domingo, 15 de janeiro de 2017

Brasil. Rebelião em presídio de Natal deixa pelo menos 12 mortos.


Presídios superlotados em Manaus
REPRODUÇÃO/AGÊNCIA BRASIL.
ONU: Tratamento desumano é causa de crise nos presídios do Brasil

Rebelião no Rio Grande do Norte é mais um capítulo da crise do sistema penitenciário brasileiro, que só neste início de 2017 já resultou em quase 100 mortes em diferentes prisões do país.



Uma rebelião que começou em dois presídios vizinhos neste sábado (14) em Natal, no Rio Grande do Norte, resultou na morte de pelo menos 10 presos. Autoridades informaram que número de ÓBITOS pode aumentar. 

O motim nos presídios de Alcaçuz e Rogério Coutinho Madruga começou por volta das 16h30 após confronto entre membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) e so Sindicato do Crime.

"Os policiais já entraram, estamos retomando o controle, mas sabemos que a situação é crítica. O presídio é muito extenso, não conseguimos chegar a todos os locais ainda", informou o secretário de Justiça e Cidadania do governo estadual, Wallber Virgolino, ao Globo, no começo da noite.  A rebelião no Rio Grande do Norte é mais um capítulo da crise penitenciária brasileira, que só neste ano já deixou quase 100 mortes no Amazonas e Roraima. 


ATUALIZAÇÃO - I : Rebelião de Alçacruz já são Doze mortos, segundo a mídia local.

Polícia só vai entrar em Alcaçuz quando amanhecer e não sabe número exato de mortos

Segundo notícias publicadas no Blog do Heitor Gregório, no sitio tribunadonorte.com.br. A rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que teve início por volta das 16h30 deste sábado (14), vai continuar até o amanhecer deste domingo (15).

O próprio Governo do Estado informou que a polícia ainda não teve condição de entrar na Penitenciária, pois determinou o corte da energia elétrica em toda região do Presídio. Oficialmente também ninguém sabe o número de mortos. 
Informações chegadas ao Blog de Heitor Gregório/Tribuna do Norte já dão conta que o número de mortes em Alcaçuz chega a 12. 
Cabeças degoladas já foram jogadas no pátio, segundo informações extraoficiais. Inclusive, a foto abaixo circula nas redes sociais, onde repercutimos por não estar completamente nítida, preservando a identidade das vítimas. 

O SINPOL-RN pede a todos os policiais civis que fiquem em alerta para uma possível onda de ataques por parte de bandidos. Isso porque existem informações vinda de presídios dando conta de um salve geral dos presos no Rio Grande do Norte e em outros estados.
“Inclusive, a penitenciária de Alcaçuz já está com os presos rebelados e outras unidades estão em tensão. Pedimos que os colegas fiquem com atenção redobrada, estando de serviço ou de folga”, afirma Paulo César de Macedo, presidente do SINPOL-RN.


LEIA MAIS: 

Natal/RN. 26 presos morreram na rebelião da Penitenciária de Alcaçuz. Já são 134 assassinatos em presídios pelo país neste início de ano. http://maranauta. blogspot.com.br/2017/01/natalrn-26-presos-morreram-na-rebeliao.html

2 - São Paulo. Polícia emite alerta contra o PCC e Governo diz que desconhece a ameaça. http://maranauta.blogspot.com.br/2017/01/sao-paulo-policia-emite-alerta-contra-o.html

3 - Paraná. Grupo armado explode muro de presídio dando fuga a 28 presos, dois bandidos são mortos pela Polícia. http://maranauta.blogspot.com.br/2017/01/parana-grupo-armado-explode-muro-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário