quinta-feira, 24 de maio de 2012

Zeca Baleiro numa entrevista afirma que Odair José é um gênio da canção.

Cantor ironiza Caetano Veloso, ataca a crítica musical e vê modismo em Gaby Amarantos.
"Zeca  Baleiro proclama que Odair José é um gênio da canção"

Renato Dias - Especial para o Jornal Opção.
“Odair José é um gênio da canção”, disse ao Jornal Opção o cantor e compositor Zeca Baleiro. O selo do artista, nascido no Maranhão, acaba de lançar o CD “Praça Tiradentes” com novas canções do cantor e compositor goiano. “Ouvi as suas novas canções e botei pilha para ele gravá-las.” Baleiro lembra que à época da ditadura civil-militar (1964-1985), ele falava em suas músicas de temas-tabus. “Para mim, ele [Odair José] é rock’n roll”, afirma.

Baleiro participou, na segunda-feira, 14, na Fnac/Goiânia, de sessão de autógrafos do seu último CD, “O Disco do Ano”, lançado pela gravadora Som Livre. O disco faz uma crítica mordaz à crítica musical e à indústria cultural. “Nem eu levo eles a sério nem eles me levam”, provoca. Segundo ele, a crítica no Brasil é “meio leviana” e “pouco fundamentada”. “Falta informação. Existe crítico que não possui referência para julgar.”

“Mamãe, Eu fiz o disco do ano, até mesmo Caetano, parece que aprovou.” É um trecho da letra de “Mamãe no Face”. Bem-humorado, Baleiro brinca e garante que Caetano é mesmo uma “comadre linguaruda”. Trata-se de uma alfinetada no baiano que quer emitir certificados de qualidade à produção alheia. “Foi uma brincadeira, uma referência interiorana. Ele [Caetano] não se importará com isso. Só tenho carinho por ele”, desconversa.
Praça Tiradentes
A Saravá [gravadora de Zeca Baleiro] lançou o CD “Praça Tiradentes” do cantor goiano Odair José. Sob minha produção. É um gênio da canção. Ouvi as suas canções novas e botei pilha para ele gravá-las. Nos tornamos amigos. É um baita compositor. À época da ditadura, ele falava de temas-tabus.
O Disco do Ano
É uma provocação. Nem eu levo a crítica a sério nem ela me leva. A crítica, no Brasil, é meio leviana, pouco fundamentada. Muita gente não tem referência cultural para julgar. Falta muita informação. Às vezes soa leviano e irresponsável.
Caetano Veloso
Jornais e revistas precisam vender. Foi uma brincadeira [chamar Caetano Veloso de comadre linguaruda]. Trata-se de uma brincadeira, uma referência interiorana. Ele [Caetano] não se importará com isso. Só tenho carinho por ele. Mas ele fala demais. Como Lula, que fala mais do que a boca. O que não gosto é que Caetano teria virado um juiz da música brasileira. Mas ninguém tem esse direito de dizer que fulano é bom, sicrano é ruim. Mas talvez seja por isso que a gente goste tanto dele.
Futuro da música e internet
É um veículo fácil, rápido, acessível. O meu CD já foi disponibilizado para download.
CD está com dias contados?
Não gosto dessas profecias catastrofistas. Mas o disco, hoje, virou um presente. Eu tenho um apelo material pelo CD. Mas não sei se as novas gerações terão esse mesmo apego. 
Literatura de autoajuda
Como literatura, acho de má qualidade.
Paulo Coelho
Um embuste. Escreve mal.
Gaby Amarantos
A Beyoncé do Pará? Tem o seu valor. Mas a aposta que estão fazendo nela é imensa e não sei se irá cumprir. Torço por ela. Mas pode ser modismo também.
Marina de la Riva
É bastante interessante. Uma figura especial. Gosto dela.
Sérgio Sampaio
Ele foi prejudicado pelo rótulo de “maldito”. Era genial. Quero fazer ainda um disco cantando a obra dele. Lancei dois discos de Sérgio Sampaio: o 3º disco remasterizado e um póstumo. Ele está sendo redescoberto.
Biotônico
Web-rádio, no UOL, e está, hoje, parado por falto de recursos financeiros. A gente tocava coisa do arco-da-velha e coisas novíssimas. Foram 38 programas. É um projeto que quero retomar.
Influência de Bob Dylan
É um cara fundamental na minha vida. É uma daquelas coisas que você ouve e é retirado do lugar. Fundamental. Tem uma coisa especial. O que ele fez é história. Ele levou a canção a um patamar muito alto.
Renato Dias é jornalista.

FONTE: http://www.jornalopcao.com.br/posts/opcao-cultural/odair-jose-e-um-genio 


VEJA ABAIXO O VIDEO DA NOVA MUSICA DO ZECA BALEIRO.
  
Zeca Baleiro - Mamãe no Face (Revista Bravo!)



Nenhum comentário:

Postar um comentário