sábado, 4 de maio de 2013

Seduc e Sejap ampliam ensino nas unidades prisionais.

pedrinhas 

A Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), conseguiu aumentar consideravelmente os números de salas de aula nos presídios do Maranhão. Em 2013, além das já existentes, cinco novas unidades prisionais passarão a ter oferta de ensino aos internos.

Após a finalização do Plano de Educação nas Prisões, elaborado pela Seduc em conjunto com a Sejap, os investimentos equivalentes a reformas e adequações dos ambientes, onde são ministradas as aulas para os internos, foram feitos pela Sejap. 

Sob a responsabilidade da Seduc ficaram as contratações de novos professores e os materiais a serem utilizados em sala de aula. As Unidades Prisionais de Davinopólis, Bacabal, Santa Inês, Caxias e o Presídio São Luís, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, são as novidades da educação no sistema.

O secretário de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, acredita na educação como forma de reintegração para esses internos. “Juntos estamos cumprindo as determinações da Lei de Execução Penal (LEP) e conseguindo, com apoio e investimento, tornar possível a ressocialização dentro do sistema carcerário” pontuou.

O coordenador de Educação da Sejap, Elias Ribeiro, explica que até o momento três unidades iniciaram o ano letivo. “Na capital, as UPR do Monte Castelo e Olho D’água e a Penitenciária Feminina que teve um aumento de 30% no número de internas matriculadas, iniciaram as aulas em março. O Presídio São Luís I, aguarda apenas a chegada dos materiais para iniciar”, disse.

A Unidade Integrada João Sobreira de Lima, que atende ao sistema prisional e funcionava na Penitenciária de Pedrinhas, passa a ter sua sede no Presídio São Luís I. 

Os estabelecimentos penais nos municípios de Timon, Imperatriz e Pedreiras que já existiam atividades escolares para os detentos houve um aumento no número de matriculados “Em Pedreiras chegaram a 50% de aumento em relação ao ano anterior. Em Imperatriz, três unidades, totalizando sete turmas, estão no calendário de 2013″, revelou Elias.

De acordo com o coordenador de Educação, algumas unidades aguardam apenas seletivo para contratação dos professores e a chegada de materiais didáticos, que devem ser providenciados até o final do mês “O interesse dos internos foi grande para a abertura de novas turmas de ensino e, em parceria com a Seduc, estamos traçando o melhor para a educação do sistema penitenciário do estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário