quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A construção da BR-308 entra na Agenda do governo do Maranhão.

Secretário Hildo Rocha e prefeitos debatem melhorias para o Litoral Ocidental Maranhense

A construção da BR-308, a duplicação da BR-135 e a celebração de parcerias com prefeituras foram os temas predominantes da reunião do secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, com prefeitos dos municípios componentes da Agência Intermunicipal de Consórcios da Região do Litoral Ocidental Maranhense - Consórcio Floresta dos Guarás (Conguarás). O encontro foi realizado nesta terça-feira (25), no Palácio Henrique de La Rocque.

A Agência Intermunicipal é composta pelos municípios de Apicum-Açu, Bacuri, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão. É o primeiro Consórcio Público a funcionar no território maranhense de acordo com o que estabelece a legislação brasileira.

A obra na BR-308 foi um dos temas discutidos no encontro. A rodovia que corta os estados do Pará e Maranhão, passando por Carutapera, Luís Domingues, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Turiaçu, Serrano do Maranhão, Cururupu, Mirinzal, Central do Maranhão e Bequimão, é considerada de vital importância para o desenvolvimento do Litoral Ocidental Maranhense. A obra faz parte dos pleitos do Governo do Estado apresentados ao Ministério dos Transportes.

Quanto à duplicação da BR-135, Hildo Rocha declarou que, no encontro da governadora Roseana Sarney com o Ministro dos Transportes Paulo Passos, ocorrido na segunda-feira (24), no Palácio dos Leões, muitas dúvidas foram esclarecidas e deu-se um passo importante, pois o prazo para o início das obras está definido para junho do próximo ano.

Além dos debates acerca desses dois temas os prefeitos apresentaram uma pauta de solicitações, que inclui construção de delegacias, aumento do efetivo policial, reforma e ampliação de escolas, pavimentação asfáltica, calçamento de ruas e construção de aterros sanitários, entre outros pleitos de parcerias.

Participaram do encontro o superintendente regional do Incra, José Inácio Sodré Rodrigues; os prefeitos de Guimarães, William Guimarães; de Apicum-Açu, Cecé Monteiro; Central do Maranhão, Iran Monteiro; Mirinzal, Ivaldo Almeida Ferreira “Brasil”; e Bacuri, Washington Oliveira. Também presentes o vice-prefeito de Mirinzal, Eduardo Amorim; o presidente da Câmara de Mirinzal, Florisvaldo “Jacaré”; os vereadores de Mirinzal, Carlos Cunha; e de Poção de Pedras, Gildásio Ângelo da Silva, representando a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).

Transformação

Os prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Floresta dos Guarás vislumbram as grandes transformações que deverão acontecer por conta da fixação de uma plataforma da Petrobras destinada a explorar petróleo no Litoral Ocidental Maranhense.

“Nosso município localiza-se num pólo turístico que tende a crescer rapidamente por conta das riquezas naturais e, principalmente, em consequência da exploração de petróleo. Isso requer grandes investimentos para conter os impactos ambientais culturais provocados pela chegada do progresso. Queremos que o desenvolvimento econômico aconteça simultaneamente com o progresso social”, enfatizou Cecé Monteiro, prefeito de Apicum-Açu.

“Nós acreditamos que não faltará empenho da governadora Roseana Sarney para nos atender, já que isso significa fortalecer o desenvolvimento da região”, complementou Monteiro.

Na avaliação do prefeito de Guimarães, Padre William Guimarães, presidente do Consórcio Floresta dos Guarás, o encontro foi proveitoso. “Foi uma reunião produtiva. As informações que o secretário Hildo Rocha nos repassou são consistentes, de modo que acreditamos que os pleitos aqui apresentados serão atendidos. Também foram valiosas as orientações de Zé Inácio acerca dos procedimentos necessários para a realização de convênios entre o Incra e o Conguarás”, enfatizou William Guimarães.
 
materia copiada de: http://bloghildorocha.blogspot.com/2011/10/secretario-hildo-rocha-e-prefeitos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário