quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ser Piauiense é....

Recebi este texto através de um email de uma amiga "Elane" que reside em Fortaleza mas não esquece sua terra natal o Piauí, terra onde eu também passei parte de minha infância, e aqui no meu cantinho eu parabenizo este povo irmão, e imagino quando nós vamos poder dizer o mesmo do nosso Maranhão.

Piauiense


Piauiense não briga...risca a faca
Piauiense não vai pra festa...ráia
Piauiense não entra...imburaca
Piauiense não chaveca...quexa
Piauiense não conserta...indireita
Piauiense não fala vamos...fala rumbora
Piauiense não joga fora...rebola no mato
Piauiense não vai embora... chega (e aí, vou chegar)
Piauiense não dobra...quebra (quebra pra esquerda)
Piauiense não tem fome...fica brocado
Piauiense não enche a barriga...fica de bucho chei
Piauiense não se dá mal...se lasca
Piauiense não discute...bota buneco
Piauiense não cola...pesca
Piauiense não vai agora...vai “nestante”
Piauiense não fica...pega
Piauiense não pega prostituta...pega “gato”
Piauiense não avisa...dá um toque
Piauiense não termina...acaba logo
Piauiense não bagunça...esculhamba
Piauiense não vai devagar...vai só “narmanha”
Piauiense não tem velho amigo...tem amigo das antigas
Piauiense não respeita...considera
Pra piauiense não basta ser bom...tem que ser massa.

Conselho aos PIAUIENSES e a seus amigos...

Quando falarem que o Piauí fica onde o vento faz a curva, diga que por isso nós temos as melhores condições para a prática de esportes à vela e para a geração de energia eólica do Brasil em nosso belo litoral.

Quando falarem que o Piauí é quente, diga que aqui o sol brilha mais, somos filhos do sol do equador, por isso temos luminosidade e calor ideais para a produção da rica fruticultura tropical.

Quando falarem que o Piauí é seco, diga que nós fomos abençoados com uma das maiores reservas de águas subterrâneas do mundo; que temos o maior rio genuinamente nordestino _ o Rio Parnaíba, além de inúmeras barragens e lagoas que podem receber projetos de irrigação, piscicultura e lazer.

Quando falarem que no Piauí não tem petróleo, diga que nós já estamos na era da energia renovável, que fomos pioneiros no biodiesel a partir da plantação de mamona e temos potencial para ser um dos maiores produtores de combustíveis verdes do país.

Quando falarem que o litoral do Piauí é o menor do Brasil, diga que nós temos o único delta em mar aberto das Américas e praias paradisíacas, com águas quentes e sem poluição.

Quando falarem que o piauiense é um povo primitivo, encha o peito de orgulho e diga que nós somos o berço do homem americano cujas origens repousam nos sítios arqueológico da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato.

Quando falarem que a economia piauiense é pobre, diga que apesar da baixa renda per capita, nós somos tão ricos em oportunidades que o nosso crescimento está acima da média nacional.

Quando falarem que o Piauí tem problemas de saúde, diga que todos tem, mas a nossa medicina é referência para o norte-nordeste pela qualidade dos nossos médicos, pelo fácil acesso ao nosso polo de saúde e que por isso brasileiros de diversas regiões do país vêm se tratar em nossa terra. E que aqui o tratamento começa com a nossa maneira de acolher e receber bem as pessoas.

Quando falarem que o povo do Piauí não tem conhecimento, diga que nós temos a melhor escola de ensino médio do Brasil _ o Instituto Dom Barreto e uma bem estruturada rede de ensino público e privado, onde inclusive, pode-se aprender melhor sobre o nosso estado, o Brasil e o mundo e, nem por isso são cobradas as mensalidades mais caras do país.

Quando falarem que o Piauí é improdutivo, diga que nós somos recordista nacional em produtividade de grãos; maior produtor brasileiro de cera de carnaúba, matéria-prima de larga aplicação industrial no mundo moderno; maior produtor nacional de mel de abelha (com a vantagem de que o nosso mel é de floração natural); que temos um dos maiores e melhores rebanhos caprinos do Brasil e tantas outras coisas que só conhecendo...

Aproveite e reforce o convite para conhecer o nosso Estado, em especial a quente, bela e hospitaleira Teresina, capital da boa gente nordestina, também conhecida por ser, proporcionalmente, a capital mais tranquila do Brasil.