quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lula descarta participação de Dilma nas campanhas municipais.

Por Vinicius Carioca - do Último Segundo.
 

Ricardo Galhardo
São Paulo -  Depois de dez anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta quarta-feira a sede nacional do PT na rua Silveira Martins, Sé, região central de São Paulo.

O clima era festivo, alguns funcionários vestiram roupa nova, outros levaram mulher e filhos para serem fotografados com Lula, mas a visita terminou com um balde de água fria.

Em reunião com a comissão de acompanhamento eleitoral do PT, Lula praticamente descartou a participação da presidenta Dilma Rousseff nas campanhas petistas no primeiro turno das eleições municipais.

Segundo relatos de participantes da reunião, Lula disse que Dilma não participará da campanha da forma que o partido deseja para evitar rusgas na base aliada do governo no Congresso. De acordo com o ex-presidente, o PT precisa entender que Dilma não pode se indispor com partidos aliados. Em diversas cidades importantes, siglas que compõem a base do governo são adversárias do PT.

A declaração de Lula frustrou as expectativas de boa parte da direção petista que esperava maior empenho da presidenta na disputa eleitoral. Em conversa com o presidente do PT, Rui Falcão, na semana passada, Dilma disse que a partir do dia 8 de setembro estudaria a possibilidade de ir a algumas cidades.

A sinalização foi interpretada por muitos candidatos como a entrada de Dilma na disputa. Na segunda-feira, o candidato do PT à prefeitura do Recife, Humberto Costa, chegou a dizer que Dilma havia confirmado sua participação na campanha.

O próprio Lula terá suas limitações. Ele ainda faz sessões diárias de fonoaudiologia para melhorar a voz, prejudicada pelo agressivo tratamento que eliminou um câncer na laringe, e mesmo que não tivesse limitações, seria impossível atender a todas as demandas encaminhadas ao partido.

O ex-presidente foi recebido com festa pelos funcionários do partido. Ele não ia à sede da rua Silveira Martins desde a campanha presidencial de 2002. Depois da posse, ele só visitou a sede do partido em Brasília.

Os funcionários do PT fizeram fila para serem fotografados ao lado de Lula, o receberam com frutas, sucos e café, deram de presente uma camisa do Corinthians com o número 13 e o nome do ex-presidente nas costas e um cartão com mensagens de carinho. Segundo relatos, Lula ficou emocionado.

As informações são do repórter Ricardo Galhardo, do iG

Fonte: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/lula-descarta-participacao-de-dilma-nas-campanhas-municipais

Nenhum comentário:

Postar um comentário