quinta-feira, 18 de outubro de 2012

VALE - Freio chinês faz empresa conter produção de minério.

Freio chinês faz Vale conter produção de minério.

No terceiro trimestre deste ano, houve queda de 4,5%; além disso, houve problemas relacionados ao licenciamento ambiental em Carajás.

18 de Outubro de 2012 às 06:35
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A produção de minério de ferro da Vale atingiu 83,92 milhões de toneladas no terceiro trimestre deste ano, uma queda de 4,5 por cento em relação ao recorde alcançado no mesmo período do ano passado, quando a China turbinava a demanda pelo produto.

Na comparação com o segundo trimestre, porém, a maior produtora de minério de ferro do mundo elevou a produção em 4,2 por cento, com siderúrgicas recompondo estoques apesar da persistente expectativa de desaquecimento econômico do maior consumidor global do produto.

O terceiro trimestre foi marcado por forte volatilidade de preços. No início de setembro, a cotação na China chegou ao menor patamar em cerca de três anos, abaixo de 90 dólares por tonelada.

A empresa brasileira produziu 234,4 milhões de toneladas de janeiro a setembro, o que se mostra compatível com seus objetivos para o ano. A meta da mineradora para 2012 é produzir 310 milhões de toneladas de minério de ferro.

A produção da Vale, divulgada nesta quarta-feira em comunicado ao mercado, veio em linha com o que esperavam analistas consultados pela Reuters.

"Durante o período de 12 meses encerrado em 30 de setembro de 2012, nossa produção de minério de ferro atingiu 317,4 Mt", destacou a Vale na nota.

A empresa disse ainda que iniciou o decapeamento da mina de N5 Sul em Carajás, com previsão de início da produção até o final do ano.

"N5 tem mais de um bilhão de toneladas métricas em reservas provadas e prováveis, com teor médio de ferro de 67,1 por cento. A mina contribuirá para aprimorar a qualidade da nossa produção de minério de ferro nos próximos anos, reforçando, assim, uma de nossas principais vantagens competitivas no mercado global."

DIFICULDADES
As rivais Rio Tinto e BHP Billiton aumentaram a produção de minério, respectivamente, em 5,6 por cento e 1 por cento na comparação anual.

A Vale explicou que a produção na sua principal unidade de minério de ferro, Carajás, foi afetada por problemas relacionados ao licenciamento ambiental.

Isso levou a maior produtora de minério de ferro do mundo a "persistir na mineração de cavas mais antigas, o que resultou em menor produtividade, menor teor de Fe e custos mais elevados", segundo comunicado.

A empresa afirmou que em Carajás não conseguiu manter a mesma performance do ano passado. No terceiro trimestre, a produção foi de 27,6 milhões de toneladas, 10,5 por cento abaixo da registrada no mesmo período de 2011.

OUTROS PRODUTOS
A produção de níquel da Vale recuou 15,7 por cento em relação ao terceiro trimestre de 2011, para 48,9 mil toneladas. A mineradora realizou paradas programadas em minas no Canadá e enfrentou ainda "questões operacionais" em projetos como Onça Puma.

A produção de cobre da mineradora também diminuiu na comparação anual, enquanto a de carvão aumentou.

A produção de carvão metalúrgico totalizou 1,2 milhões de toneladas, um recorde histórico para o terceiro trimestre, com o avanço da produção de Moatize, empreendimento em Moçambique.

A produção de carvão metalúrgico subiu 106,4 por cento ante o mesmo período do ano passado.

Já a produção de cobre foi de 67,5 mil toneladas, queda de 19,9 por cento ante o terceiro trimestre de 2011. As atividades no período foram afetadas por paradas para manutenção nas minas de Sudbury e Thompson.

(Por Sabrina Lorenzi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário