segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Lula. Íntegra da carta de Lula referente aos 32 anos do PT.

Brasília, 10 de fevereiro de 2012

Cara Presidenta da República Dilma Rousseff,

Caro Presidente do PT Rui Falcão,

Dirigentes e Militantes do PT,
 
Companheiras e Companheiros,

Eu queria muito estar hoje em Brasília com vocês. Além de celebrar coletivamente o aniversário do nosso partido, teria a oportunidade de rever e abraçar tanta gente amiga cujo carinho e companheirismo têm um papel fundamental na minha vida.

No entanto, o meu tratamento de saúde entrou em sua etapa final e devo manter a rigorosa disciplina seguida até agora, para que a cura seja completa e eu volte o mais rápido possível à militância social e política que tanto nos apaixona e mobiliza.

Se não terei, hoje, a alegria de revê-los, é porque quero estar com vocês muitas e muitas vezes nos próximos meses e nos anos vindouros, participando intensamente das lutas promovidas pelo PT em defesa da dignidade do povo brasileiro e da democratização cada vez mais substantiva da nossa sociedade.

O PT tem motivos de sobra para orgulhar-se de sua trajetória e de suas conquistas.

Conseguimos, nesses 32 anos de vida, enfrentando todo tipo de preconceito e dificuldade, construir o maior partido de esquerda da história do Brasil e uma das organizações progressistas mais respeitadas do mundo.

Cumprimos, com notável êxito, os principais compromissos contidos em nosso “Manifesto de Fundação” lançado em 10 de fevereiro de 1980 naquele memorável encontro do Colégio Sion.

Nunca será demais lembrar que, junto com outras forças de oposição, o PT contribuiu de modo decisivo para o fim do autoritarismo e a redemocratização do país. Ajudamos a criar e consolidar a maioria das organizações populares, independentes e combativas, que fazem a riqueza da sociedade civil brasileira. O chamado “modo petista de governar”, primeiro nos municípios e estados e depois no próprio governo federal, renovou profundamente a cultura administrativa do país, tornando-o muito mais republicano e participativo. Construímos, em parceria com outros partidos de esquerda, imprescindíveis ao sucesso da causa comum, generosas frentes populares, que se opuseram ao desmonte neoliberal e ofereceram ao país um modelo alternativo de desenvolvimento, capaz de gerar empregos, distribuir renda e promover inclusão social. E fomos além. Inspirados no saudoso Paulo Freire, que recomendava “unir os diferentes para melhor enfrentar os antagônicos”, constituímos uma ampla aliança de centro-esquerda para conquistar democraticamente a Presidência da República.

Nesses nove anos de governo nacional, o PT e seus aliados realizaram, pacificamente, uma verdadeira revolução econômica e social, levando o país a dar um extraordinário salto produtivo e tecnológico e, sobretudo, incorporando aos direitos básicos de cidadania dezenas de milhões de brasileiros e brasileiras que viviam à margem da sociedade. Tudo isso resultou em uma nação muito mais próspera e justa, que conquistou importante lugar no mundo. A atuação internacional do Brasil expressa os mesmos valores éticos e políticos, afirmando a soberania do país, impulsionando a integração regional e pugnando pela reforma da ordem global, na perspectiva de um mundo multipolar, em que todos os povos tenham verdadeiras oportunidades de desenvolvimento.

Nosso projeto transformador, hoje sob a liderança da querida companheira Dilma Rousseff — essa mulher corajosa, lúcida e competente, que o Brasil e o mundo estão aprendendo a admirar — segue de vento em popa.

A Presidenta Dilma, além de consolidar as conquistas do período precedente, cujo mérito é também dela, como excelente ministra que foi, está dotando o país de novos objetivos estratégicos, que devemos apoiar com entusiasmo. São metas econômicas, políticas, sociais e culturais que pavimentam o caminho do futuro. Peço licença a vocês para destacar duas delas, que tocam fundo o meu coração: erradicar a extrema pobreza até 2014, dando oportunidade de sobrevivência digna a 16 milhões de pessoas, por meio do Programa Brasil Sem Miséria; e expandir em escala massiva o ensino profissional e tecnológico, interiorizando a oferta, por meio do Pronatec, que pretende beneficiar 8 milhões de jovens até 2016.

Ainda existem, evidentemente, desafios importantes a superar. Mas os avanços obtidos sob a liderança do PT são inequívocos e prefiguram conquistas ainda maiores e mais valiosas.

Para estar à altura de suas responsabilidades, como esteve até agora, o nosso partido precisa manter-se sempre democrático e inovador, sem perder nunca a capacidade de aprender com as lutas do povo e de se aperfeiçoar a cada dia.

Quero concluir essa saudação dizendo da minha alegria em saber que nesse ato estão sendo homenageadas duas pessoas admiráveis, que dedicaram toda a sua vida aos ideais de liberdade e justiça: Apolônio e Reneè de Carvalho. Sei que outros falarão sobre o inesquecível e insubstituível Apolônio. Direi uma palavra sobre a caríssima Reneè. Nada melhor do que o espírito fraterno, a bondade e o sorriso luminoso dessa linda companheira para simbolizarem o humanismo que deu origem ao PT e que sustenta a nossa caminhada.

Um grande abraço,
 
do Lula.

Rui Falcão, presidente do PT, conclama prefeitos a defender proposta de projeto nacional do partido

Para debater as estratégias nas eleições municipais deste ano, prefeitos e deputados estaduais petistas participaram de uma plenária com dirigentes do partido. O presidente do PT, Rui Falcão, conclamou os participantes a realizar a disputa eleitoral pautada em ideias e em propostas de governo.

“Todas essas ideias devem estar dentro do nosso projeto nacional, que tirou da miséria quarenta milhões de pessoas, projetou o Brasil no cenário internacional – somos hoje a 6ª. economia do mundo - saldamos a dívida com o FMI; passamos a fazer política externa independente; diversificamos o nosso mercado, fortalecemos o mercado interno; elevamos o poder de compra do salário mínimo. E todas as essas questões protegeram o Brasil da crise mundial”, declarou Falcão.

Projeto petista x regime liberal: diferenças significativas

O presidente Rui Falcão também ressaltou que é preciso deixar bem claro quais são as diferenças entre as propostas petistas para o desenvolvimento do Brasil, em contraste com o modelo liberal de governo. “Ao iniciar a pré-campanha temos que deixar nítidas essas diferenças de projeto. Os que queriam o Brasil privado, subordinado aos interesses das grandes corporações ou o projeto que redimiu parte da dívida social do país, que reduziu as desigualdades, e que criou possibilidade de ascensão social e abriu novas oportunidades de educação e de realização profissional” explicou Falcão.

Entre os integrantes da mesa na plenária realizada durante o Encontro Nacional de Prefeitos e Deputados Petistas, estavam o presidente do PT, Rui Falcão, a Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, Geraldo Magela, integrante do diretório nacional, além de prefeitos e outros dirigentes.

Fonte: Portal do PT

Trabalhadores rurais passam a ser cadastrados no Sine-MA

A Secretaria de estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres) passa a fazer o cadastramento de trabalhadores rurais no banco de currículos do órgão, com a finalidade de realizar a intermediação de mão-de-obra rural no estado, a exemplo do que já acontece no trabalho urbano, por meio do Serviço Nacional de Emprego (Sine-MA). A ação integra o Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo e o programa Marco Zero de Intermediação Rural, este último executado pela Setres, em parceria com o Ministério do Trabalho.

“A rotina de atividades do serviço de intermediação para o emprego inclui a pactuação com os empregadores para a oferta de vagas por meio do Sine-MA. No programa Marco Zero é a mesma fórmula, mas aplicada ao âmbito rural”, explicou o secretário de Estado de Trabalho, José Antônio Heluy.

A diferença, de acordo com o secretário, é o modelo do serviço, que funciona com uma equipe móvel, responsável pelo cadastramento e encaminhamento dos trabalhadores rurais de acordo com a demanda dos empregadores do setor.

Primeira Ação

Para 2012, o Marco Zero dispõe de 650 vagas de emprego temporário para plantio e corte de cana-de-açúcar. As vagas são oferecidas pela Usina Agro Serra, produtora de etanol, atuante na região de São Raimundo das Mangabeiras.

A empresa produz cerca de 100 milhões de litros de álcool combustível por ano, estando entre as maiores do Norte-Nordeste. O início do plantio e do corte de cana nos 29 mil hectares da Agro Serra está previsto para o início de março, tendo duração de cerca de 8 meses.

O recrutamento para as vagas será realizado em locais distintos: Colinas, Passagem Franca, São Luís Gonzaga e São Raimundo das Mangabeiras, municípios que já possuem histórico de trabalhadores com atuação na área de produção de cana-de-açúcar. A ação em São Luís Gonzaga teve início na terça-feira (7) e deve seguir durante toda esta semana, partindo para Colinas logo em seguida.

De acordo com Isaura Moreira Lima, coordenadora da Intermediação Rural, a procura pelo cadastramento no Sine tem sido grande, por parte dos trabalhadores rurais. Muitos desconheciam o serviço, mas aprovam a ação do governo.

“Além de realizar o cadastro, temos a oportunidade de conhecer a situação socioeconômica do trabalhador do campo e oferecer uma garantia de que o trabalho para o qual ele está sendo encaminhado não tem qualquer ligação com a exploração da mão-de-obra escrava”, esclarece a coordenadora.

A oportunidade atraiu trabalhadores experientes e jovens que procuram um meio de vida, como Magno Souza, de 19 anos, que está tentando seu primeiro emprego. Ele foi influenciado por um amigo, que também está fazendo a seleção. “Eu espero conseguir o emprego, encarar esse desafio e começar minha vida, minha família”, declarou.

Fonte: secom

Vice-governador visita obras no prédio do antigo Colun

O prédio do antigo Colégio Universitário (Colun), localizado no bairro Vila Palmeira, em São Luís, em reforma pelo Governo do Estado, será entregue à comunidade a partir do segundo semestre letivo de 2012. O anúncio foi feito durante café da manhã, que ocorreu no sábado (11), com o vice-governador, Washington Luiz, o secretário-adjunto de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Almir Coelho e representantes da comunidade.

O vice-governador destacou que a escola tem grande importância para a comunidade e a obra no colégio integra um amplo trabalho que o governo vem realizando de recuperação dos prédios públicos.

“O governo do Estado está trabalhando para recuperar os prédios públicos e muitos desses espaços serão destinados à capacitação profissional dos nossos jovens para que possam assumir os postos de trabalhos dos grandes empreendimentos que chegam ao Maranhão”, afirmou Washington Luiz.

O secretário adjunto da Seduc, Almir Coelho, ressaltou que a Seduc está aberta ao diálogo para os pleitos da comunidade. “Temos um instrumento muito importante nas escolas da rede estadual de ensino, que são os colegiados escolares, com participação de pais e pessoas da comunidade que auxiliam a gestão escolar”, frisou.

Marcelo Nagai, representante da empresa responsável pela reforma no antigo Colun, informou que a comunidade vem acompanhando de perto o andamento das obras. “De forma organizada, a comunidade tem acompanhado as obras com visitas periódicas, sugerindo e participando”, comentou.

Para o líder comunitário, Nhô Santos, a escola representará um avanço para o bairro. “Este prédio trará economia e desenvolvimento social para a comunidade. Queremos ser parceiros do governo para que possamos ter uma educação de qualidade”, reforçou.

O prédio do antigo Colun, conta com mais de 40 salas de aula, dois auditórios, laboratórios, biblioteca, duas quadras esportivas e praças temáticas.

11/02/2012

PT comemora aniversário de 32 anos em São Luís

O Partido dos Trabalhadores (PT) completa 32 anos nesta sexta-feira, 10. Para comemorar a data, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Maranhão (PT-MA) e o Diretório Municipal de São Luís (PT São Luís) realizam, neste sábado (11), a partir das 11h, um ato comemorativo, que será realizado no Sítio do Batista, na rua Santa Maria, nº 30, bairro Angelim, em São Luís.

O evento contará com a presença do vice-governador do Maranhão, Washington Luiz; o presidente Estadual do PT, Raimundo Monteiro, além de dirigentes de diretórios municipais do partido, militantes, deputados, prefeitos, lideranças sindicais populares e comunitárias, movimentos sociais e lideranças de partidos aliados.

Para o presidente do diretório Estadual do PT, Raimundo Monteiro, o partido tem muito a comemorar. “Nestes 32 anos, o partido obteve muitas vitórias e alegrias para o povo brasileiro e para a América Latina, principalmente, aos pobres do nosso país, com mais emprego, mais salários. Mais de 25 milhões saíram da miséria”, apontou.

O vice-governador do Maranhão, Washington Luiz (PT), destacou que os 32 anos do partido foram construídos com a militância. “Estes 32 anos do PT foram construídos com a militância partidária. O PT amadureceu e aprendeu a governar com os partidos aliados para enfrentar problemas conjuntamente e melhorar as condições de vida da população”, afirmou.

Fernando Silva, presidente do diretório municipal de São Luís, ressaltou que o partido cresceu com a participação ativa na luta pela democracia e sendo protagonista na revolução da política nacional com o governo do presidente Lula e os grandes projetos sociaisimplantados no País.“Destaco o crescimento do nosso partido tanto em nível nacional como em nosso estado onde temos, atualmente, três deputados estaduais e podemos eleger em 2012 nosso prefeito nessa capital”, enfatizou.

O secretário de comunicação da executiva estadual do PT, Joab Castro, destacou que 32 anos representa uma idade madura para o partido. “Avançamos com mais uma cadeira de deputado estadual e temos hoje o vice-governador do estado, mas precisamos avançar em 2013 ocupando de 3 a 4 cadeiras na câmara municipal de São Luís e em prefeituras no estado ,” frisou.

O Partido dos Trabalhadores foi fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo. O Partido surgiu da organização sindical espontânea de operários paulistas, liderados pelo ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e outras lideranças de trabalhadores, no final da década de 1970, dentro do vácuo político criado pela repressão do regime militar aos partidos comunistas tradicionais e aos grupos de esquerda existentes.

Com transmissão ao vivo o aniversário do PT será comemorado nesta sexta-feira (10), a partir das 19h00. Os mais de trezentos mandatários que serão recebidos pela presidenta Dilma Rousseff já demostram satisfação, principalmente pela oportunidade de debate.


Acompanhe a transmissão pelo http://www.ustream.tv/channel/ptaovivo

32 anos de lutas e vitórias

Texto: José Dirceu

O Partido dos Trabalhadores faz hoje 32 anos. Percorreu uma longa caminhada desde que surgiu do movimento operário, tendo Luiz Inácio Lula da Silva e outros representantes da esquerda como líderes, ao final da década de 1970. Com apenas 21 anos chegou ao poder, mudou o país, conseguiu a proeza de, em um momento de grave crise mundial, continuar perseguindo e conquistando o que programou - a manutenção do crescimento econômico com emprego e renda.

O Brasil pelo qual o partido tanto lutou é hoje a sexta maior economia do mundo. Temos hoje a menor taxa de desemprego já registrada. E dispomos de um Estado cada vez mais estruturado para dar conta das demandas de seu povo e da cidadania.

Mas não é hora de arrefecermos. Há muitas outras batalhas neste caminhar. Ontem, na reunião do Diretório Nacional, dois temas foram destacados, com toda a razão. Discutiu-se a importância de centrarmos as forças este ano em uma campanha pela democratização dos meios de comunicação de massa. Este seria um passo importante no processo democrático para dar voz a todos os setores da sociedade. Discutiu-se, ainda, a importância da Comissão da Verdade. Este é mais um desafio do partido este ano: apoiá-la no resgate da memória da luta pela democracia durante o período da ditadura militar.

O partido cresce a cada eleição

Por isso mesmo, o nosso partido cresce a cada eleição - nas duas últimas já foi o mais votado no país para o Congresso - e conta nas pesquisas com uma média três vezes maior de preferência dos brasileiros que o partido colocado em 2º lugar (na maioria das vezes, o PMDB).

Em termos nacionais, sem particularizar nenhuma capital, ou cidade, está bem colocado para a disputa do primeiro turno das eleições municipais em 7 de outubro. Levantamento divulgado pelo secretário-geral, Paulo Frateschi, indica que o partido terá 38 mil candidatos a prefeito, vice e a vereador nos quase 6 mil municípios do país.

Segundo Frateschi, o partido agora deverá priorizar a disputa em 118 cidades com maior número de eleitores/habitantes. Antes era acusado de radical, sectário, de não negociar nem fechar alianças com ninguém. Nas últimas eleições - e neste início de caminhada para esta de agora - abriu-se a articulações e negociações, fez e faz coligações.

A luta será dura

O PT sai para mais esta eleição sabendo que a luta será dura. Terá de enfrentar jogo baixo. Já estão na mídia os temas que, infelizmente, deverão ser negativamente explorados na campanha e nas eleições. Entre eles, o aborto, o homossexualismo, a religião. Mas, é o que resta à nova velha direita brasileira. Afinal, tem sido sistematicamente derrotada em todas outras questões. Prova disto são os três governos que lideramos com sucesso em praticamente todas as áreas. Vamos à vitória!

Pagamento dos aportes financeiros municipais do Programa Garantia Safra inicia dia 12

O Garantia Safra dará início ao pagamento dos aportes financeiros dos municípios que aderiram ao Programa (safra 2011-2012), no próximo dia 12 (domingo). Este ano, 28 municípios maranhenses aderiram à Ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ao todo, 12.890 agricultores foram inscritos por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA).

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Pronaf, voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, na área norte do estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do Espírito Santo - área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), majoritariamente Semiárida - que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Para participar do Garantia-Safra, é necessário que anualmente estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da Sudene façam adesão ao Programa.

Os agricultores que aderirem ao Garantia Safra nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o semiárido, receberão a indenização prevista diretamente do Governo Federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

O valor do Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra.

De acordo com o coordenador do Programa Garantia Safra na Agerp, Oscar Valois, este calendário deve ser cumprido rigorosamente, uma vez que caso haja perda em algum dos municípios participantes, seus laudos não serão analisados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“Aconselhamos que os gestores municipais cumpram com seus aportes nas datas estipuladas pelo MDA, evitando com isso, a exclusão do seu município do Programa”, destacou Valois.


Fonte:secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário