domingo, 26 de maio de 2013

Hungria destrói plantações geneticamente modificadas da Monsanto

Postado por Daniela Novais 11:09:00 25/05/2013.
 
Crédito : AP Photo / Mikhail Metzel
 
A Hungria destruiu quase 500 hectares de culturas de milho plantadas com sementes geneticamente modificadas da Monsanto. Segundo o secretário de estado húngaro e Ministro do Desenvolvimento Rural Lajos Bognar, na Hungria as sementes geneticamente modificadas estão banidas e proibidas. O país toma uma posição diferente de países membros da União Europeia (UE)como Portugal, e semelhante ao Peru que instituiu uma lei que bane e proíbe as sementes e alimentos geneticamente modificados por pelo menos 10 anos. 

Os quase 500 hectares de milho destruídos estavam espalhados pelo território húngaro e haviam sido plantados há pouco tempo, o que quer dizer que o pólen venenoso do milho ainda não estava a ser dispersado, conforme Lajos Bognar. Segundo ele, as buscas continuam, pois os produtores são obrigados a certificarem-se que as sementes que usam não são geneticamente modificadas. 

Os agricultores defenderam-se com a ideia de que não sabiam tratar-se de sementes OGM. Com a estação já a meio, é tarde demais para plantarem novas sementes por isso a colheita deste ano foi completamente perdida. E para piorar o cenário aos agricultores, a companhia que distribuiu estas sementes no condado de Baranya abriu falência o que impede que recebam compensação. 

Uma rádio regional revelou que as duas maiores produtoras de sementes geneticamente modificadas foram afetadas com este ato mas que existem milhares de hectares nestas condições. Durante a investigação os fiscais descobriram que a Monsanto havia injetado produtos da Pioneer Monsanto entre as sementes a plantar, possivelmente com o intuito de disseminar aquela cultura. 

Ainda segundo Lajos Bognar, o movimento de livre trânsito de produtos dentro dos estados da UE impede que as autoridades investiguem como estas sementes chegaram à Hungria, mas o governo húngaro quer certificar-se da validade das culturas em solo húngaro de agora em diante. 

As informações são da Portugal Mundial. 

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário