quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Relembrando... Assembleia legislativa debateu a Violência e o Extermínio de Jovens no MA

Devido o crecente aumento no número de homicidios entre os jovens da Ilha de Upaon-açu, relembro aqui que a Assembleia Legislativa do Maranhão, conforme noticia publicada em 15 de junho de 2012 e que lincada no final deste texto, promoveu uma audiência pública sobre a Violência e o Extermínio de Jovens. 

O debate foi um requerimento da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Luís em parceria com a Comissão de Direitos Humanos.

A idéia de realização da audiência surgiu em outubro de 2011 fruto do Seminário “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”. 

A Campanha tratou de uma ação articulada de diversas organizações para levar à sociedade inteira o debate sobre as formas de violência contra a juventude, especialmente a Violência e extermínio de milhares de jovens no Brasil, Maranhão e em especial São Luís.


Compuseram a mesa da Audiência além do presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Bira do Pindaré (PT); Assessora da arquidiocese de São Luís, Eunice Nunes; Secretario Geral da PJ, Ronald Rabelo; DCE da UEMA, Sandro Almeida; Secretario de Juventude do PT, Paulo Romão.


Segundo o Mapa da Violência 2012, entre 1999 e 2010 a taxa de homicídios contra os jovens no Maranhão cresceu 385%, tendo um crescimento ainda maior nas cidades do interior do estado (463%).


Mais grave ainda são as constatações da mesma pesquisa de que o extermínio no Brasil além de idade (jovens) possui cor (negros), sexo (homens) e classe social (pobres da periferia).


O deputado Bira ressaltou a importância de se debater políticas públicas para a juventude, ele lembrou que iniciou sua militância social na Pastoral da Juventude. 

Somente políticas de repressão a violência não resolvem os problemas orgânicos, são necessárias políticas de prevenção.


Encaminhamentos


A PJ entregou ao deputado Bira um caderno com propostas de políticas públicas e ações para a juventude maranhense.


Outros encaminhamentos que surgiram foram: 

a criação de Centros de Arte e Cultura nas periferias; 

Criação do fundo de políticas para a juventude; 

incluir na formação de policiais o enfoque na relação com a juventude; 

investimentos em políticas públicas para dependentes; 

Realizar um seminário para discutir o monitoramento da mídia; 

Formar um grupo de trabalho para mapear a violência contra os jovens; 

Criar uma frente parlamentar de juventude para acompanhar políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário