quinta-feira, 8 de novembro de 2012

UFMA. Os interventores do reitor no COLUN/UFMA atacam a Sociologia.

Matéria replicada da página do Jornal viasdefato www.ViasdeFato.jor.br

07.Nov.2012. Escrito por Administrator. A Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma) Seção Sindical  do Andes-SN denunciou, na manhã desta quarta-feira(07), que a atual direção do COLUN/UFMA retirou a disciplina de Sociologia da 3ª série do ensino médio, ministrada pelo professor Bartolomeu Mendonça.   

O documento denuncia que a atitude da “direção interventora imposta” é compatível com as ações do “regime de exceção chefiado por militares autoritários”.

A atual gestão do COLUN/UFMA foi imposta pela reitoria da UFMA, em processo bastante tumultuado, no retorno das atividades docentes, após o movimento grevista que atingiu as universidades federais por mais de quatro meses. “Essa diretoria que atende puramente caprichos do reitor Natalino Salgado foi imposta de forma arbitrária e autoritária, há mais de 60 dias, atacou novamente. 

Desta vez, agindo como verdadeiros golpistas imitaram o que os militares fizeram nos anos de chumbo em todo o país, atacaram a estrutura acadêmica do Colégio de Aplicação da UFMA”, diz a nota. 

Para o professor Bartolomeu que também é Diretor Administrativo Financeiro da APRUMA a “atitude descabida dos golpistas” desconsiderou uma luta histórica dos profissionais da Sociologia em todo território nacional que garantiu por pareceres e leis da república a obrigatoriedade da Sociologia e Filosofia para todas as séries do Ensino Médio. 

Ele explicou que os Parâmetros Curriculares Nacionais, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), através do Parecer 15/98 do Conselho Nacional de Educacão, estabelecem que os conceitos, procedimentos e atitudes provenientes da Geografia, História, Filosofia e da Sociologia devem constituir a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias

A lei 11.684 de 2 de junho de 2008, que “Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio” determina em seu art. 1o , que o art. 36 da Lei no 9.394,  passa a vigorar com as seguintes alterações: “Art. 36.  .... IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio”, complementou Mendonça.

Para a Seção Sindical “os interventores do reitor no COLUN expuseram o professor a constrangimentos, ao informar às quatro turmas do 3º ano que o professor não mais ministraria suas aulas, sem antes comunicá-lo, o que criou uma situação embaraçosa e constrangedora com seus alunos em sala e nos corredores”. 

Ao questionar por que essa atitude somente com a Sociologia, ministrada pelo professor sindicalista e por que não dispensaram o mesmo tratamento à Filosofia, que é objeto do mesmo expediente legal, a Seção Sindical, exige respeito a todos os docentes desta Instituição Federal de Ensino Superior e que o Reitor Natalino Salgado seja responsabilizado por esse ato de perseguição e constrangimento ao professor, protagonizado pelos seus interventores na Gestão do COLUN/UFMA.

Fonte: Apruma.

FONTE: http://www.viasdefato.jor.br/index2/index.php?option=com_content&view=article&id=337:os-interventores-do-reitor-no-colunufma-atacam-a-sociologia&catid=34:yootheme&Itemid=204

Nenhum comentário:

Postar um comentário