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VANT da Flight Technologies participou de operação de avaliação operacional no Campo de Instrução de Gericinó.
VANT da Flight Technologies participou de operação de avaliação operacional no Campo de Instrução de Gericinó Foto - Flight Technologies. |
A operação, realizada no dia 29 de agosto último, no Campo de Instrução
de Gericinó – CIG, foi executada pelo Instituto Militar de Engenharia –
IME em conjunto com o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército –
CAAdEx.
O objetivo da missão foi realizar o primeiro ensaio
operacional do Projeto em apoio a tropa em tempo real através das
imagens produzidas pelo Horus, desta forma estabelecendo a conformidade
do Horus com os Requisitos Operacionais Básicos do Estado-Maior do
Exército.
"Para esta missão, deslocamos nossa equipe para o
palco de operações, no Campo de Instrução de Gericinó, equipada com duas
unidades do Horus FT100. Ambas estavam aptas a gerar imagens em tempo
real do avanço da tropa sobre as posições ocupadas pela ForOp – Força
Oponente.
Em ação, a ForOp executou ataque a localidade de um
pelotão de fuzileiros do CAAdEx contra um Grupo de Combate que defendia a
localidade de favela de Morro do Capim no CIG. "Na oportunidade,
pudemos verificar a adequação do nosso equipamento ao objetivo da missão
e estamos muito satisfeitos com os resultados", afirma Nei Brasil,
sócio-presidente da companhia.
Esta operação está inserida em um
calendário de atividades envolvendo o Horus FT100 com finalidade de
confirmar sua operacionalidade junto às diversas demandas do Exército
Brasileiro e contou com a participação de representantes das Secretarias
de Segurança e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, órgãos que
também serão beneficiados pelo Projeto Vant Guanabara I, além da Polícia
Militar da Bahia. Também estavam presentes integrantes da EsACosAAe –
Escola de Artilharia de Costa e Anti-Aérea, instituição parceira do IME e
do CTEx responsável pelo estabelecimento de doutrina de aplicação de
Vants no âmbito da DECEx.
Para o Maj Montenegro, gerente militar
do projeto Guanabara I, "a missão permitiu mostrar que o Exército
Brasileiro pode contar, em breve, com uma aeronave não-tripulada com
tecnologia 100% nacional, destinada a estabelecer bases doutrinárias de
aplicação para as tropas de pronto-emprego, em apoio à iniciativa do
Estado-Maior do Exército e em apoio ao Projeto Vant do Centro
Tecnológico do Exército".
Particularmente, o projeto Guanabara
I, sob responsabilidade da Flight Technologies em parceria com a
Pós-Graduação em Engenharia de Defesa do IME, diz respeito à
implantação, no Estado do Rio de Janeiro, de planta-piloto com
capacidade fabril para essas aeronaves, o que coloca as Secretarias de
Estado de Segurança e de Defesa Civil em situação de poderem demandar a
tecnologia do vôo não-tripulado em escala comercial.
A FAPERJ –
Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro,
que ampara a iniciativa do IME na pesquisa em aeronaves não-tripuladas
desde 2005, agora trará para o Rio de Janeiro a solução definitiva, não
mais demonstradores de tecnologia frutos de pesquisa em escala
laboratorial, mas resultado da associação com a iniciativa privada
genuinamente brasileira e comprovadamente competente.
"O Horus 100 definitivamente atende aos requisitos da tropa", diz Montenegro.
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