sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Governo alemão oferece ao Exército Brasileiro 36 carros FlakPz Gepard de 35 mm da KMW

O Governo alemão oferece ao Exército Brasileiro 36 carros FlakPz Gepard de 35 mm (três regimentos), incluíndo pelas sobressalentes, suporte técnico, treinamento, transferência de tecnologia e nacionalização de itens, através da empresa alemã KMW do Brasil, instalada em Santa Maria, sul do país.

O Gepard está sendo desativado no Exército Alemão, que decidiu dissolver sua artilharia antiaérea de tubo em favor de mísseis terra-ar e severos cortes nos gastos de defesa. O governo alemão assegura suporte ao veículo via fabricante, a KMW, até o ano de 2024, e toda a frota disponível para venda (cerca de 100 carros) acabou de passar por modernização já paga.

Segundo o Cel. Edison Ferreira, representante da Gehr International, a oportunidade é única “Trata-se de um sistema de armas antiaéreas de tubo auto-propelido eficaz a baixa altura, e dotado de radares, uma capacidade que o Exército Brasileiro há muito persegue. O lote de 36 carros proposto inclui ferramental, bancadas, simuladores, lotes de munição em bom número, além de suporte técnico prestado por equipes especializadas no Gepard atuando em Santa Maria, cidade pólo deste tipo de equipamento (carros de combate) no país. Os Gepard estão em excelente estado, são atualizados e ainda oferecem a vantagem de utilizarem o mesmo chassi e motor dos Leopard 1A5 já utilizados pelo EB em bom número (239 exemplares), facilitando a logística de manutenção e economizando recursos em troca de uma capacidade de defesa antiaérea pontual de altíssima mobilidade e letalidade”.

No dia 20 de outubro, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea realizou a Operação "O SOL É CZA III", um exercício de defesa antiaérea com tiro real no Campo de Instrução de Formosa, na Região da Pedra de Fogo, estado de Goiás (70 km de Brasília).

A viatura antiaérea blindada Gepard, de produção alemã (KMW), realizou disparos em alvos terrestres e aéreos como carcaças de veículos e aeromodelos rádio controlado de grandes dimensões. Esse carro possui um alcance de utilização efetiva para seus canhões de 35 mm na casa de 5.000 metros, e realiza a defesa antiaérea a baixa altura usando radares de aquisição e direção de tiro com alcance de detecção de 20 km. Também possui condições de instalar dois suportes para lançamento de mísseis infravermelhos do tipo MANPADS.

Operação O SOL É CZA III’

Participaram desse exercício cerca de 300 militares dos cinco Grupos de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, um grupo de cinco militares alemães do Grupo Artilharia Escola de Munster, liderados pelo Tenente Coronel Schommer (Panzer Gepard), além de pessoal das empresas Krauss-Maffei Wegmann, Oerlikon, MBDA e Rosoboronexport.

Os canhões BOFORS L70 da Brigada efetuaram disparos sendo guiados pelo Sistema EDT FILA, equipamento diretor de tiro fabricado no Brasil e que realiza a busca, detecção, identificação e acompanhamento de alvos aéreos a baixa altura. O radar nacional SABER M-60, utilizado na defesa aérea de baixa altura, e recém adquirido pela força, também foi empregado no exercício. Na sequência, foram lançados mísseis IGLA-S, artefato antiaéreo projetado para ser transportado e operado por apenas um soldado. No entanto, a versão com pedestal e reparos para dois mísseis e assento do atirador também foi demonstrada em Formosa.

Após o exercício de tiro, os convidados puderam visitar uma Exposição de Materiais de Emprego Militar de Artilharia Antiaérea de empresas como MBDA (Mistral), Oerlikon (Skymaster) e Rosoboronexport (IGLA-S).

Participaram do exercício  o Comandante de Operações Terrestres, General-de-Exército Américo Salvador de Oliveira, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General-de-Exército Sinclair James Mayer, o Comandante Militar do Planalto, General-de-Divisão Araken de Albuquerque, o Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, General-de-Brigada Marcio Roland Heise, autoridades civis, militares e convidados.
by O Informante at 12:46 pm
http://codinomeinformante.blogspot.com/2011/10/exercito-alemao-demonstra-as.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário