sábado, 17 de novembro de 2012

Em Moscou foi inaugurado fórum Diálogo de São Petersburgo.

diálogo São Petersburgo Alemanha redes sociais
Diálogo de Petersburgo



16. Nov. 2012 - Em Moscou foi inaugurado o XII Diálogo de São Petersburgo – um fórum peculiar de associações civis da Rússia e da Alemanha. O tema principal  é “A sociedade de informação perante os desafios do século XXI”.

O presidente do Comitê Coordenador russo, Viktor Zubkov, apontou no seu discurso de abertura que, no mundo moderno, tudo muda a uma velocidade vertiginosa.

"Há apenas alguns anos, o fenômeno das chamadas redes sociais era praticamente desconhecido, mas hoje estas redes já se tornaram meios de comunicação independentes e desempenham um importante papel na sociedade. Os conhecimentos que obtivemos ontem e as conclusões que fizemos podem hoje já estar obsoletos. Surgem permanentes novos desafios, para os quais a sociedade por vezes não está pronta".

"Os chefes de governo com quem tive a oportunidade de contatar", - prossegue Viktor Zubkov, - "invejaram francamente a existência de um fórum de associações civis, como o Diálogo de Petersburgo. Alguns países começaram simplesmente a copiar a ponte que existe entre os nossos países".

"Durante os anos passados, demonstramos como se pode resolver conflitos e questões que provocam discussões acirradas por meio do diálogo", - disse o presidente do Comitê Coordenador alemão, Lothar de Maizière. "Temos que discutir muitas questões polêmicas. 

Por exemplo, a lei sobre a atividade das organizações não-governamentais na Rússia. Muitas das nossas fundações que trabalham na Rússia receiam prejudicar os seus parceiros russos, que podem ser taxados de agentes estrangeiros. Ou, por outro lado, o problema dos vistos".

Na véspera do fórum foram realizadas três mesas redondas, em que foram discutidas os temas "Cidadãos indignados – novos movimentos sociais e instituições democráticas: a experiência de Stuttgart e de Moscou", "A classe média da sociedade como estabilizador do progresso social" e "A capacidade de ouvir e de nos compreendermos mutuamente ".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário