Acompanhe a jornada do Projeto Educação 2013, que terá 55 reportagens.
Veja as informações que 20 professores trarão para o vestibular deste ano.
Do G1 PE. |
Começa nesta terça-feira (21) mais uma jornada do Projeto Educação, da
Rede Globo Nordeste. Ao todo, serão 55 reportagens e mais 20 professores
trazendo informações e curiosidades das disciplinas do Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem).
A primeira reportagem da série é sobre o
cérebro, e não duvide: quanto mais você usa, melhor ele fica.
Nas salas de aula, é constante ver estudantes interessados em usar
melhor o cérebro para memorizar os conteúdos.“A gente pode melhorar o
aprendizado através de coisas não convencionais, utilizando, para isso, o
conceito do cérebro múltiplo”, afirma Fernando Beltrão, professor de
Biologia.
O cérebro humano tem mais de 100 bilhões de neurônios. Consome um
quinto de toda a energia disponível no organismo. Em média, pesa pouco
mais de um quilo. Uma máquina perfeita, eficiente e sensível, capaz de
realizar cálculos complexos e sentir emoções.
No dia-a-dia, usamos apenas uma pequena parte de toda a sua capacidade.
Estimular as múltiplas partes do cérebro pode ser mais fácil do que se
imagina. As músicas, por exemplo, despertam as lembranças da infância,
facilitando o relaxamento. As rimas também colaboram para a fixação do
conteúdo. Para melhorar o seu desempenho, você pode fazer muita coisa:
ouvir, falar, cantar, correr, pular, dançar, namorar etc.
A estudante Gleyce Almeida da Silva pergunta ao professor sobre a
influência que o sono tem no aprendizado. Beltrão explica que dormir bem
tem uma grande importância no aprendizado. “Dormir bem ajuda a relaxar.
E relaxando, o cérebro tem mais vitalidade e aprende-se mais. Portanto,
aprende mais quem dorme bem”, diz.
E qual o caminho que a informação percorre até chegar ao campo de
memorização do cérebro? “O caminho feito pela informação desde que você
ouve uma explicação até chegar ao cérebro é o seguinte: o seu ouvido
recebe as ondas sonoras; vibra a membrana do tímpano; movimentam-se os
ossinhos do ouvido e depois chega até o ouvido interno, de onde sai um
nervo. Esse nervo vai até a área cerebral da audição, mas, para chegar
lá, ele de passar pelo tálamo.
Resumindo: passa pelo ouvido, passa pelo
nervo auditivo (chamado de vestíbulo conclear) e depois vai até a área
cerebral da audição, sendo que tem de passar pelo tálamo antes. Você tem
de estar concentrado (a) para que aquela informação chegue à área
cerebral. Logo após, ocorre o processamento. E quando chega a
informação, o que o seu cérebro fará com isso? Ele associa a alguma
coisa boa ou ruim, até fazer a análise da informação recebida”, explica
Beltrão.
Mas, na prática, como podemos usar melhor o nosso cérebro? Como fazê-lo
trabalhar mais? A ideia é simples: quanto mais sentidos forem
estimulados, mais o cérebro trabalha. E, assim, aprender fica mais
fácil. Algumas atividades podem estimular esse aprendizado, a exemplo do
xadrez. “O xadrez é um jogo milenar.
Um jogo de raciocínio que estimula
a inteligência e o raciocínio, que deveria ser estimulado na família,
desde cedo nas crianças. Ajuda muito”, conta Beltrão. O jogo exige
concentração e raciocínio lógico. É preciso ser rápido para armar
estratégias e ter atenção para evitar o sucesso do adversário.
Mas existem outras atividades que estimulam os sentidos. O exercício
físico regular pode aumentar a capacidade cerebral, como uma caminhada
na praia. “Sentir-se bem, sorrir, brincar, ler, escrever, pintar, dançar
etc. Tudo isso muito a melhorar a aprendizagem no cérebro”, finaliza o
professor de Biologia.
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