“DRAW MY LIFE - EDUARDO E MÔNICA VERSÃO 2013” — Veja como seria a vida de Eduardo e Mônica se eles tivessem se conhecido nos dias atuais...
sábado, 25 de maio de 2013
Desopilando - A versão 2013 de Eduardo e Mônica.
Lincado do Blogo do Nassif. http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-versao-2013-de-eduardo-e-monica
“DRAW MY LIFE - EDUARDO E MÔNICA VERSÃO 2013” — Veja como seria a vida de Eduardo e Mônica se eles tivessem se conhecido nos dias atuais...
“DRAW MY LIFE - EDUARDO E MÔNICA VERSÃO 2013” — Veja como seria a vida de Eduardo e Mônica se eles tivessem se conhecido nos dias atuais...
Reflexão Sociologica - Em resposta a um jornalista...
Texto de Mariana Gomes.
Com meus oito anos de Rússia, no Teatro Bolshoi, tenho orgulho de dizer que aprendi a ter dignidade.
A verdade sempre aparece, é o que diz a minha mãe. Quem fala a verdade não merece castigo – frase preferida do meu pai.
O
que me intriga não é isso, é qual o tempo que nós teremos que pagar por
uma mentira? Nós que falamos a verdade, somos fiéis e lutadores...
Quanto tempo temos que esperar pela preciosa verdade? As pessoas que não
têm condições de contar com profissionais como advogados e
psicanalistas renomados contam com Deus, Justiça Divina, tempo,
paciência, a esperança de que o tempo tudo mostrará.
Mariana Gomes e o Teatro Bolshoi: oito anos de trabalho e dignidade |
Fiquei
surpresa quando recebi uma ameaça de um jornalista de uma televisão
globalmente famosa, de que, caso eu não comentasse certo tema – "a
prostituição no meu teatro" –, o jornalista escreveria que eu preferi me
calar, e todo o Brasil entenderia que sou “uma delas”.
A minha
resposta foi simples. Primeiro, acredito que um bom jornalista deve
pesquisar de onde vem o comentário. Afinal, alguém te conta uma fofoca e
você deve se interessar pelo passado e os complexos dessa pessoa para
saber se tem algum fundamento ou interesse, não é?
Segundo, eu disse a
essa pessoa, ou melhor, a esse profissional da mídia, que, assim como
ele(a), eu poderia escrever sobre prostituição na minha profissão, eu
poderia escrever sobre prostituições e ameaças a entrevistados na
profissão dele, que é o que estamos lendo aqui hoje.
Terceiro, e último
ponto, a minha mãe, que mora no interior da Bahia, onde cresci e comecei
a fazer balé, me conta de uma vizinha do bairro onde cresci e de onde
saí para estudar profissionalmente em Joinville, com muita ajuda e
esforço de muitos amigos e pessoas que são da mesma vizinhança. Pois
bem, a vizinha lhe perguntou: "Na empresa da sua filha o pessoal dorme
com o diretor?"
Respondo: saia da sua casa e talvez encontre um
supermercado ou uma farmácia na esquina, pouco mais adiante a sua
própria empresa, seu banco... Acredite em mim, em todos esses lugares,
alguém dorme com o gerente ou com diretor e nem por isso eu julgo o
banco, a farmácia e os funcionários desses lugares. O caminho, a
educação, a direção que as pessoas tomam na vida delas – tudo é opção de
cada um.
E ver que isso pode se tornar um rótulo para todo teatro, toda empresa, é triste. Mas posso resumir da seguinte forma:
Coitada
da artista que precisou escrever sobre isso para reaparecer na mídia
depois de demitida. Sinto muito pelo jornalista que precisa usar isso
para receber seu salário no fim do mês. E tiro o chapéu para a minha
mãe, que mora no interior da Bahia, escutou tudo isso, morre de orgulho
de mim e, o que mais me impressionou, ela nunca me fez nenhuma pergunta
sobre prostituição no Teatro Bolshoi.
Me contou com tom irônico o
comentário da vizinha, que nessa história toda sai como a mais inocente e
culpada. Aquela que é influenciada pela mídia – o que hoje, nesse
comentário sem importância, amanhã custe talvez a decisão de um voto,
uma presidência do país... Na inocência dela, influenciada pelo que
escutou.
Com meus oito anos de Rússia, no Teatro Bolshoi, tenho
orgulho de dizer que aprendi a ter a minha personalidade, carrego nas
costas minha dignidade e a certeza de que as noites que passo em claro,
sem dormir, são muitas, mas não são por motivos dos quais a minha mãe se
envergonharia.
Pelo contrário, passo noites em claro escrevendo textos
como este, noites em claro por excesso de dor no corpo e muito trabalho,
preocupação e ensaios, resultados do meu esforço e das minhas escolhas.
Porque eu desde os 14 anos escolho o caminho mais difícil da vida, e
isso me dá segurança, independência e um aprendizado que com certeza nem
a vizinha nem o jornalista tenham.
Desejo às “vizinhas" ,
influenciadas pelo que escutam, e aos jornalistas, responsáveis pelo que
foi publicado: uma Páscoa tão boa e com muita paz quanto a minha Páscoa
e da minha mãe, de coração tranquilo e com o orgulho das pessoas que
somos e nos tornamos.
Muitas bailarinas dignas hoje pagam o preço pela ambição de algum jornalista e a inocência de algum leitor.
Algum suspeito pode estar pagando na cadeia pela ambição de algum advogado e a inocência de alguém que o recriminou.
Você,
que pode ser uma pessoa comum, pode estar pagando pela ambição de
alguém que o influenciou e pela inocência daquele que apenas acreditou
numa história.
Assim como no teatro de bonecas. Bonecas de madeira
que estão em cima do palco, onde a marionete é a estrela influenciada
pela mão do diretor. A boneca exposta no palco recebe aplausos ou vaias,
da plateia que naquela história acreditou.
Matéria Lincada de: http://www.diariodarussia.com.br/mariana-gomes/noticias/2013/04/01/em-resposta-a-um-jornalista/
São Luís. Moradores da Avenida Santos Dumont no Bairro São Cristovão, ficam 16 (dezesseis) horas sem energia elétrica.
Moradores da Avenida Santos Dumont e adjacências ficaram dezesseis horas sem energia elétrica.
A interrupção iniciou-se por volta das 23:00 horas do dia 24 de maio, sexta-feira, sendo restabelecida somente às 15:00 horas do dia 25 de maio, ou seja na tarde de sábado.
Segundo conversa entre os afetados, o problema foi ocasionado pela queda de um raio que veio a derrubar uma árvore, ocasionando a queda de postes e o rompimento da rede de eletricidade.
sexta-feira, 24 de maio de 2013
Lei Maria da Penha coloca 140 mulheres na cadeia. As mulheres enquadradas na Lei Maria da Penha.
Por MiriamL. Do iG - Lei Maria da Penha coloca 140 mulheres na cadeia
Dados da Justiça foram acumulados entre 2008 e 2012. Especialistas
afirmam que na estatística estão agressoras de homens e de outras
mulheres.
Fernanda Aranda , iG São Paulo;
A Lei Maria da Penha nasceu em 2006 para proteger mulheres contra a
violência doméstica. Mas dados inéditos do Ministério da Justiça (MJ)
revelam: elas também vão para a cadeia enquadradas na legislação.
Levantamento feito pelo iG no banco
virtual do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do MJ,
mostra que cerca de dois mil homens são presos anualmente por agredirem
suas parceiras. Em meio ao comportamento violento masculino, 140
mulheres foram detidas nos últimos cinco anos por - nos dizeres da lei -
“causarem morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano
moral ou patrimonial” contra pessoas que convivem no mesmo ambiente
familiar.
Os registros de prisões são referentes a dezembro de 2008 (primeiro
semestre de análise que discrimina os crimes cometidos) e dezembro de
2012. As estatísticas são atualizadas todo semestre e as mais atuais
foram disponibilizadas há um mês.
Os dados não traçam o perfil das vítimas, o que impossibilita saber
quantos são homens e quantos são mulheres entre os agredidos pelas 140
detidas.
O número detecta simplesmente o uso de violência por
parte das mulheres. Na outra ponta da agressão, segundo especialistas,
estão namorados, noivos e maridos, mas também violentadas em relações
homoafetivas, além de filhas, mães e irmãs vitimadas por agressoras.
Cigarro apagado no peito
Todos os ouvidos pela reportagem, incluindo o empresário
C.B, 35 anos, que recorreu à proteção da Lei Maria da Penha após ser
ameaçado de morte e conviver com a cicatriz de um cigarro apagado no
peito pela a ex-mulher, fizeram questão de ressaltar que a violência
perpetrada por uma mulher ainda é minoria.
As estatísticas endossam a prevalência de homens, já que
as encarceradas com base na legislação representam 0,88% da quantidade
de homens penitenciados no período analisado (15.889 no total). Veja no
gráfico abaixo: “É lamentável que, em pleno século 21, os homens ainda
ataquem suas mulheres. E isso acontece muito”, lamenta o empresário, que
prefere o anonimato.
Ele ganhou a proteção da Lei Maria da Penha contra a ex-mulher em
2008 e ainda convive com as sequelas da violência. “Mas assim como as
mulheres, em um dado momento, sentiram necessidade de criar meios, leis e
entidades para se defender da agressão dos homens, o gênero masculino
vive hoje um momento parecido”, diz. “Um momento em que se faz
necessária a criação de entidades às quais se possa recorrer para
receber orientação, receber apoio”. Leia a entrevista completa com ele, que foi caluniado e perseguido pela ex-mulher, aqui.
Divulgação |
Juristas e estudiosos divergem quanto ao uso da lei para enquadrar agressoras.
Divergências
Entre estudiosos e juristas, a utilização da Lei Maria da
Penha para proteger vítimas masculinas não é consenso. “Achamos
inadmissível usá-la em favor dos homens”, avalia Ana Teresa Iamarino, do
departamento de enfrentamento da violência contra a mulher, da
Secretaria Especial de Políticas Para Mulheres, ligada ao governo
federal.
“A lei foi criada justamente para beneficiar mulheres, aquelas que
vivem uma relação desigual de poder, de força e de opressão. Nosso
acompanhamento mostra que quando a lei é usada em favor deles, as
decisões acabam revogadas. Estes casos que resultam em prisões de
mulheres, em geral, são para beneficiar outras mulheres, principalmente
as vítimas de violência em relações homoafetivas”, analisa Ana Teresa.
Já o advogado Zoroastro Teixeira, que atua no Mato Grosso e é
especializado em direito de família, contesta a restrição. Em 2008, ele
conseguiu que o cliente fosse protegido pela Lei Maria da Penha, após
provar as agressões e ameaças por parte da ex-companheira. Alegou que
todos são iguais perante as leis, invocando o chamado princípio de
isonomia.
Desde então orienta outros colegas “de Brasília, Rio Grande
do Sul e Ceará” com demandas parecidas. “Quando o homem é vítima de
violência doméstica, não tem as garantias processuais e a força da Lei
Maria da Penha. É a via mais rápida para afastar a agressora da vítima”,
acredita. “Na minha avaliação, por excluir o homem desta proteção, a
lei fere o princípio de isonomia e é inconstitucional. Mas eu a usei
para proteger um homem violentado e humilhado”.
“A legislação
trata de maneira desigual porque as mulheres não são iguais do ponto de
vista de vitimização doméstica”, diz Maria Berenice.
Violências diferentes
Ex-desembargadora e fundadora do Instituto Brasileiro de Defesa da
Família (IBDFAM), Maria Berenice Dias discorda de Teixeira e reitera que
a lei, quando é protetiva, serve para defender o “mais vulnerável”.
“A legislação trata de maneira desigual porque as mulheres não são
iguais do ponto de vista de vitimização doméstica”, diz Maria Berenice,
afirmando que o mesmo princípio do vulnerável é usado no Estatuto do
Idoso, na lei de cotas raciais e no Código de Defesa do Consumidor.
Segundo ela, o fato de não existir uma lei voltada às vítimas
masculinas não dá às mulheres liberdade para agredir o companheiro. “Ela
pode ser enquadrada em todas as outras legislações criminais. Não há
salvo-conduto”, diz.
Da mesma opinião partilha a promotora do Ministério Público (MP) de
São Paulo, Silvia Chakian. “A violência praticada pela mulher, via de
regra, é completamente diferente da exercida pelo homem. A dela é
pontual, um ataque de fúria isolado. A do homem é crônica: a vítima
sofre anos calada e só encontra formas de romper com as agressões pela
lei protetiva. É para estes casos existe a Lei Maria da Penha”, diz
Silvia, fundadora do Núcleo Central Grupo de Atuação Especial de
Enfrentamento à Violência Doméstica do MP.
Pareceres jurídicos
Desde a criação, a Lei Maria da Penha gera contestações sobre sua
validade. Em 2010, os recursos ganharam força por conta do entendimento
de cinco tribunais de justiça regionais de que era uma legislação
desigual – ano que coincide com o pico de 58 mulheres presas enquadradas
na lei. Em 2011, parecer do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a
Maria da Penha não fere a Constituição e, em 2012, o entendimento dos
ministros do Supremo foi de que não só a vítima, mas qualquer
testemunha, poderia registrar ocorrência contra o agressor.
As denúncias explodiram. Os dados do Disque-Denúncia (180) mostram
que o número foi acionado 265 vezes por dia só para o registro de casos
de violência doméstica contra mulheres – 47,5 mil ligações no primeiro
semestre de 2012, 13% a mais que no mesmo período de 2011, informa
balanço do governo federal.
“Solução e não punição”
Lírio Cipriani, diretor do Instituto Avon, que realiza e patrocina
campanhas contra a violência doméstica, pontua que “a Lei Maria da Penha
foi uma ferramenta importante para dar voz à vítima, encorajar a
mulher”.
“Estamos prontos para um próximo passo”, acredita.
“A mulher não quer a punição do agressor doméstico. Ela quer a
solução para a violência”, diz. “Solucionar significa romper o padrão
violento, a cultura que diz que o forte bate e o fraco apanha”,
ressalta. “Elas não podem mais apanhar caladas e sozinhas. Mas reagir
não significa ser violenta também. Não é vingança que precisamos e, sim,
de uma cultura de paz.
24 de Maio - Dia Nacional do Povo Cigano.
24 de Maio - Dia Nacional do Cigano
Comemorado pela primeira vez no Brasil em 2007, o Dia Nacional do Cigano foi instituído pelo presidente Lula em maio de 2006 através da assinatura de um decreto. O dia 24 de Maio foi escolhido como o Dia Nacional do Cigano por ser o dia dedicado à Santa Sara Kali, padroeira universal dos ciganos.
Originalmente chamado de Rhom, o povo cigano está presente em todas as nações do mundo, mas estudiosos afirmam que suas origens estão na Índia Antiga.
Conforme o presidente Lula, a regulamentação do dia vem reconhecer a importância da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira.
Matéria Lincada de:
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Presidência
da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
Institui o Dia Nacional do Cigano.
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O PRESIDENTE
DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso II, da
Constituição,
DECRETA:
Art. 1o Fica
instituído o Dia Nacional do Cigano, a ser comemorado no dia 24 de maio de cada
ano.
Art. 2o As
Secretarias Especiais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e dos
Direitos Humanos da Presidência da República apoiarão as medidas a serem
adotadas para comemoração do Dia Nacional do Cigano.
Art. 3o Este
Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 25 de
maio de 2006; 185o da Independência e 118o
da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Dilma Rousseff
Este texto não substitui o publicado no
D.O.U. de 26.5.2006
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Dnn/Dnn10841.htm
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Dnn/Dnn10841.htm
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Hoje é o dia Nacional dos Ciganos - difícil não se encantar com esse
povo, que mantém tão viva suas tradições, costumes e a sua eterna áurea
mística.
Falar deste povo é um prazer, porém uma tarefa difícil, não só por eu
ser um gadje (não cigano), mas também devido a ausência de uma história
escrita, onde pesquisadores há séculos se debatem na origem e tempo do
povo chamado de ROM (plural roma). A maioria dos antropólogos culturais
trabalham com a origem indiana, baseados em evidencia lingüísticas e
genéticas.
Fora dos meios acadêmicos o que se têm são idéias que cristalizaram
ao longo do tempo, em especial nos séculos XIV e XV e na maioria delas
de forma muito preconceituosa, daqueles que vêem a história de um povo
do lado de fora e não de dentro.
Baseia-se hoje que os roma, são originários do norte da Índia e
imigraram para Pérsia, Grécia e atingiram a Europa enquanto outros
imigraram para a Síria, Egito e Palestina. Pela falta de uma pátria
precisa (pois o cigano tem sua pátria dentro de si mesmo), costumes e
tradições diferentes, inventaram-se muitas lendas sobre os mesmos, e
foram perseguidos, expulsos, mortos, condenados e escravizados por onde
passaram, mesmo assim resistiram e continuam com sua cultura viva,
dinâmica e encantadora, mantendo sempre no país em que estão a sua
identidade cultural. Mesmo na atualidade, vale lembrar que duzentos a
quinhentos mil ciganos europeus foram exterminados nos campos de
extermínio nazistas.
Os ciganos chegaram ao Brasil no século XVII, como degredados ou
enviados de Portugal para trabalhar como ferreiros e ferramenteiros. Os
do grupo Kalon (Espanha e Portugal), foram os primeiros a chegar,
seguidos mais tarde pelos horaranô (das terras turcas) e kalderash
(Romênia e antiga Iuguslávia).
Apesar de não terem uma pátria e estarem espalhados pelo mundo, eles
formam uma etnia, dividida em clãs, possuem unidade lingüística o
romani ou romanês, que é a língua do povo. Possuem também uma bandeira
composta de três cores, o azul que representa a liberdade (pois todo
cigano é livre), o verde representa a Natureza (o chão que o cigano
caminha), e ao centro uma Roda Vermelha, que representada a roda da
carroça (com a qual os ciganos percorrem o mundo).
São devotos em sua grande maioria de Santa Sara Kali, a qual segundo a
lenda Maria Madelena, Maria Jacobé (mãe do Tiago menor) e Maria Salomé
(mãe de São João), devido as perseguições contra os cristãos foram
jogadas ao mar, numa barca sem remos acompanhadas tão somente de uma das
escravas de José de Arimatéia, Sara, a kali (Kali em romani, quer dizer
negra).
Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar e
Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, clama por Cristo e promete que
se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a
cabeça descoberta em sinal de respeito.
Milagrosamente, a barca sem
rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou
com todos salvos em Petit-Rhône no sul da França, onde hoje se encontra a
igreja de Santas Marias Vindas do Mar, um lugar de peregrinação e de
culto a Santa Sara Kali, que foi quem converteu os ciganos para o
cristianismo, onde são depositados vários lenços em agradecimento as
muitas graças alcançadas pelos ciganos e pelos gadje a Santa Sara Kali.
Bem, aqui está apenas um pequeno pedaço resumido da história milenar
dos Rhoma, chamados também de gitanos, ciganos, zíngaros, gypsies, de
acordo com o país por onde passaram. E que por onde eles passem possam
nos ensinar a conviver melhor com a diversidade cultural de todos os
povos e cultivar as sementes da Paz.
Matéria Lincada de: http://www.joanopolis.com.br/historia/24-de-maio-dia-nacional-dos-ciganos.html
quinta-feira, 23 de maio de 2013
A Rodovia BR 308 no trecho Maranhense terá seu projeto, incluindo a Ponte sobre o Rio Pericumã, avaliado pela Codevasf .
Codevasf avaliará projeto da ponte sobre o rio Pericumã.
Acordo entre os
ministérios do Turismo e Integração Nacional permite o avanço na
elaboração da obra que facilitará a interligação da capital a 10
municípios da baixada maranhense.
Os ministérios do Turismo e Integração Nacional avançaram no projeto
de construção de uma ponte sobre o Rio Pericumã, que deve melhorar o
acesso da capital maranhense a pelo menos 10 municípios do interior do
Estado.
O ministro Gastão Vieira recebeu Guilherme Almeida Gonçalves,
diretor da área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da
Codevasf, que estará a frente da elaboração da obra e ligará municípios
de Bequimão e Cedral.
A participação da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do
São Francisco e do Paranaíba) foi acertada entre Gastão Vieira e o
ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.
O diretor de
desenvolvimento Guilherme Almeida reforçou nesta terça-feira o total
apoio da instituição ao projeto. A companhia, agora, deve fazer uma
avaliação técnica no local para dar continuidade à elaboração da obra.
“Esse é um importante projeto para o Maranhão. Além de melhorar o
deslocamento dos moradores e produção local, a obra facilita o acesso a
uma região que tem um enorme potencial turístico, como a Floresta dos
Guarás e Baixada Maranhense”, afirmou o ministro.
Segundo ele, serão
beneficiadas cidades como Guimarães, Mirinzal, Cururupu, Cedral, Porto
Rico, Serrano, Apicum-Açu e Bacuri.
O futuro da artilharia russa
Foto - Obus de 152 mm Koalitsiya SV |
Na Rússia foram efetuados testes do obus de 152 mm Koalitsiya SV em
que se utiliza um novo método de lançamento de projéteis. A Rússia
pretende desenvolver um sistema de artilharia absolutamente novo, que
permitirá eliminar o atraso qualitativo da artilharia russa, que se
delineou no limiar dos séculos.
As armas termoeletroquímicas utilizam em vez de pólvora comum
explosivos especiais de densidade elevada que se detonam com a ajuda de
carga elétrica.
Como se afirma, o projétil impulsionado no cano da arma é
influenciado não apenas pela energia de gases em expansão, mas também
por um impulso eletromagnético. Em resultado, é possível aumentar em 1,5
vezes o raio de alcance de uma peça de artilharia.
A Koalitsiya carateriza-se por um alto nível de automatização, o que
permite reduzir consideravelmente a tripulação (possivelmente, para duas
pessoas).
Ao mesmo tempo, a torre será separada completamente da seção
com a tripulação.
A instalação dos tripulantes numa cápsula blindada
separada permitirá elevar sua segurança. Como se espera, o sistema terá
uma alta capacidade de tiro rápido e capacidade de atingir alvos a até
70 quilômetros. Provavelmente, a variante de lagarta seja baseada no
chassis pesado russo do projeto Armata.
O projeto Koalitsiya SV é conhecido por várias caraterísticas,
inclusive pelo novo princípio de lançamento de projéteis. Uma das
variantes anteriores da Koalitsiya tinha dois canos de 152 mm.
O sistema
de dois canos de grande calibre deveria permitir à Koalitsiya atingir
uma velocidade de tiro inédita e realizar o regime de tiro simultâneo de
uma peça. Com este regime de tiro, projéteis lançados rapidamente um a
um de uma peça e movendo-se por diferentes trajetórias, aproximam-se
simultaneamente de um alvo para destruí-lo.
Segundo comunicados anteriores, foi decidido renunciar a dois canos,
embora a exigência de garantir a capacidade de tiro rápido fosse
mantida.
A Rússia pretende desenvolver um sistema de artilharia absolutamente
novo, que permitirá eliminar o atraso qualitativo da artilharia russa,
que se delineou após a desintegração da União Soviética. Os armamentos
atuais do exército russo estão aquém dos melhores sistemas ocidentais,
assim como as peças chinesas.
Os obuses contemporâneos chineses de 155 mm autopropulsados, tais
como os PLZ-05, foram desenvolvidos com a utilização de tecnologias
obtidas em resultado da cooperação com a companhia americana Space
Research nos anos 80. Naquela altura, a Space Research era pioneira na
construção de obuses pesados com canos prolongados e alta distância de
tiro.
A experiência de desenvolvimento de sistemas de artilharia foi
acompanhada de êxitos na elaboração de chassis médios sob lagartas de
nova geração, assim como de realizações bem-sucedidas na projeção de
sistemas de comando automatizados do fogo de artilharia. Finalmente,
para obuses automóveis chineses foi copiado o sistema automatizado russo
de carregamento de peças de artilharia, utilizado nos obuses russos
Msta-S.
O resultado é que os novos sistemas de artilharia chineses
ultrapassam os análogos russos pelo grau de automatização e a distância
de tiro. Pelas suas caraterísticas, os novos sistemas de artilharia
chineses podem ser comparados com as melhores peças ocidentais, o que
foi demostrado nos anos 2000, quando a China conseguiu vender grandes
lotes de seus obuses aos Emiratos Árabes Unidos e à Arábia Saudita.
Para
além disso, os sistemas chineses podem utilizar projéteis de artilharia
guiados russos Krasnopol, produzidos por licença. Deste modo, a Rússia
tem que realizar esforços significativos para recuperar suas posição no
mercado de armamentos de artilharia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Matéria Lincada de: http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=20311
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