quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Cultura. A Lei Nº 13.248, de 12 de janeiro de 2016. Institui o dia 18 de junho como Dia Nacional do Tambor de Crioula.

Foto - Rosa Santos.
Viva o Maranhão. Através do Projeto de Lei de autoria do ex-Deputado Federal Gastão vieira, que tramitava no Congresso desde 2007, se propunha que o dia 18 de junho fosse reconhecido nacionalmente como o Dia do Tambor-de-Crioula. 

O Parlamentar justificou que a homenagem deveria ser realizada nesta data, de 18 de junho do ano de 2007, porque foi o dia que a manifestação cultural maranhense conhecida como Tambor-de-Crioula foi oficialmente reconhecida pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Imaterial do Brasil.

Foto - Foto - Rosa Reis e Rosa Santos, dançando Tambor de Crioula..

Após mais de dois anos de pesquisa folclórica sob a responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. A manifestação, sem calendário fixo, está sempre presente em qualquer festa popular do Maranhão. 

Trata-se de uma espécie de ritmo livre, um free jazz, no dizer de alguns especialistas, concebido por afrodescendentes do Maranhão. Sua fama se espalhou a partir da Festa de S. Benedito, na cidade de Alcântara, nas noites de lua cheia de agosto. 

Reconhecido pelos folcloristas como uma manifestação cultural de origem nos quilombolas, o Tambor-de-Crioula ultrapassa sua natureza rítmica para significar também a música, a dança, a festa e os seus próprios participantes. É, portanto, um fenômeno cultural regional de natureza eclética que, pelas suas raízes e seus significados de hoje, quando se pretende revalorizar a cultura africana entre nós, adquire caráter nacional. 


Foto - Foto - Rosa Reis e demais coureiras, dançando Tambor de Crioula..


Nada mais justo, portanto, do que reconhecer nacionalmente a data de 18 de junho como o Dia do Tambor-de-Crioula, mais uma efeméride de importância cultural e educacional que pode levar os brasileiros, de modo particular os jovens desta Nação, a uma reflexão em torno dos nossos valores e tradições culturais. 


Foto - Rosa Reis dançando Tambor de Crioula.


Nesse sentido, não é exagero afirmar que a identidade de uma Nação se constrói sobretudo com a cultura. O Tambor-de-Crioula, agora Patrimônio Imaterial do Brasil, vai, certamente, com o seu Dia Nacional de celebração, contribuir para o enriquecimento do calendário cultural brasileiro. Assim, espero contar com o inestimável apoio dos meus nobres pares nesta Casa, no sentido de aprovar a proposta legislativa que ora submeto à Câmara dos Deputados. Sala das Sessões, em de de 2007. . . Deputado GASTÃO VIEIRA.

Abaixo o texto integral da referida propositura. 


LEI Nº 13.248, DE 12 DE JANEIRO DE 2016.
Institui o dia 18 de junho como Dia do Tambor de Crioula.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o  Fica instituído o Dia do Tambor de Crioula, a ser celebrado, anualmente, em todo território brasileiro, na data de 18 de junho.
Art. 2o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 12 de janeiro de 2016; 195o da Independência e 128o da República.
DILMA ROUSSEFF

Este texto não substitui o publicado no DOU de 13.1.2016

Link: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13248.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário