quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Entenda o conceito do cérebro múltiplo e aprenda a usá-lo melhor.

Acompanhe a jornada do Projeto Educação 2013, que terá 55 reportagens.
Veja as informações que 20 professores trarão para o vestibular deste ano.

Do G1 PE.
Começa nesta terça-feira (21) mais uma jornada do Projeto Educação, da Rede Globo Nordeste. Ao todo, serão 55 reportagens e mais 20 professores trazendo informações e curiosidades das disciplinas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A primeira reportagem da série é sobre o cérebro, e não duvide: quanto mais você usa, melhor ele fica.
Nas salas de aula, é constante ver estudantes interessados em usar melhor o cérebro para memorizar os conteúdos.“A gente pode melhorar o aprendizado através de coisas não convencionais, utilizando, para isso, o conceito do cérebro múltiplo”, afirma Fernando Beltrão, professor de Biologia.

O cérebro humano tem mais de 100 bilhões de neurônios. Consome um quinto de toda a energia disponível no organismo. Em média, pesa pouco mais de um quilo. Uma máquina perfeita, eficiente e sensível, capaz de realizar cálculos complexos e sentir emoções.

No dia-a-dia, usamos apenas uma pequena parte de toda a sua capacidade. Estimular as múltiplas partes do cérebro pode ser mais fácil do que se imagina. As músicas, por exemplo, despertam as lembranças da infância, facilitando o relaxamento. As rimas também colaboram para a fixação do conteúdo. Para melhorar o seu desempenho, você pode fazer muita coisa: ouvir, falar, cantar, correr, pular, dançar, namorar etc.

A estudante Gleyce Almeida da Silva pergunta ao professor sobre a influência que o sono tem no aprendizado. Beltrão explica que dormir bem tem uma grande importância no aprendizado. “Dormir bem ajuda a relaxar. E relaxando, o cérebro tem mais vitalidade e aprende-se mais. Portanto, aprende mais quem dorme bem”, diz.

E qual o caminho que a informação percorre até chegar ao campo de memorização do cérebro? “O caminho feito pela informação desde que você ouve uma explicação até chegar ao cérebro é o seguinte: o seu ouvido recebe as ondas sonoras; vibra a membrana do tímpano; movimentam-se os ossinhos do ouvido e depois chega até o ouvido interno, de onde sai um nervo. Esse nervo vai até a área cerebral da audição, mas, para chegar lá, ele de passar pelo tálamo. 

Resumindo: passa pelo ouvido, passa pelo nervo auditivo (chamado de vestíbulo conclear) e depois vai até a área cerebral da audição, sendo que tem de passar pelo tálamo antes. Você tem de estar concentrado (a) para que aquela informação chegue à área cerebral. Logo após, ocorre o processamento. E quando chega a informação, o que o seu cérebro fará com isso? Ele associa a alguma coisa boa ou ruim, até fazer a análise da informação recebida”, explica Beltrão.

Mas, na prática, como podemos usar melhor o nosso cérebro? Como fazê-lo trabalhar mais? A ideia é simples: quanto mais sentidos forem estimulados, mais o cérebro trabalha. E, assim, aprender fica mais fácil. Algumas atividades podem estimular esse aprendizado, a exemplo do xadrez. “O xadrez é um jogo milenar. 

Um jogo de raciocínio que estimula a inteligência e o raciocínio, que deveria ser estimulado na família, desde cedo nas crianças. Ajuda muito”, conta Beltrão. O jogo exige concentração e raciocínio lógico. É preciso ser rápido para armar estratégias e ter atenção para evitar o sucesso do adversário.

Mas existem outras atividades que estimulam os sentidos. O exercício físico regular pode aumentar a capacidade cerebral, como uma caminhada na praia. “Sentir-se bem, sorrir, brincar, ler, escrever, pintar, dançar etc. Tudo isso muito a melhorar a aprendizagem no cérebro”, finaliza o professor de Biologia.

FONTE:http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2012/08/entenda-o-conceito-do-cerebro-multiplo-e-aprenda-usa-lo-melhor.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário