sábado, 19 de novembro de 2011

Filosofia - O que é o agnosticismo?

A ciência filosófica se dividia em duas corrente de pensamento. 
 
O materialismo e o idealismo.
 
Basicamente o materialismo pode ser entendido como a explicação do mundo tendo em base a matéria, ou seja, a explicação cientifica e racional - a razão. 
 
O idealismo nega a existência da matéria, ou seja, questiona a existência física e se apoia na religião e na crença em Deus - a fé. 
 
Entretanto alguns pensadores criaram uma nova corrente filosófica que criou confusão entre estas duas teorias. A terceira filosofia.

Esta denominada agnosticismo, do grego 'a' (negação) e 'gnosticos' (capaz de conhecer), ou seja, "incapaz de conhecer".


Segundo estes não se pode saber se o mundo é materialidade, espírito ou natureza.


Imaginem dois homens na neve com óculos azuis e cor-de-rosa passeiando nesta, assim passando o resto da vida discutindo qual era a sua cor verdadeira sendo que nunca podem retirar os óculos. Poderão um dia saber qual a cor verdadeira da neve, se cada um estão convictos que estão certos?


Quando nos prestamos a filosofia temos que estar completamente disposto a abandonar qualquer coisa que damos como verdade caso esteja embasasado no senso comum.


Os materialistas e idealistas são os dois homens na neve. Este é o raciocínio agnóstico.

Kant (filosofo alemão) e hume (escocês) foram os fundadores da teoria. Na verdade o objetivo de ambos era conciliar o idealismo e o materialismo. A fé e a razão. O agnosticismo foi a resposta.

Imannuel Kant dizia que a razão humana é dividida em categorias, sendo que Deus e todos estes conhecimentos celestial estão numa categoria superior não se pode provar sua existência pela razão.


Em suma, a razão humana não pode saber se Deus existe, e não tem no que intrometer-se; discutir é completa perda de tempo. 

Materia copiada: http://universo-filosofico.blogspot.com/2011/03/o-que-e-o-agnosticismo .html#comment-form

Nenhum comentário:

Postar um comentário