quarta-feira, 9 de março de 2016

Nos Estados de São Paulo, Espirito Santo e no Ceará, a Polícia determina às operadoras o bloqueio de celulares após a vítima registrar ocorrência de roubo ou assalto.

Delegado enviará ofício à operadora bloqueando o Celular
Bloquear um celular roubado está mais fácil nestes Estados desde agosto do ano passado. 
Um novo sistema de registro de roubos e furtos foi lançado pela Polícia Civil inicialmente em São Paulo, posteriormente no Espirito Santo e ultimamente no Ceará. 
Medidas que estão reduzindo as etapas do bloqueio e dificultando a utilização dos aparelhos roubados pelos bandidos.
O Espírito Santo é o segundo Estado brasileiro a desenvolver o procedimento - o pioneiro foi São Paulo. O Estado do Ceará também  já assinou termo de compromisso para aplicar este procedimento.
Antes, era preciso fazer o boletim de ocorrência na delegacia e, em seguida, procurar a operadora telefônica com o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), número que pode ser encontrado na caixa do aparelho. 
Com a novidade, não é necessário mais procurar a empresa de telefonia, porque a própria Polícia Civil se encarrega de fazer o pedido do bloqueio. "A principal vantagem é que a vítima não precisa mais fazer duas comunicações, à Polícia e à operadora. Agora, o próprio delegado da polícia encaminha um ofício para a operadora pedindo o bloqueio”, explica a delegada Gracimeri Gaviorno, chefe da Polícia Civil do Espírito Santo.
Além da caixa do aparelho, o dono do celular pode descobrir o registro do IMEI digitando *#06# no teclado do celular. (mantenha a anotação deste número em local de fácil localização).
Para fazer o pedido, a vítima deve registrar o boletim e levar para a delegacia o IMEI (caso tenha o número anotado), e o CPF, além de assinar um termo que autoriza a restrição do uso do celular. “Queremos inibir a ação do ladrão, mostrando que ele não terá como usar o aparelho roubado. Não adianta trocar o chip”, disse a delegada.
Como a vítima necessita assinar o termo, o pedido de bloqueio tem que ser presencial na delegacia. Uma outra vantagem do sistema, ressalta a delegada, é que ficou mais fácil devolver celulares apreendidos. Com o IMEI, a polícia consegue identificar o proprietário do aparelho.
No próximo dia 17, representantes da Polícia Civil vão se reunir com diretores da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e propor que o bloqueio se torne automático pela polícia, sem a necessidade de envio do ofício.
[No entanto os procedimentos estão sendo constantemente aprimorados, agora no Espirito Santo já não será necessário o Número do IMEI para bloquear os celulares basta o número do telefone celular].
 Saiba Mais
O que é o IMEI
“RG” do aparelho
Foto: Bernardo Coutinho
"Ele facilita o bloqueio do aparelho roubado e a devolução dele para o proprietário". Gracimeri Gaviorno, Chefe da Polícia Civil

O IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) é um número único de identificação de aparelhos, independente de operadoras ou país de utilização. 

O código é uma espécie de Registro Geral do aparelho e bloqueia o celular em casos de roubo. Quando um IMEI é bloqueado, as funções do aparelho ficam indisponíveis, mesmo que o criminoso troque o chip.
Onde encontrar
Há várias opções para se encontrar o número. O IMEI pode ser descoberto na caixa do aparelho, em um adesivo no espaço destinado à bateria ou digitando *#06# no celular. O IMEI também fica disponível na nota fiscal de compra do aparelho.
Onde anotar - A orientação da Polícia Civil é anotar o IMEI em um local seguro e fácil de lembrar.
Bloqueio
Como fazer - Com o número do IMEI em mãos, a vítima de roubo ou furto deve procurar a delegacia e registrar o boletim de ocorrência. Ela deve portar também o número do CPF e assinar um termo, autorizando o bloqueio. Após o registro, a polícia encaminha um ofício para a operadora, solicitando que ela interrompa as funções do celular. Segundo a Polícia Civil, é baixo o número de registros de BO’s com a apresentação do IMEI, dificultando o processo.
Novos passos - O objetivo da Polícia Civil é facilitar ainda mais o processo. Uma reunião com representantes da Anatel discutirá a possibilidade de tornar o bloqueio automático, sem o envio de ofício para a operadora.

LEIA MAIS: Roubo e Furto de Celulares. Anatel divulga novas medidas para combater estes crimes e lança site que identifica aparelhos bloqueados.  http://maranauta.blogspot.com.br/2016/03/ roubo-e-furto-de-celulares-anatel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário