulo-lemes.shtml